Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

CarnaSacra 2012

Edição n° 1298 - 24 Fevereiro 2012

UNIDOS DO AREÃO


Euforia toma conta da Unidos...

 

Antes mesmo de terminar a apuração realizada no Arquivo Público, com a presença de representantes de todas as escolas, a euforia tomou conta dos foliões e simpatizantes da ES Unidos do Areão. Bastou ouvirem a nota dada à Bateria da XIII de Maio para o grito de “é campeão” explodir no peito, depois de quatro anos de espera. 

Com o tema, 'O Circo – o espetáculo vai começar', a Unidos do Areão, lembrando o palhaço Piolin, levou para a passarela os vários tipos de circo: circo de rua, circo tradicional, circo chinês, circo russo e circo aquático, além do decantado Cirque du Soleil. A partir da comissão de frente coreografada por Carolina Podboy e coordenada pela bailarina Wênia Nara Pacheco até o final, os circos ganharam destaque.   Para o presidente Júlio César de Oliveira, Avião, o título representou a coroação de muito trabalho e união na escola. “Estamos muito felizes e agradecidos pela garra de todos da escola. Nos últimos dias foram 24 horas de organização, preparativos, todos incansáveis, se preocupando com os mínimos detalhes. Nossa emoção é muito grande, porque trabalhamos para isso”, afirma, destacando a união que caracteriza todos os moradores do bairro Perpétuo Socorro e adjacências. “Somos todos muito unidos, como diz o nome de nossa escola. Alguns até se desgarraram, mas vamos reconquistá-los e trazê-los de volta à escola”, garante, prometendo muito trabalho para 2013. “Se Deus quiser estaremos na passarela com muito brilho e alegria, que é o nosso objetivo: levar alegria para a avenida e para nosso povo”. 

 

XIII DE MAIO


“Fizemos mais uma festa para Sacramento, foi um bonito carnaval”

 

A tradicionalíssima verde e branco, XIII de Maio, após uma liderança invicta de quatro anos, apresentou na passarela o tema, 'De leste a oeste, norte a sul... uma viagem a um planeta azul', com uma amostragem dos pontos turísticos e pitorescos dos cinco continentes. A viagem começou com a comissão de frente lembrando Iemanjá e o planeta Água e as matas e seguiu num passeio pelo mundo.  Tema que rendeu também pontuação máxima. 

Para o presidente Anderson de Oliveira, Som,  Sacramento mostrou mais uma vez um grande espetáculo. “Fizemos mais uma festa para Sacramento, foi um bonito carnaval. Perdemos num quesito que jamais esperava perder, mas é uma disputa. Parabenizamos a Unidos do Areão pela vitória, comemoramos juntos na terça-feira.  E, logo depois, vamos começar a trabalhar para o carnaval 2013. É uma disputa saudável, mas temos que correr atrás do prejuízo”, promete, destacando que “o carnaval na cidade vem crescendo muito, a cada ano cada escola corre para alcançar os demais e isso enriquece muito o carnaval. Confesso que fiquei surpreso com o que vi este ano  e por isso tenho que parabenizar os presidentes de todas as escolas”. 

 

BEIJA-FLOR SACRAMENTANO


“A pontuação máxima que minha irmã e eu recebemos me deixa muito feliz”

 

A Beija-Flor Sacramentana, terceira colocada no carnaval levou para a passarela o tema, 'Luzes, Câmera, Ação: Tela de cinema', com enfoque nos grandes clássicos do cinema em  histórias de amor de um  bandido e mocinha, batalhas de índios e cowboys, contos de fadas, comédia, terror, distribuídos em dez alas. 

O jovem Nayan Idualte que junto com Maria Alice Dias representaram na apuração o presidente  Cesar Donizete Oliveira e a carnavalesca Meire Idualte. Nayan,  por um lado se declarou  felicíssimo com a sua pontuação e a da Irma Nayane, com a nota máxima (30 pontos) como  destaques. Por outro, lamentou a colocação em terceiro lugar. “Para a escola acho que a pontuação foi baixa, mas  reconheço que tivemos erros e que deverão ser corrigidos para o próximo ano. Agora, a pontuação máxima que minha irmã e eu recebemos me deixa muito feliz. É um misto de alegria e tristeza, mas não vamos desistir”, diz, e Maria Alice completa: “Esperávamos notas melhores, mas agora é trabalhar para o ano que vem...”


ACADÊMICOS DO BORÁ


“Não estamos satisfeitos com este resultado...”

 

A Acadêmicos do Borá no sexto desfile oficial,  surpreendeu com o crescimento e aprimoramento da escola, mas não foi desta vez. Com o tema, 'Das mãos do criador à mão do homem', a escola levou para a passarela o dualismo entre o bem e o mal, mostrando a depredação daquilo que recebeu pronto.  

A escola levou 259 pontos, nota que desagradou o presidente Nivaldo da Silva. “Sabemos que nossa escola não está apta a disputar primeiro e segundo lugar, mas não estamos satisfeitos com este resultado, esperávamos um pouco mais. Não digo que os jurados são incompetentes, mas eles acostumaram a dar notas para as escolas. Eles começam com notas baixas e vão aumentando gradativamente até chegar à última”, critica, declarando-se a  favor de que os jurados venham de fora, sem indicação das escolas. “Este negócio de cada escola indicar os jurados, não existe. Como é que um simpatizante pode julgar a própria escola, tem que ser pessoas neutras. Temos consciência de que não temos condições de disputar, mas discordamos das notas, que foram muito baixas”, declara. 

Nivaldo porém garante que em 2013 a escola estará firme na passarela. “Não vamos abandonar o barco nunca, estaremos aqui firmes, nem que seja pra ganhar 259 pontos de novo”.