Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Cada escola de samba recebe R$ 27 mil da PMS

Edição n° 1243 - 04 Fevereiro 2011

As escolas de samba de Sacramento, Beija Flor Sacramentana, Operários, Treze de Maio, Unidos do Areão e Acadêmicos do Borá receberão cada uma, da Prefeitura, R$ 27 mil, para ajudar nas despesas do carnaval 2011. O anúncio da verba  foi feito na semana passada, após os  representantes  das escolas se reunirem  com os secretários de Governo, José de Anchieta, e de  Gestão, Cléber Silveira e os membros da comissão organizadora do Carnaval de Sacramento. 

Enquanto isso, os diretores das escolas já estão no corre-corre para deixar as escolas prontas para o desfile. Afinal, falta menos de um mês para o início do reinado de Momo, que começa oficialmente no dia  5 de março.  E os tamborins já estão sendo afinados pelos batuqueiros que garantem a ginga dos foliões.  

Segundo o prefeito Wesley, “o repasse que o governo faz para as escolas tem um grande significado para o carnaval, principalmente, quando se trata de organização. Não mediremos esforços para proporcionar à nossa comunidade e aos que vierem de fora, um carnaval sadio. Com certeza este será mais um carnaval rico em alegria e harmonia”, destacou.

Entre alguns diretores das escolas prevalece o antigo critério de destinar o montante da verba, de acordo com o número de foliões que cada escola desfilou no anterior. O valor 'per capita' contemplaria com uma verba maior a escola com maior número de foliões, o que seria mais justo, segundo o seu argumento. “Não é justo, por exemplo, a 13 de Maio ou a Unidos do Areão, que desfilam com 500 componentes receberem a mesma verba que a Acadêmicos do Borá que desfila com 200”, afirmam.  

Os 'contras' rebatem afirmando que “nem sempre a quantidade é sinônimo de gasto. Uma escola pode ter o mínimo de componentes exigido pelo regulamento e, no entanto, trazer para a avenida fantasias muito mais ricas”. 

Pode ser, mas o que se vê não é isso!!