Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Sacramento não tem nenhum caso de Covid-19

Edição nº 1723 - 17 de Abril de 2020

Sobre esse casos, disse o secretário que seis foram testados em Sacramento, um particular com síndrome gripal leve e cinco realizados pela Fundação Ezequiel Dias (FUNED) para pacientes que foram internados e apresentaram síndrome aguda respiratória grave.

“- Todos os casos estão curados e foram descartados para COVID-19 e Influenza H1N1. Dos cinco pacientes internados, um necessitou de Tratamento Fora do Domicílio – TFD sendo transferido para o Hospital Regional e deste para o Hospital Hélio Angotti, em Uberaba. Esse paciente estava trabalhando na cidade de Sacramento e ao receber alta retornou a sua cidade de destino”.

Mostrando a situação na Regional de Saúde Triangulo do Sul, que agrega 27 cidades, o secretário apontou: “Até a manhã desta sexta-feira, segundo o boletim epidemiológico da regional, 30 casos foram testados positivos, sendo 23 em Uberaba, 1 em Campos Altos, 2 em Frutal, 2 em Araxá e 2 em Conceição das Alagoas. Sacramento não apresentou nenhum caso suspeito. Desses 30 casos, 15 já foram descartados e 2 óbitos aconteceram em Uberaba. Desses, no momento, apenas um paciente está internado. Veja no box, o boletim de Sacramento até a manhã desta sexta-feira 17.

 

Boletim Epidemiológico da Covid 19

Total de casos suspeitos – 44

Sindrome Gripal (Casos Leves) – 39 

Descartados Clinicamente – 24

Descartados após exame – 01

Em acompanhamento – 14

Casos suspeitos com amostras coletadas – 05

Amostras coletadas e já descartadas – 05 

Aguardando resultado – 00

Casos Positivos – 00

Casos Internados – 00

Óbitos – 00

 

Flexibilização

Sobre o decreto 131, de 8 de abril, que flexibilizou a abertura de algumas atividades nas áreas de indústria, comércio e prestação de serviços, o secretário Reginaldo Afonso dos Santos disse que apoiou as medias, deixando claro que as áreas de segurança e vigilância sanitária estão atentas na fiscalização, vez que o decreto prevê multa e cassação do alvará dos infratores.

“Estamos avaliando positivamente a flexibilização do comércio. Até o momento,  percebemos que os empresários estão atendendo as recomendações do poder público e também da Associação Comercial e Empresarial de Sacramento, parceira na elaboração e fiscalização das medidas tomadas”, afirmou.

Em relação aos bancos, o secretário reconheceu que a situação é de difícil controle. “As  pessoas precisam sacar os seus salários e a contribuição do governo federal. Para garantir maior segurança, conforme este jornal já informou na última semana, firmamos uma parceria no sentido de aumentar a fiscalização da fila promovendo o distanciamento e o uso de álcool gel, medidas que se tornaram efetivas”. 

Questionado sobre o Projeto de Lei 1.661/2020, da Assembleia Legislativa do Estado, aprovado por unanimidade pelos 71 deputados, tornando obrigatório o uso de máscaras de proteção em estabelecimentos comerciais em todo o Estado, fornecidas pela própria empresa, enquanto durar a pandemia da Covid-19, Reginaldo afirmou: 

“- Nosso decreto já contempla o uso de máscaras.  Ainda estendemos o decreto em função de saber que não temos máscaras em estoque. Estamos adquirindo 15 mil máscaras caseiras para poder distribuir para a população mais carente e, aí sim, aumentamos a fiscalização.  Já temos um número de fiscais suficientes para realizar está fiscalização”