Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1771 - 26 de Março de 2021

Sicredi inaugura agência

Edição nº 1771 - 26 de Março de 2021

“Chegamos a Sacramento para conhecer a cultura de Minas, e foi tão rápida a forma como o povo sacramentano nos recebeu, que já começamos a fazer negócios, e isto é muito bom, porque abrimos hoje nossa agência com uma carteira formada e muito trabalho pela frente. E o que queremos agora, através da agência, é colocar em prática nossa missão, agregar renda e soluções financeiras para Sacramento”, afirmou o vice-presidente do Sicredi Ibiraiaras RS/MG, Lindomar do Carmo Moraes, ao inaugurar a agência com a presença dos diretores, Hilário Dalcin (Executivo) e Pedro Aiolfi (Operações) e colaboradores da agência, na manhã dessa terça-feira 23.

 

 

 

O vice-presidente Lindomar Moraes, em nome do presidente da instituição, Sadi Bento Rigotti e do Conselho de Administração, agradeceu a acolhida e justificou sua ausência devido a pandemia. “Todos gostariam de estar em Sacramento e desejar sucesso para todos vocês. Sonhamos muito com esse momento e, felizmente, o dia chegou e quero, em nome de toda a diretoria, desejar-lhes sucesso, e que Deus os ilumine para que façam muitos negócios e possam ser muito felizes nesta nova casa. Vocês foram os que deram o ponta pé inicial, que sirvam, portanto, de exemplo para muitas outras agências. Porém, não basta ter uma casa bonita, móveis novos, computadores, se não colocarmos em prática o nosso jeito Sicredi de ser, que é contribuir para o crescimento da sociedade sacramentana”, finalizou, desejando a todos muito êxito no trabalho.

O presidente da Sicredi, Sadi Bento Rigotti, através de sua assessoria de imprensa, também se manifestou, através de release enviado ao ET.  “Sacramento foi a cidade escolhida para atuarmos com nossa primeira agência da Cooperativa no Estado. Como instituição financeira cooperativa, o Sicredi quer cada vez mais expandir o cooperativismo de credito a toda comunidade, por meio de um relacionamento próximo, oferecendo-lhes soluções financeiras mais sustentáveis e contribuindo para o desenvolvimento das comunidades e com um trabalho consultivo para nossos associados. Também queremos nos somar na área social, exercendo nossa missão e nossos princípios”.

Justificou o gerente Rodrigo Ravanello que, por conta do momento atual e pensando na saúde de todos, a cerimônia física de inauguração da agência não ocorreu para o público externo. “Nesse sentido, seguindo as medidas protetivas do Ministério da Saúde e demais órgãos oficiais, o atendimento ao público acontece das 9h às 16h. Para evitar aglomerações, a orientação é que os associados priorizem os canais digitais (mobile e internet banking, redes de autoatendimento, agentes credenciados e atendimento via WhatsApp) ou agendem o atendimento na agência através do telefone: (34) 3351-1715”, orientou o gerente, mostrando alguns dados. 

“- A agência Sicredi Sacramento pertence à Sicredi Ibiraiaras RS/MG, que atua em 17 municípios na região Noroeste do Rio Grande do Sul e, em Minas Gerais, atua no Triângulo Mineiro. A Sicredi Ibiraiaras conta hoje com 50 mil associados e 20 agências, administrando R$ 1,5 bilhão em ativos e patrimônio líquido de R$ 214 milhões de reais”. 

Segundo o gerente Rodrigo que, o Sicredi Ibiraiaras RS/MG atua em 18 municípios no Rio Grande do Sul, com mais de 52 mil associados, 250 funcionários e, agora, com a chegada em Minas Gerais alcança a marca de 23 agências. “Além de Sacramento, onde o Escritório de Negócios do Sicredi já funcionava desde janeiro de 2020, a cidade de Santa Juliana, que também fica localizada no triângulo mineiro sul, recebe uma agência da cooperativa”, informou. 

 

O gerente destacou que o Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. “O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 5 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 24 estados e no Distrito Federal, com mais de 2.000 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros”, finalizou.

 

O Sicredi vai ser do tamanho que Sacramento quiser

 

Ao final da solenidade, realizada internamente, o vice-presidente do Sicredi, Lindomar do Carmo Moraes, concedeu a seguinte entrevista ao ET:

 

ET - Que benefícios o Sicredi traz para o município?

Lindomar - Com certeza, o Sicredi está trazendo soluções financeiras, que é o que o Sicredi faz, a compra e venda de dinheiro para seus associados. Queremos trazer o desenvolvimento, principalmente, para os nossos associados, para que eles tenham mais renda, para que eles possam gerar mais renda no seu agronegócio ou na sua empresa, uma vez que trabalhamos tanto com pessoa jurídica como pessoa física. 

 

ET - Faz parte da política social da instituição, implementar projetos nas cidades onde atua. A cidade será contemplada com algum programa?

Lindomar - O Sicredi é uma cooperativa de crédito, que nasceu do agronegócio e, com o passar do tempo, optamos pela livre admissão, associando empresas também, além de trabalhar, principalmente, para o fomento de renda para os associados. E trabalhamos muito, também, a questão social, através de vários programas desenvolvidos pela cooperativa. Então, eu diria que Sacramento não será contemplada, ela já foi contemplada com projetos que ajudarão financeiramente projetos sociais da cidade. E vamos implementar aqui um programa denominado 'União faz a Vida', que visa a inserção de jovens estudantes. 

 

ET - Como funciona?

Lindomar - O programa está presente em 14 dos 18 municípios da nossa área, no Rio Grande do Sul e temos interesse em implantá-lo aqui. O programa funciona junto às escolas, em parceria com as prefeituras, que fica sob a responsabilidade do gerente Rodrigo, que vai fazer as visitas, conhecer a realidade do município até implantar o programa. E, ainda, o Sicredi desenvolve também campanhas para a premiação de associados que investirem em poupança. Em breve, vamos estar sorteando uma moto entre os associados poupadores de Sacramento e outros prêmios ao longo do ano. 

 

ET - Entre as linhas de crédito, o agronegócio continua como destaques da cooperativa entre os pequenos, médios e grandes produtores?

Lindomar - O Sicredi nasceu, principalmente, da pequena propriedade e já temos aqui vários produtores e agricultores associados e, que já usaram nossas linhas de crédito subsidiadas pelo governo e, também, linhas de créditos próprias, com recursos dos associados. Enfim, são diversas linhas de crédito, todas muito boas. Uma delas é para a energia fotovoltaica, já financiada em Sacramento, com um diferencial muito grande, que é a taxa de juros. Enfim, estamos aqui para ajudar o agronegócio e fazermos excelentes negócios com taxas diferenciadas para atingir, realmente, nossos associados. 

 

ET - Finalizamos solicitando uma mensagem final à comunidade e perguntando: 'Gente que coopera cresce', vice-presidente?

 

Lindomar - Sem dúvida! A cooperativa chegou a Sacramento norteada por esse slogan, 'Gente que coopera cresce'. Chegou e vem se consolidando no sentido de fazer a diferença na vida financeira dos associados e da comunidade. Como mensagem final, eu afirmo que o Sicredi vai ser do tamanho que Sacramento quiser. Nós acreditamos na cidade, acreditamos neste povo que nos recebeu com tanto carinho. Aliás, eu digo que a gente chega a Sacramento e parece que já somos sacramentanos, de tão acolhedor que é o seu povo. É um povo que acolheu o Sicredi e nós vamos retribuir dando o máximo de nós, para que os associados tenham uma cooperativa que seja deles. O dono do Sicredi é o associado. Temos um grande carinho por esta cidade e queremos, com certeza, que o Sicredi seja da comunidade sacramentana.