Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Sacramento continua com apenas um caso confirmado de Coronavírus

Edição nº 1727 - 15 de Maio de 2020

De acordo com o novo Boletim Epidemiológico sugerido pelo Estado de Minas Gerais, Sacramento tem, até o momento, apenas uma caso confirmado da Covid-19. A informação foi prestada à imprensa pelo secretário Reginaldo Afonso dos Santos  (foto) na manhã desta sexta-feira,  detalhadocomo são divulgados os casos no boletim: 

Total de Casos Confirmados:  a soma dos casos confirmados por testagem, que não evoluíram para óbito e dos óbitos confirmados por COVID-19.

Casos em acompanhamento:  são os casos confirmados de COVID-19 que não evoluíram para óbito, cuja condição clínica permanece sendo acompanhada.  Neste momento, apenas um caso está em acompanhamento em Sacramento.

Casos recuperados:  são os casos confirmados de COVID-19 que receberam alta hospitalar e/ou cumpriram isolamento domiciliar de 14 dias sem intercorrências. Até o momento não temos casos recuperados, embora o único caso em acompanhamento tenha se apresentado assintomático, sem necessidade de internação. Nenhum caso de óbito foi registrado na cidade.

Casos suspeitos: Conforme nova definição preconizada pelo Ministério da Saúde e Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais - SES, os casos anteriormente definidos como “suspeitos” passam a ser registrados nos sistemas oficiais de notificação como Síndrome Gripal Inespecífica, por não preencherem, em sua integralidade, critério para investigação laboratorial. Esses casos permanecerão sob acompanhamento da vigilância epidemiológica municipal, mas deixam de ser tratados como casos suspeitos de COVID-19 e passam a ser tratados como síndromes respiratórias de interesse à saúde, que totalizam desde o início da pandemia, em 23 de março, 121 casos.

Considerando que o Ministério da Saúde classificou todo o país como transmissão comunitária, além da necessidade de qualificar as informações sobre a circulação do Coronavírus em Minas Gerais, a partir de 23 de março, o Boletim Informativo Diário COVID-19 em Minas Gerais e em Sacramento publicará o detalhamento apenas dos casos confirmados.

O Boletim de Minas Gerais refletirá os dados de todos os municípios atualizados diariamente, através do site www.saude.mg.gov.br/coronavirus - “Painel de Monitoramento de casos”.

 

Criança levada para Uberaba com problemas cardíacos – Na tarde da quarta-feira 12, o helicóptero Arcanjo  pousou na cidade para transportar uma menina (criança) que apresentou problemas cardíacos. Segundo o SUSfácil, a criança foi transferida para tratamento de arritmia, ou seja, falta de ritmo nos batimentos cardíaco por desiquilíbrio do próprio órgão ou sintoma de qualquer outro problema. 

Dr. Helbert – Vem circulando nas redes sociais uma cobrança de pacientes e familiares sobre o afastamento do médico Helbert que fazia atendimento no CAPs (Centro de Atenção Psicossocial).  De acordo com o Secretário de Saúde, Reginaldo Afonso dos Santos, “A secretaria Municipal de Saúde está passando por algumas reestruturações de serviços em função da nova realidade imposta pelo momento. São ações de caráter administrativos e nenhum serviço será prejudicado. Os serviços de atendimento às pessoas acometidas pelo álcool, crack e outras drogas estão sendo agendados normalmente no CAPS”, disse sem maiores detalhes.