Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

FACC 2008

Edição nº 1133 - 21 Dezembro 2008

FACC distribui mais de 30 troféus

O FACC é constituído de seis modalidades que são premiadas do primeiro ao terceiro lugares: Desenho, Redação, Poesia, Fotografia Digital, Projeto de Ação Solidária – PAS e Dublagens; esta última, a única modalidade fora do tema. Os trabalhos foram coordenados pelos professores de Língua Portuguesa e pela professora de Artes, Maristela Borges Tura. Na modalidade, Fotografia Digital, cada sala concorreu com três fotos feitas na comunidade, e que mostraram situações de cumprimento, descumprimento  ou violação dos Direitos.

O teatro também tematizou a DUDH, levando para o palco 12 atores, Samuel José de Rezende Borges, Victor Augusto Menezes, Bruna Sudário, Cíntia Silva, Patrícia Manzan, Diego Armando Fernandes/Luiz Fernando Batista, Daniela Rodrigues, Jéssica Campos, Amanda Zanin, Luana Soares, Rafael Nunes Rodrigues e Diego Olenik de Melo, que apresentaram um texto rico em reflexão, da profa. Maria Elena de Jesus, ilustrado com trilha sonora e slides, elaborados pela aluna Bethânia Borges Tura, do 2º Colegial 3. 

O Projeto de Ação Solidária – PAS, que visa despertar os jovens para a solidariedade, para o 'Faça a sua parte', foi a arrecadação de produtos de limpeza que beneficiaram o Lar São Vicente de Paulo e a Casa Lar Doce Lar da Criança, com cada sala fazendo jus a um troféu de ouro.

Mas o ponto alto foi a tradicional noite das dublagens, com cerca de três horas de músicas de todos os estilos. Um show de animação, brilho e alegria e, como sempre, com grande prestígio do público. A dublagem de abertura ficou por conta do 3º 2 e, a dublagem surpresa, como também já é tradição, com ex-alunos da escola. 

 

2º 4 é o campeão das dublagens

´Só deu 2º! Só deu 2º!!!”Era o grito dos alunos do 2º colegial 2, 3 e 4, que levaram os primeiros lugares nas dublagens, mas o grande campeão foi o 2º 4, com o rock internacional, que mostrou a trajetória do Rock, de Elvis ao Gótico”. E arrebentou, dando um show de brilho e performance, o que deu ao aluno Nicollas, o prêmio de melhor Intérprete ao dublar Marilyn Manson. 

O 2º colegial 2 ficou com o troféu de prata com músicas nacionais anos 60, com direito a decoração com discos de vinil, calhambeque e um figurino impecável.  O 2º 3 levou o troféu de bronze com rock nacional, com Kiko Loureiro, NX Zero, Pitty e Rita Lee. 

 

1º 1 é o campeão do FACC

O 1º Colegial 1 sagrou-se o grande campeão do FACC/2008 com 38 pontos, seguido pelo segundo lugar que ficou com o 2º 3, 30 pontos e, o 3º lugar, foi para o 1º 4, com 28 pontos.  Confira o quadro da premiação das 15 turmas do colegial.

 

Tempo de agradecer...

Os professores coordenadores do FACC agradecem aos alunos do Colegial, pais, todos os professores e servidores que deram o seu apoio. Agradecimento especial aos jurados das modalidades premiadas, ao Antonio Spirandelli (Toim), Maristela Borges Tura, Mônica Vieira, Moisés Pansani, Adriana Marcondes, Bethânia Borges Tura, João Bosco (Peroba), Jéssica (da  Sala de Informática) Fagão, diretor Fábio, Salma, Joãozinho da Portaria, Polícia Militar, Guarda Municipal, Seguranças e a todos nos que prestigiaram.

Na vida, quando se trata de Arte, não há vencedores nem vencidos. Há sim, um grande trabalho recheado de acertos e erros, emoção e alegria, harmonia e conjunto, satisfação do dever cumprido e aplausos. Somos todos vencedores, vocês alunos, nós professores, a direção, enfim a Escola Coronel.

 

Projeto Arte e Linguagem

Paralelo ao FACC, aconteceu o Projeto Arte & Linguagem, coordenado pela professora Maristela Borges Tura, que deu enfoque ao artista pernambucano, Romero Brito. Os trabalhos deram cor e luz nos corredores da Escola, um trabalho nota 10, desenvolvido pelos alunos do 6º ano ao 1º Colegial.  

Romero Brito é conhecido como o artista pop brasileiro, que começou no mundo do grafite, ganhou fama ao ilustrar uma campanha publicitária para a Vodca Absolut e a partir daí conquistou o gosto do público hollywoodiano, pela riqueza de cores e luz, pela sua alegria e imaginação estampadas na sua obra, porém nunca obteve sucesso com a crítica especializada. Na maioria de suas obras, Romero  Britto usa textura gráfica e, elas, geralmente, tratam de assuntos importantes para o dia-a-dia, representados através de linhas, pontos, divisões, etc.