Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Crônica - Uma justa homenagem

Edição n° 1242 - 28 Janeiro 2011

 

O cabo João Batista Ribeiro nasceu em Pedregulho (SP), em 24/01/1945. Ingressou na PMMG em 31/12/1969, na cidade de Araxá e, no ano seguinte, foi transferido para Sacramento. Em 21/07/1973, casou-se com Idalides de Souza Ribeiro com quem teve dois filhos, Fábio e Fabiana. 

João Batista se destacou por cativar a todos com sua alegria e disposição para o trabalho. Na família, foi filho, irmão, esposo e pai amoroso. Uma figura humana notável, de caráter afável, tinha convivência harmoniosa com todos que puderam com ele conviver e usufruir de sua amizade. Mas quis o destino que ele fosse morto por uma facada certeira desferida por um preso, ao abrir a porta do camburão, na porta da cadeia pública, na época, localizada próximo à rodoviária (hoje, Arquivo Público), em 23 de junho de 1979, aos 34 anos. 

A escolha do nome do cabo João Batista Ribeiro, para denominar a sede da 184ª Cia PMMG, tão importante obra, e que representa uma justa homenagem a uma pessoa tão especial, é de autoria dos vereadores José Maria Sobrinho e  Marcelino Marra Batista, através do projeto de Lei nº 1.157, sancionado em 15/04/2010. 

O filho Fábio Ribeiro agradeceu a homenagem. “É com muito prazer e honra que minha família e eu  voltamos a nossa cidade depois de quase 32 anos da morte de meu pai para agradecer a homenagem ao nosso pai, idealizada e concretizada pela Câmara Municipal. Agradecer ao prefeito Wesley e à  Polícia Militar de Minas Gerais. Através da inauguração dessa sede vemos perpetuado o nome de nosso pai que faleceu na honra do dever cumprido, tendo sempre pautado a sua conduta nos princípio éticos e morais dessa valiosa corporação. Desejamos ainda, que todos os que por aqui passarem tenham o mesmo vigor na defesa da sociedade e dos valores da Polícia Militar. Finalmente, agradecemos a Sacramento por essa manifestação de carinho e reconhecimento da trajetória de meu saudoso pai. Muito obrigado!”