Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

rETrospecto

Edição nº 1728 - 22 de Maio de 2020

COLLOR PEDE PERDÃO PELO CONFISCO

O ex-presidente da República Fernando Collor de Mello, depois de mais de 30 anos, pediu perdão nesta segunda-feira, 18, pelo confisco de saldos de cadernetas de poupança e contas correntes em 16 de março de 1990. Pelo Twitter, o agora senador disse que acreditou que as medidas radicais poderiam conter a inflação. “Acreditei que aquelas medidas radicais eram o caminho certo. Infelizmente errei. Gostaria de pedir perdão a todas aquelas pessoas que foram prejudicadas pelo bloqueio dos ativos”, escreveu.

 

E LULA PELA FRASE SOBRE A COVID-19 

Em entrevista à revista Carta Capital, nessa quinta-feira 21, Lula disse: "ainda bem que a natureza, contra a vontade da humanidade, criou esse monstro chamado coronavírus", o que gerou muitas críticas. Nesta sexta 22, em live no Facebook, ele afirmou que a escolha das palavras acabou gerando o problema e pediu perdão. "Eu, na verdade, se tivesse falando 'infelizmente', em vez de 'ainda bem'... Tentei usar uma palavra para explicar, que no menosprezado SUS, é no auge da crise que a gente começa a descobrir a importância da instituição. Eu utilizei uma frase totalmente infeliz que não cabia", desculpou-se o ex-presidente.

 

ENEM É ADIADO SEM DATA DEFINIDA

O Ministério da Educação (MEC) adiou  o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 em função dos impactos da pandemia do novo coronavírus. “As datas serão adiadas de 30 a 60 dias em relação ao que foi previsto nos editais“, diz nota conjunta do MEC e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O governo só tomou uma decisão para adiar as provas depois de muitos questionamentos judiciais de parlamentares e pressão dos estudantes nas redes sociais.

O cronograma inicial previa a aplicação do Enem 2020 impresso nos dias 1º e 8 de novembro e a versão digital, nos dias 11 e 18 de outubro. De acordo com o Inep, até o dia 15, mais de 3 milhões (3.055.430) candidatos haviam efetivado a inscrição, das quais 99.610 optaram para a versão digital que estreia com 101.100 vagas.

 Para definir a nova data, o Inep promoverá uma enquete direcionada aos inscritos no mês de junho, por meio da Página do Participante. As inscrições para o exame seguem abertas até as 23h59 desta sexta-feira, 22 de maio.

 

 

ESTADO  PAGA DA 1ª PARCELA DO SALÁRIO 

Os servidores mineiros recebem nesta sexta-feira 22 a primeira parcela  do  salário de abril. A segunda parcela será paga na próxima quarta-feira 27, conforme anúncio do governador Romeu Zema no início da tarde dessa quarta-feira 20, durante coletiva virtual. Destaque-se que na sexta-feira 15 o governo pagou o salário integral para os servidores da Saúde e Segurança Pública. 

De acordo com o Governo, nesta sexta-feira será paga uma parcela de R$ 2 mil ao funcionalismo. O restante será depositado no dia 27, segundo informou Zema, que explicou na coletiva que os pagamentos serão feitos graças a uma decisão judicial que permitiu recurso extra nos cofres públicos via depósito da Vale, correspondente a uma indenização da tragédia em Brumadinho. Com o recurso, o Estado pagou o 13º salário, para 17% dos servidores que ainda não haviam recebido o abono natalino