Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Parque Náutico abre temporada de eventos

Edição nº 1362 - 17 Maio 2013

As margens da represa de Jaguara, formada pelas águas cristalinas do rio Grande, o Parque Náutico de Jaguara ganhou mais uma vez ares de um grande palco a céu aberto, ao promover mais uma edição do Festival de Inverno. 

Três exposições permanentes homenageiam figuras ilustres da cidade, o médico e ex-prefeito João Cordeiro; e o empresário Sebastião Olynto Scalon; e, também o jornal O Estado do Triângulo, que entra no seu 45º ano de circulação, além de fotos do I Concurso de Fotografia do Parque Náutico e obras do pintor Carlos Baraldi, de Rifaina.

A abertura oficial aconteceu no último sábado, 11, com a presença do curador Ivan Sebastião Barbosa Afonso, além de um bom público. Dentre as autoridades que prestigiaram o evento, os prefeitos, de Sacramento,  Bruno Scalon Cordeiro, e de Rifaina,  Abrão Bispo, acompanhados pelos secretários de Cultura e Turismo, Eliana Pereira e Cláudio Masson, e o de Conquista, Ely de Souza, representando a prefeita Vera Guardieiro; o presidente da Câmara de Sacramento, José Maria Sobrinho,  Pe. Fábio Marinho, de Uberlândia; a presidente da Fundação Lar de Eurípedes, Alzira Bessa França Amui e o coordenador do Sind-UTE, Prof. Carlos Alberto Cerchi.

No palco, a tarde de abertura contou com a apresentação de dois espetáculos, a Banda Lira do Borá, sob a regência do maestro Paulo Constâncio da Silva, que encantou com belas músicas do cancioneiro popular; e os alunos do  Núcleo Musical Cláudia Cruvinel, em parceria com o Prof. Walmor Júlio Silva, homenageando o mestre da poesia e da bossa-nova, Vinícius de Moraes, conhecido como “Poetinha”, que deixou uma das mais consagradas antologias de poemas da literatura brasileira e composições da MPB.

A quinta edição do festival prossegue até o dia 22 de junho, com inúmeras atividades a cada final de semana. No próximo, 18, a partir das 13h00, Exposição e Comercialização de Artesanato de Sacramento e apresentação da Escola de Música Maestro Elias Porfírio de Azevedo, de Araxá; apresentação da cidade de Pedregulho, com fanfarra, balé, violeiro e capoeira. Garimpo de Talentos e Coral do Colégio Rosseau. E, à noite, Sarau no Parque.

No domingo, 19, a partir das 13h00, apresentação da cidade de Conquista, com sertanejo universitário, declamação de poesia, com Libório Leal, monólogo às mães e dança do ventre.

 

“Gesto de contemporaneidade...

Para Ivan Sebastião Barbosa Afonso, o Festival de Inverno, “como gesto de audácia inicial, passa a ser um gesto de contemporaneidade”. Ao som canção de Vinícius, 'Pela luz dos olhos teus', emocionado, o empresário abriu o V Festival. “com Vinícius inicia-se o V  Festival de Inverno do Parque  Náutico de Jaguara. Este festival  é um ato de audácia, mas  por isto estamos aqui, fazendo no antigo sertão da Farinha Podre, um festival desta natureza pelas nossas pernas, naturalmente com o incentivo brutal de alguns a quem reconhecemos e agredecemos”, disse.
 Recordando os primeiros planos para a realização do Festival, prosseguiu: “Mesmo com o apoio insofismável de alguns, não existiria festival, se eu não tivesse encontrado pessoas da minha geração, da geração de 1968, que pelos olhos pensavam que não passava de sonho, mas pelas palavras eles me incentivaram e fomos em frente, por isso estamos hoje iniciando este V Festival, diria, já consolidado”.  
Para Ivan Barbosa, o festival é uma ocasião para diversos talentos de toda a região se reunirem. “O festival está consolidado pelo interesse da região em participar, com isso percebermos que ele está fortalecido  e vai permanecer. Ele, portanto, como gesto de audácia inicial, passa a ser cada vez mais a ser um gesto de contemporaneidade, de efetiva ação para a difusão do turismo cultural na região”, destacou.
Continuou, afirmando que o Festival de Inverno tem um grande compromisso com a educação. “Este festival existe para cumprirmos uma missão que ultrapassa um sonho, não existe apenas para cantar Vinícius, que hoje homenageamos. Fazemos festival para engrandecer e remarcar o nosso compromisso com a educação e com o crescimento, com o fazer com que as pessoas se tornem melhores. Queremos dar oportunidades para as pessoas crescerem, para cada dia mais podermos construir o amor, a fraternidade, vendendo sorrisos gratuitamente”, frisou.
O prefeito Bruno Scalon Cordeiro, cumprimentando  Ivan, destacou que iniciativas como o Festival de Inverno fortalecem o potencial turístico de Sacramento. “Esse evento se consagrou pela força do trabalho, empreendedorismo, visão, dinamismo e competência, respaldado por pessoas que fazem da cultura a moldura de Sacramento”, disse. 
O prefeito prosseguiu agradecendo a Ivan pela realização do evento. “Estamos felizes e somos gratos por você fazer realizar um evento dessa magnitude. Iniciativas como esta fortalecem o potencial turístico de Sacramento. Esse evento se consagrou pela força do trabalho, empreendedorismo, visão, dinamismo e competência, respaldado por pessoas que fazem da cultura a moldura de Sacramento”, disse.
Também o prefeito Abrão Bispo, declarou apoio e a possibilidade de parcerias maiores para implementar mais e mais a difusão da cultura da região,  destacando o empenho de Ivan para mostrar as potencialidades da região.