Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Valorizando a arte, CMS realiza sessão solene no palco do V Festival de Inverno, em Jaguara

Edição nº 1366 - 14 Junho 2013

Demonstrando o reconhecimento do poder público ao Festival de Inverno do Parque Náutico de Jaguara, a Câmara Municipal de Sacramento realiza sessão solene no palco do Festival, na sua quinta edição e entrega a Ivan Sebastião Barbosa Afonso placa alusiva à data, na noite do último dia 15.

Ao justificar aquela sessão solene fora do Paço Municipal, o presidente da Câmara, José Maria Sobrinho, afirmou que “é notória a importância cultural do Festival de Inverno. Ano a ano, ele vem se tornando, de forma meritória, de reconhecimento nacional, seja por sua expressividade na divulgação de calendário didático, seja, por elevar a história musical, artística e literária de sacramentanos, região e brasileiros em geral. 

Elogiando o tema central do Festival, os '100 anos do nascimento de Vinícius de Moraes' e referindo-se às mostras permanentes do Festival em homenagem ao ex-prefeito, Dr. João Cordeiro, o empresário Sebastião Olinto Scalon e os 45 anos do jornal O Estado do Triângulo”, o presidente afirmou que Ivan Barbosa está fazendo história.

“- Essa sessão solene está realçando a história que o senhor está fazendo e como autor do requerimento, sinto-me honrado por estar aqui realçando essa história feita pelo seu empreendedorismo, essa sua capacidade de visão de futuro”, afirmou, passando-lhe  um cartão de prata com os dizeres: 

“Pergunte sempre a cada idéia: a quem serves? (Berthold Brecht)”. E, em seguida,  uma placa,  também,  com os nomes de todos os edis, alusiva à realização daquela sessão solene no Parque, que traz grafados versos do Hino de Sacramento: 

"...À sombra de altas montanhas, de planícies e da Mantiqueira; 

O ouro do sol ilumina a paisagem da terra mineira"

(Lei Municipal nº 281971)

 Aos 15 dias do mês de junho de 2013, a Camara Municipal de Sacramento realizou, no Parque Náutico de Jaguara, Sessão Solene Especial comemorativa aos cinco anos de Festival de Inverno, ficando este registro para a história como homenagem do Legislativo sacramentano ao empreendedorismo turístico”, seguindo-se as assinaturas do presidente José Maria Sobrinho e demais vereadores.

O vereador Cleber Rosa da Cunha também deixou a sua mensagem pessoal de reconhecimento e o vereador Luiz Alberto da Silva, entregou-lhe uma moção, aprovada pela casa: “A Câmara Municipal de Sacramento aprovou por unanimidade a Moção de Congratulação nº24/2013 concedida a Ivan S. Barbosa Afonso pelos cinco anos do Festival de Inverno do Parque Náutico de Jaguara”. 

“Um sonhador com os pés no chão...’’ 

Abrindo a solenidade Legislativa no PNJ, um excelente documentário, elaborado pelo fotógrafo e produtor cultural Ernani Baraldi, também, um dos grandes mestres do Festival, ao lado das irmãs, Renata, Paula e Simone, na estruturação do projeto, mostrou em vídeo, com narração de Ivan Barbosa, a riqueza cultural, artística e histórica do Parque, no Festival de Inverno.

Ao reviver os espetáculos apresentados no Festival,  Ivan reafirmou os seus objetivos precípuos: “O crescimento das pessoas, torná-las melhores através da arte e da história; a integração da região para dar a conhecer suas diferentes culturas que no final de cada edição deixam um mix de  idéias e projetos viáveis e, sobretudo,  a oportunidade de despertar novos talentos”.

Seguiram-se os discursos, com a palavra do prefeito Bruno Scalon Cordeiro, destacando que, “Ivan foi um sonhador com os pés no chão”... Enumerando o  que representa o Festival para o município de Sacramento, o prefeito destacou a oportunidade de “mostrar às demais cidades este belíssimo local e o que temos  de belo, de valor  histórico e cultural, através do Festival de Inverno, rico em conhecimentos, rico em emoções, rico na cultura, rico no mostrar as nossas riquezas. Isso é de uma felicidade imensa”, destacou.

Renovando seu apoio, frisou: “Com toda certeza, o Festival está consagrado no calendário do município. Somos parceiros de suas ideias e Sacramento e região só têm a ganhar com isto”.

 

Ivan Barbosa agradece homenagens 

 

Com a emoção que lhe é peculiar, Ivan Barbosa ocupou a tribuna para agradecer aqueles que são os responsáveis por fazer acontecer o Festival e, sobretudo, as homenagens

“- Não é fácil para um homem, um empresário trazer para suas terras o Hino Nacional. Não é só a solenidade nem só a honrosa presença de todos vocês, é fundamentalmente a oportunidade de aqui ouvirmos o Hino Nacional, que ao longo de minha vida tanto pude ouvir em inúmeras situações’’, afirmou.

Ao agradecer a homenagem, afirmou: ‘‘Agradeço de coração à Câmara Municipal de Sacramento, porque ao conferir essa honraria ao Parque Náutico de Jaguara nos injeta de ânimo, de esperanças e de sonhos”, agradeceu. 

Para Ivan, não há nada mais importante para os sonhos do que revelar-se que andam no caminho certo.

 - “Aqueles sonhadores da tragédia não chegam a lugar nenhum, mas Camões descreveu Vasco da Gama que sonhava encontrar as Índias, numa época em que era um verdadeiro desastre enfrentar o Atlântico. Portanto, quando vemos o povo de Sacramento por seus representantes, reconhecerem que estamos caminhando no rumo certo, isso nos enche de ânimo, a mim, a minhas filhas, minha esposa, enfim a minha família. Isso nos faz com que fiquemos mais fortes”, enfatizou. 

Dirigindo-se ao prefeito Bruno, agradeceu, reafirmando a parceria com o poder público. “Vamos caminhar ombreados. As ações culturais e de desenvolvimento econômico do Parque, serão certamente ombreadas também pela administração atual e isso nos traz uma profunda injeção; e nos faz cada dia mais acreditar que estamos realmente sonhando com os pés no chão”, frisou. 

Exemplificando esse otimismo, Ivan lembrou que há três anos falou da importância do trabalho da região para trazer seleções que vão participar da Copa do Mundo em 2014 para a região. “Um sonho que começamos há três anos, e que pouquíssimas pessoas acreditavam ser possível. Eu sabia que isso era um sonho e que apenas eu tinha pés no chão. Hoje, vemos esse sonho realizado, a França fez opção por permanecer  em Ribeirão Preto”, revelou, convocando todos a trabalhar para Uberlândia sediar outra.

Finalmente, reconhecendo que foi encorajado por outras pessoas para realizar esse sonho de “profunda audácia”, Ivan, reafirmou sua satisfação e alegria com o esse reconhecimento da Câmara Municipal. Lembrando as inúmeras oportunidades dadas no tablado do Parque, finalizou: 

“- Nós procuramos difundir a cultura e vamos continuar fazendo o mesmo nesse tablado pedagógico. E com esse reconhecimento, estamos mais fortes, não como aquele premiado que diz, 'eu fui premiado' e passa. Para nós, isso é um gesto de injeção de forças, de ânimo, de sonhos de pessoas que caminham conosco, para que possamos voltar um dia a merecer, mais um vez, o  Hino Nacional”.