Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Ação de graças – Sr. José Batista

Edição n° 1310 - 18 Maio 2012

As qualidades e valores do “seu Zé” foram efetivamente comprovados durante a sua enfermidade e em seu velório. As manifestações de carinho e solidariedade foram inúmeras e difundiram-se no coração da família que se fez ainda mais corajosa.

Através de minha queridíssima comadre Marly, há 42 anos, fui introduzida na família Batista e fiz-me sua integrante. Tornei-me a “Sandra nossa; a Sandra do Zé Batista; a tia Sandra; a madrinha Sandra, o “vião” e ainda recebi um apelido pelo qual meu compadre Marco Antonio

me chama e eu não posso repetir aqui.

Ao longo do caminho, os meninos delegaram-me o poderde representá-los junto a seus pais, afetivamente e legalmente. Por isso, conheci muito de perto o “seu Zé”. Homem íntegro, de coração amável e acolhedor, junto com sua Alda, renasceram das cinzas por mais de uma vez.

Fazia questão de estar inteirado de todos os fatos que ocorriam na família, na cidade e no mundo. Sua perspicácia era motivo de maravilhas. O jeito gostoso de fazer piadas, de improvisar, satirizar fatos, às vezes fazia “os santos corarem”.

Durante a enfermidade de D. Alda, seu Zé aquartelou-se numa poltrona ao seu lado e ali passou seus dias com o pensamento longe, preocupado e sempre atento para que ela não sofresse ainda mais.

Com os filhos, netos, genros e noras teve uma dedicação ímpar. Silente, junto com o Pe. Luiz realizava seu apostolado. Admirava e entendia a opção feita pelo filho querido e tinha a certeza de que Pe. Luiz conduziria suas exéquias e lhe ministraria os últimos sacramentos.

Teve ombros fortes, braços e coração abertos para acolher sempre as suas queridas Marly e Vânia. Foi o consultor em todos os assuntos do Ismar, Di, Carlim e Zé Walter. Conselheiro sentimental do Marco Elisio... Iniciou meu compadre Marco Antonio na arte de fabricar a cachaça. Maria Tereza, Marta, Goreti, Valéria Marco e Paulinho receberam o seu melhor carinho.

Assim viveu o seu Zé...

Foi mais um mestre em minha vida.

Às vésperas do dia das mães, coloco nas mãos de Maria o destino desta querida família, agradecendo-lhe por seu filho 

ter abençoado o caminho do “seu Zé”. Em nossa vida há muitos fatos inexplicáveis. 

São Francisco de Salles deixou-nos um pensamento que responde às nossas dúvidas: 

 

“para quem tem fé, não precisa explicar. 

Para quem não tem fé, não adianta explicar.”

 

Bendigamos a Deus para sempre!