Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Parque Náutico se candidata a se tornar uma casa de seleção

Edição n° 1243 - 04 Fevereiro 2011

O Parque Náutico de Jaguara pode sediar uma das seleções da Copa de 2014. O primeiro passo foi dado, com uma resposta positiva da Confederação Brasileira de Desportes – CBF. O empresário Ivan Sebastião Barbosa Afonso, proprietário da antiga Vila de Jaguara, que vem sendo totalmente recuperada e transformada no Parque Naútico, recebeu na última semana a confirmação da Gerência da Copa do Goveno do Estado - que envaminhou os formulários e plantas para a Fifa - de que aquele paradisíaco local está na disputa, entre outros 90 concorrentes do país, para sediar uma das 32 seleções que vão participar da próxima copa no Brasil.

O complexo turístico, às margens do lago de Jaguara, possui, além dos serviços de  hotel com 19 apartamentos duplos, casa de visita, hospedagem de alto padrão, há também mais 60 chalés para hóspedes, restaurante com capacidade para 80 pessoas e toda infraestrutura necessária e suficiente para abrigar seleções. Sem falar das belezas naturais, acessibilidade e, some-se a isso um aeroporto para jatos que coloca a seleção que hospedar no Parque a 500 Km de distância das principais cidades sedes. 

“Temos, primeiro, segurança, de que eles precisam e, consequentemente, a privacidade, por se tratar de condomínio fechado. Ali eles poderão desfrutar da tranquilidade, longe do barulho e do estresse. Temos aeroporto a apenas três quilômetros distante do hotel, centro de treinamento, áreas de lazer,  centro médico, local para escritórios da comissão técnica, sala de imprensa, local para reuniões e palestras e muito mais e,  tudo isso poderá ser adequado às exigências técnicas do Comitê, como salas de musculação, fisioterapia e outras”, justifica o empresário Ivan Barbosa. 

A acessibilidade é outro aspecto que pode favorecer e colocar o Parque Náutico à frente. “O Parque está bem localizado, na divisa de dois estados referência nacional: Minas Gerais e São Paulo. Estamos próximos de várias cidades que serão sedes de jogos. Por via área estamos a 55 min dos principais aeroportos. Estamos ligados  por auto-estradas de quatro pistas, como a Anhanguera, que nos liga a São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro. Para Belo Horizonte temos rodovia federal  em fase de duplicação”, destaca Ivan. 

Além das opções de passeios dentro do Parque, Ivan lista também outras opções fora, como o Parque Nacional da Serra da Canastra, Gruta dos Palhares, Estação da Mogiana, Thermas de Araxá, Museu do Dinossauro. “No entorno do Parque, há todo um potencial que pode ser oferecido aos jogadores, à comissão técnica e à imprensa,  que podemos fazer um tour e desfrutar das belezas entre um jogo e outro”, afirma Ivan otimista, com o projeto enviado à FIFA.

Otimista com a participação, Ivan aguarda a presença de membros do comitê organizador para visitar o local. “Tudo o que temos aqui está sendo mostrado e oferecido à Comissão Organizadora que vai avaliar. Para a Copa de 2014, o Parque Náutico de Jaguara se candidata a se tornar uma casa de seleção.  Estamos otimistas”, garante.