Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Pequeno diário de Madison

Edição nº 1132 - 14 Dezembro 2008

BBBrrrrrrrrrr já está frio em Madison!! Moro bem no nordeste estadunidense. Estamos quase perto do Canadá. Daqui a Niagara Falls são apenas 380 Km, como de Sacramento a Caldas Novas. Meterologicamente (existe a palavra?) o inverno começa em 21 de novembro. Mas no meio de outubro já está frio. No inverno, então, vocês não imaginam. A temperatura vai de três graus - um dia quente - a 40 negativos. Querem uma comparação? Imaginem viver dentro de um congelador, com os dias de novembro, dezembro e janeiro, bem curtos. Às 07h00 da manhã ainda está tudo escuro e a noite chega às 4h30 da tarde. E dá-lhe frio. Na verdade, fora o rigor desses meses do inverno, são oito meses de frio. Por isso, os quatro meses de verão são tão comemorados, vividos e festivos!!

Estamos de presidente eleito. Quase novo. A eleição presidencial foi maravilhosa, né?!! Naquele dia, que já foi há um tempo, eu nunca vi tanta emoção!!! Uma terça-feira. Aqui nada se fecha no dia das eleições. A maioria das sessões... ou seções, ou cessões? Ufa!  Boy, corrija prá mim. (Seções, grifo nosso) eleitorais abriram, das 7h00 às 8h00 da noite. Disse, a maioria, porque algumas funcionaram semanas antes, e todo mundo que pôde, aproveitou para dar seu voto antecipado. Valeu do mesmo jeito. Os eleitores já estavam nas filas às 6h30 da manhã. Foi a eleição mais badalada da história dos EUA. Ganhamos!! 

Pois é, o país que dita normas ao mundo, mais desenvolvido, mais rico (??!!!) e tudo o mais que vocês já conhecem, não tem urnas eletrônicas. A cédula é assim: O nome do candidato está do lado direito e, do lado esquerdo, o partido a que pertence. . Assim como para todos os candidatos a senador, deputados, etc. Assim: 'Democrata ......... Obama'. A primeira metade da cédula pertence aos democratas e a outra aos republicanos. O que o eleitor tem que fazer é ligar os dois nomes com uma caneta preta e depositar o seu voto em uma caixa eletrônica. Desta vez não votei, mas fui dar uma olhadinha com o meu jeitinho mineiro. Rarará!!!

Conforme prometi, aqui vão algumas notas dos festivais e exposições que, às vezes participo. Em novembro, aconteceu a SOFA (Sculture Objects & Functional Art) em Chicago. Só para escultura de objetos de arte, com finalidade e tema, 'Uma visão do século 21'. A maior feira internacional do mundo. Comemoraram os 15 anos de aniversário da SOFA. Ali se reuniram as 100 galerias internacionais mais sofisticadas do mundo. Havia artistas de vários países como Itália, Franca, Espanha, Índia, Rússia, Inglaterra, Austrália, Indonésia, etc. A concentração da exposição foram objetos contemporâneos. Desde  móveis até roupas, jóias. 

Não foi permitido tirar fotos. De repente através desta imagem da Web vocês possam ver.  A próxima SOFA acontecerá em NY, de 16 a 19 de abril de 2009. Está feito o convite. Amantes da arte, não percam. Visem seus passaportes. Nos encontraremos lá. A Sofa foi um show de criatividade. A quarta dimensão foi um tópico quente. Uma maravilha. Gostaria muito que os amigos sacramentanos estivessem aqui para ver essa maravilha. Teriam adorado. Imaginem ver tanta arte que a imaginação nunca sonhou!!! Bom, aqui esta a web, para quem quiser: http://www.sofaexpo.com/chicago/2008/index.htm

Prometo mandar outro Diário até o Natal. Bye!

 

(*) Simone Silva é professora de Arte