Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

“Conquista: um pedacinho da Itália no Brasil”

Edição nº 1213 - 09 Julho 2010

“Conquista: um pedacinho da Itália no Brasil”é o título da matéria  escrita  em vídeo, disponível no site megaminas.globo.com, na série,  "Férias Saborosas", que dá dicas de viagens e lazer em família e gastronomia. 

”Quem se anima a pegar a estrada não se arrepende porque os lugares são de tirar o fôlego. Alguns escondidinhos no coração do cerrado mineiro. Bom para as famílias que vêm em busca de descanso”, diz a matéria, que mostra aspectos da paisagem conquistense, pousadas, dentre outros, além de um histórico da cidade, surgida no século  XIX a partir da construção de uma igrejinha, pelos jesuítas, em terras doadas pela coroa portuguesa estabelecida no Brasil naquela época, que formaram a Sesmaria de Santa Maria.

“Mas a cidade não sofreu influência apenas portuguesa. Um dos fatores de fascínio de Conquista é fruto da presença italiana. Mesmo depois de tanto tempo no Brasil as conversas ainda são em italiano. Eles são descendentes dos primeiros imigrantes que chegaram ao país e fizeram de Conquista a terra do coração. Hoje, praticamente 70% da população são de famílias italianas”, diz a notícia.

Destaque  ainda para o macarrão com o jeitinho da 'mama', feito por Luciano Bernadello e vencedor de concurso e para o  produtor rural Ludovico Bizinoto que aprendeu a fazer vinho com o avô que chegou em Conquista em 1897 e pretende manter a tradição. 

“É pelo desejo de hoje de manter as tradições do ontem que Conquista ainda pode ser chamada de pedacinho da Itália no Brasil”, conclui a matéria. 

 A Serra da Canastra também está em destaque na serie “Férias saborosas”. (megaminas.globo.com)