Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

PNJ prepara V Festival de Inverno

Edição nº 1357 - 12 Abril 2013

O Parque Náutico de Jaguara, dando continuidade às suas atividades voltadas ao turismo cultural, trabalha a todo vapor nos preparativos do V Festival de Inverno, Durante sete finais de semana, Jaguara será transformada num grande palco cultural, com apresentações teatrais, músicas, danças, folclore, poesia, exposições, artesanato, mesa redonda, debates... provocados por artistas, estudantes, profissionais, intelectuais de várias cidades da região.

 “O Festival, através da difusão cultural, objetiva alcançar  o crescimento das pessoas e a sua melhora enquanto ser, propiciando que atrações culturais sejam conhecidas por outros, que cidades se interrelacionem, enfim, que pessoas e artistas convivam no conhecer, no saber e, sobretudo, no ser”, justifica o Prof. Ivan Sebastião Barbosa Afonso, curador do Festival, que acontecerá no período de 11 de maio a 22 de junho. 


Nove cidades confirmam presença no festival

 

Mais um ano conquistado. Com a mesma força do primeiro Festival, quando um grupo de amigos liderados pelo Prof. Ivan Sebastião Barbosa Afonso, lançou o desafio de um encontro anual de cultura, reunindo o que já de melhor nas cidades vizinhas ao vale do rio Grande, a 5ª edição do Festival de Inverno vem robusta como nunca. 

Na vasta programação que inicia no dia 11 de maio e se estende por sete semanas seguidas, o Parque Náutico de Jaguara, vai se transformar numa vitrine cultural, com apresentações de muita música; teatro; danças do ventre, balé e  regionais; bandas e fanfarras; circuito de xadrez, enfim,  expressões de arte de várias cidades, mineiras e paulistas.

Entre as cidades confirmadas, teremos Sacramento, Araxá, Uberaba, Conquista, Perdizes,  Franca, Rifaina, Igarapava, Guará, Pedregulho, dentre outras,  que levarão  as suas atrações culturais.  E mais,  mesas de debates, que são espaços de discussão e com temas de interesse de toda a região, destacando-se a Mesa de História Regional, dentro do Movimento da Nova História; a Mesa homenageando os 45 anos do Jornal O Estado do Triângulo; Mesa comemorativa dos 100 anos do Bonde Elétrico; Mesa para realçar as oportunidades da Copa 2014 e homenagear Djalma Santos; Mesa sobre Financiamento Cultural Coletivo e os 80 anos da EE Coronel José Afonso de Almeida. Também,  o Garimpo de Talento, que consiste num espaço para que artistas em desenvolvimento possam se apresentar. 

De acordo com o Prof. Ivan Barbosa, para que haja o fortalecimento de atividades associadas ao Turismo, haverá amplo espaço para a exposição e a comercialização do artesanato regional, bem como a mostra permanente de fotos do I Concurso de Fotografias do Parque Náutico de Jaguara, realizado em 2012, a exposição de pintura de Carlos Baraldi de Rifania, exposição de fotos em homenagem a João Cordeiro, a Sebastião Scalon e aos 45 anos do Jornal Estado do Triângulo e o varal de poesias, que este ano, homenageará Vinícius de Moraes, pelo 100 anos de seu nascimento.

 Paralelo ao  V Festival de Inverno, acontecerão  a II Mostra de Curta Metragem e o II Festival de Fotografias, ambos concurso de caráter nacional;  a Jornada Fotográfica pelo Parque Náutico de Jaguara e, em conjunto com o Circuito dos Lagos, o II Festival Regional de Viola e de Cultura Sertaneja.