Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Meio Ambiente, Ética e Cidadania

Edição nº 1120 - 28 Setembro 2008

Às vezes, cobramos excessivamente os deveres do próximo, e esquecemos das nossas próprias responsabilidades. Exigimos que os governantes sejam honestos, porém, nós cidadãos, não passamos de um povo desonesto que só sabe cobrar e mandar, sendo que um verdadeiro cidadão, em primeiro lugar, cobra de si mesmo depois dos outros.

Dizemos que todos precisam economizar água, mas nós próprios ficamos horas com as torneiras abertas, sem sequer imaginar no tamanho do desperdício obtido. “Está Errado!” Temos que mudar para querer um mundo totalmente melhor.

O ser humano necessita de ética, moral, convivência humana, um caráter virtuoso. O ser humano precisa entender o que é principio o que é ter uma opinião própria, pois é em debates e diálogos que as soluções impossíveis nos primeiros instantes, aparecem.

Temos que fazer valer as idéias do passado para que o homem seja feliz. Em primeiro lugar, tem que respeitar a natureza e ao próximo, opinando e recebendo conhecimento no meio em que vive.

O homem tem que ser livre para fazer escolhas e se responsabilizar por ela. E ser ético é, acima de tudo, liberdade respeitando e pensando no outro, pois é impossível ser feliz sozinho, é sempre pensar no bem e na felicidade coletiva.

Devemos fazer de nossa comunidade ou lar um lugar agradável em que todo mundo escute o que é dito, em que todo mundo seja solidário, e que todo mundo seja feliz.

Precisamos refletir dividir,  compartilhar e, principalmente, economizar para diminuir o mal à Mãe Natureza. Mas para isso tudo acontecer só precisa de uma coisa: ter seu livre arbítrio. Nessas eleições, por exemplo, fazer valer o seu voto. Vote com segurança pois a nossa cidade merece o melhor, e depois independente de quem vencer, cobre os seus direitos e cumpra com seus deveres.

E o mundo assim melhorará. “ Se todos cobrarem, agirem e falarem juntos, o mundo chegará à felicidade”.

                                                                            (*) Juscelena Inácio Miranda é aluna do 9°ano1, da EE. Sinhana Borges