Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Começa a Festa da Padroeira

Edição nº 1415 - 23 Maio 2014

Desde a quinta-feira, 22, a Matriz do Santíssimo Sacramento apresentado pelo Patrocínio de Maria está em festa, com a novena  em louvor à padroeira da cidade,  Nossa Senhora do Patrocínio do Santíssimo Sacramento, que segue até o dia 30. Todas as noites, coroação da imagem da padroeira pelas escolas da cidade, às 19h00, logo a seguir, missa presidida por bispos convidados: Dom Paulo Mendes Peixoto (Uberaba), dia 22; Dom David Dias Pimentel (São João da Boa Vista/SP), 23;  Dom Antônio Alberto Guimarães Rezende (Caetité/BA), 24; Dom Paulo Roberto Beloto (Franca/S.P), 25; Dom José Ubiratan Lopes (Angra dos Resis/RJ), 26; Dom José Luiz Majella Delgado (Jataí/GO), 27;  Dom Antônio Fernando Brochini (Jaboticabal/SP), 28; Dom João Gilberto de Moura (Jardim/MS), 29 e Dom Francisco Carlos da Silva (Ituiutaba/MG), 30 e, no dia da festa, 31 de maio, as celebrações serão presididas pelo Cardeal do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta. 

No Dia da Padroeira, feriado municipal, as festividades começam às 10h com a procissão de carros, bênção dos veículos e motoristas; às 12h, Hora Mariana na Matriz do Santíssimo Sacrameno, com hasteamento das bandeiras no Monumento a Cgo. Hermógenes e, às 18h, procissão, a seguir, missa em ação de graças, presidida pelo Cardeal  Dom Orani  e coroação de Nossa Senhora. 

Para a festa, a paróquia  conta com a participação de diversos grupos noveneiros, além dos casais de festeiros: André Luiz dos Santos e Jane Cleide Santana Santos, Atílio Cesar Servato e Alice Jerônimo de Melo, Cleomar Alves Borges e Ângela Maria Ferreira Borges, José Pereira Alves e Maria Abadia Lacerda Pereira, Júnio José Pereira e Raquel de Oliveira, Roberto de Lourdes e Ângela Maria de Almeida e Lourdes.    

Ao falar sobre a festa, o pároco, Pe. Sérgio Márcio afirma que a cidade terá este ano uma festa diferente. “No primeiro ano como pároco, mais observei do que tomei frente, nesta festa, já pude idealizar com os grupos e vamos, realmente, fazer uma festa diferente. A começar com o convite aos bispos celebrantes, que acederam ao nosso convite; a antecipação das coroações, para as 19h, logo a seguir a missa e, encerramos com a novena”. 

Segundo Pe. Sérgio, na história da cidade nunca tivemos uma festa com celebrações presididas por bispos e um cardeal. “Para nós será uma bênção, com cada um deles trazendo a sua palavra, ajudando-nos a refletir os temas propostos sobre a vida de Maria. Este é um momento especial da graça de Deus, uma oportunidade de a comunidade conhecer outros bispos, outros pastores e de eles conhecerem uma parcela de outro rebanho. Se Deus quiser, tudo há de correr conforme a vontade Deus e a nossa Padroeira, Sacramento merece essa graça”.