Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Landa, Querida!

Edição n° 1236 - 24 Dezembro 2010

Foi precisamente na solidez de nossa querida e inesquecível Escola “Sinhana Borges”, que nossa já saudosa LANDA, deixou consubstanciado o grande legado de exemplos para as gerações que vieram após sua aposentadoria, depois de 30 anos de lutas e muitos trabalhos.

Pois, a vida de qualquer ser humano é a síntese eloquente de todas as aspirações e sonhos generosos de seu tempo.

E a tradição existe para que nós a reverenciemos na sua ntemporalidade.

Creio, portanto, ser uma justa virtude, afagar o nosso passado e depararmo-nos com riquíssimos e edificantes exemplos de personalidades, por mais simples que sejam, que nos cobriram de honra e orgulho.

Creia, LANDA, você foi uma delas!

Por isto, é chegada a hora de nosso tributo!

Assim, recolho-me ao silêncio do meu saudoso coração, para que dele fluam as palavras de gratidão que agora lhe dirijo, pelo triste e solene adeus, concedendo a uma especial Serviçal Escolar, a última e justa homenagem dos professores e diretorias da Escola Estadual Sinhana Borges, da Diretoria e Funcionários da Casa do Menor Rosa da Mata, onde atuou como voluntária por vários anos, dos integrantes do Grupo das Meimeis, onde atuava como costureira, de seus companheiros do Mini Coral Sol e de todos os sacramentanos que tiveram o privilégio de com ela conviver.

Num gesto vivo de reconhecimento a esta mulher trabalhadora, responsável, corajosa, de espírito generoso, que entregou-se de corpo e alma ao seu ideal de servir, dando o melhor de seus dias para deixar-nos seus feitos extraordinários e inesquecíveis.

Lembro-me com infinita saudade, de sua face transbordando suor, e muitas vezes jorrando lágrimas, tal a sua apurada solicitude e sensibilidade.

De sua dinâmica atuação em nossos bailes no Sinhana Borges, até a madrugada.

Nos desfiles de 7 de setembro que já não existem mais...

Dos nossos famosos shows em prol dos alunos, apresentados gratuitamente por artistas renomados, como Lima Duarte, Elke Maravilha, Márcia de Windsor, Rolando Boldrin, dentre outros.

E como você vibrava!

E de nossos almoços? 

Nos quais você jamais esquecia de reservar as coxas de frango que eu tanto gostava!

E os famosos desfiles de modas apresentados nestes inesquecíveis almoços com modelos de “brechós”, cujas artistas eram nossa professoras.

Especialmente apresentados pelas elegantes “manecas internacionais”, Àguida, Alzira, Cleusa Rosa, Lúcia Elisa, Marisa, Nelciria, Rita, dentre outras, as quais levavam os espectadores, principalmente você, LANDA, à loucura, tal a desenvoltura, a graça, o charme, elegância, criatividade e espirituosidade das mesmas.

E LANDA, sempre laboriosa e prestativa, atrás dos bastidores, feliz e realizada, tudo fazia para que o desfile fosse o mais belo e jocoso possível.

Não posso me esquecer ainda, da venda das chaves para o sorteio de carros em prol de nossa Caixa Escolar na esquina do antigo Banco BEMGE onde nós professoras revisávamos o dia todo,  e você, LANDA, sempre na vanguarda, juntamente com Albina, Nirvana, D. Euripa, jamais se esqueciam de enviar-nos seus saborosos quitutes, sempre preocupando-se com o nosso bem estar.

E ao final, felizes e realizadas, por arrecadarmos fundos não só para a nossa Escola, como para as demais entidades filantrópicas de nossa comunidade.

Ah! Que saudade que eu tenho daquele tempo que tanto bem nos fazia e que não volta mais !...

Foi assim, que nossa querida LANDA cumpriu extraordinariamente seu tempo aqui entre nós.

Com têmpora forte e a alma elevada pelo sustento de uma fé viva e profunda conhecedora da alma humana, jamais se queixava de seus problemas pessoais, profissionais ou de saúde.

Pois, procurava sempre poupar seus familiares, seus superiores e seus amigos.

Estas poucas reminiscências do passado que nominei penso, ser a tríade das virtudes que consagram almas eleitas e iluminadas, como a de LANDA.

Por isto, sinto que lamentavelmente, estamos ficando cada dia mais infinitamente pobres de homens e mulheres, que como LANDA, viveram em sua plenitude, esses excelsos primores do espírito.

Enfim, sensibilizada e dolorida pela sua partida, deixo-lhe meu preito de gratidão, sobretudo, pelo ombro amigo que muitas vezes emprestou-me quando os problemas surgiam e as explosões de choro eram inevitáveis....

Externo, ainda, meus sentimentos ao fiel e digno companheiro, Sr. Miguel, que teve ao seu lado, durante toda a vida e que sempre soube compreendê-la e apoiá-la em todos os bons e maus momentos.

Que esta mensagem seja também extensiva aos seus queridos filhos: Leily, Maria Augusta, Álvaro e Ângelo Antonio, com a certeza de que sua saudosa mãe não morrerá jamais, eis que ficará sempre em nossos corações,pelos dignificantes exemplos que nos deixou, pela sua bondade e pelo inesquecível amor que sempre dedicou, não só a vocês, bem como a todos que com ela conviveram.

 

Seja feliz, LANDA!

E que Deus a recolha em paz na eternidade!