Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Quenta Sol e Sete Voltas recebem Academia ao Ar Livre

Edição nº 1735 - 03 de Julho de 2020

Mais duas academias de ginástica ao ar livre foram entregues pelo prefeito Wesley De Santi de Melo, vice Trevisan Jr e vereadores aos moradores dos povoados do Quenta Sol e Sete Voltas, nesse início de semana. Prestigiando a solenidade, estavam presentes familiares dos dois patronos que deram nome às academias, Joaquim Ferreira Neves e de Elmo Rosa de Resende, de saudosas memórias, o presidente e o secretário da Associação Comunitária de Sete Voltas, Eurípedes Garcia Araújo e Thiago Ferreira, secretários e funcionários que implantaram a obra. Após a leitura das biografias dos homenageados, as respectivas esposas, Terezinha Garcia de Souza e esposa Josina Maria de Resende, ambas acompanhadas por filhos e netas receberam flores da primeira-dama Maria Teresa Abrate Melo.

 

 A neta, Dra Luciene Aparecida Messias, falando em nome dos familiares de Joaquim Neves, disse que aquele ato significava muito para a família. “Este ato significa muito, nos sentimos imensamente honrados pela denominação dessa academia. Vermos eternizado o nome do nosso avô nessa placa é algo que nos enche de orgulho, pois não seremos apenas nós, mas as futuras gerações terão a oportunidade de conhecer a história de Joaquim Ferreira Neves, que foi um grande personagem na história do Quenta Sol, onde viveu a maior parte de sua vida e onde vive grande parte de seus descendentes”, disse.

Prosseguindo, recordou a vida do avô na comunidade. “Sinto-me privilegiada por ter tido a honra de morar na casa dele para estudar, quando criança e participar de parte de sua vida aqui no Quenta Sol. Lembro-me como se fosse hoje, da vendinha movimentada nos finais de tarde e da minha avó com o sorriso sempre estampado no rosto, deixando a máquina de costura, para preparar o jantar. As panelas sempre cheias para alimentar os viajantes ou amigos que por aqui passavam...”. 

E concluiu: “Em nome da nossa família, nosso profundo agradecimento, por mais esta prova pública de competência e reconhecimento ao cidadão, independente de classe econômica. Obrigada, prefeito”. 

 

Coube à neta Priscila, a mensagem de agradecimento pela homenagem ao avô Elmo, dizendo: “Este dia 1º de julho de 2020 torna-se a partir de hoje, um dia que toda a nossa família irá se lembrar, por esta homenagem ao nosso patriarca Elmo Rosa de Resende.  Agradecemos por terem escolhido meu avô. Já faz algum tempo que ele faleceu, a saudade ainda aperta e sufoca nossos corações, mas esta homenagem nos aproxima dele, que mesmo ausente será para sempre lembrando por todos. Obrigada! Agradecemos ao prefeito Wesley, vereadores e a todos pelo imenso carinho por nossa família e saibam que seremos eternamente gratos. Sintam-se abraçados por todos os membros da nossa família!”

 

Saúde e segurança para a zona rural

 

O prefeito Wesley De Santi, ao saudar o pequeno público, justificou a falta de convite aos moradores, a exceção dos familiares dos homenageados, atendendo à determinação das autoridades constituídas, federal, estadual e municipal em razão do estado de emergência de saúde devido à pandemia que assola o País, e expressou a todos sua alegria pela inauguração das academias e poder homenagear dois grandes moradores daquelas comunidades, Joaquim Neves e Elmo de Resende.


“É uma alegria poder homenagear o Sr. Joaquim, pessoa tão querida na comunidade. Tínhamos uma amizade recíproca. Sr Joaquim foi uma pessoas que, ao receber uma amigo em sua casa era só festa. Um homem que deixou muitos exemplos, de caráter, retidão. Deixando seu nome aqui registrado nesta Academia ao Ar Livre homenageamos não apenas sua família mas toda a comunidade, merecedora desta academia de ginástica, hoje tão importante como medida preventiva à saúde, motivo de estarmos implantando uma academia em cada um dos povoados do município”, disse. 


Ao lembrar o patrono da academia montada no povoado das Sete Voltas, Elmo de Resende, Wesley ressaltou o seu papel de líder no povoado. “Conheci muito o senhor  Elmo, homem trabalhador, engajado socialmente nas atividades da região e atento aos problemas da comunidade. Um cidadão que deixou um grande legado não apenas para seus filhos e netos, mas à toda comunidade. A partir de hoje, deixamos seu nome perpetuado nesta academia que só vai trazer benefícios às crianças, jovens e adultos, enfim para todos que se preocupam com a prevenção de sua saúde”, disse, expressando sua satisfação em visitar o povoado.

“Vir à Sete Voltas é sempre motivo de alegria para mim, porque é um lugar onde guardo muitos amigos. E como prefeito não poderia deixar de construir a academia, um compromisso nosso, assumido na época da inauguração da quadra”, disse se desculpando pela falta de convite aos demais moradores, devido à pandemia. “Se Deus quiser isto vaí passar, mas posso dizer que o Governo Municipal continua bem. As obras baixaram o ritmo, mas não paralisaram”, explicou, informando que, devido à Lei Eleitoral, que o obriga a afastar-se das inaugurações e atos públicos a partir do dia 4, em se mantendo o atual calendário das eleições, aquela solenidade seria seu último ato oficial junto ao povo.


Em ambos os povoados, o prefeito falou da implantação do vídeo monitoramento rural que a Prefeitura está implantando na zona rural em pontos estratégicos da Estrada do Chapadão (BR 464), estradas municipais e entradas de cada povoado, além de entregar uma viatura à Guarda Municipal para patrulhamento da zona rural. “Não será por falta de segurança que o produtor rural deixará de morar na sua fazenda”, frisou, lembrando outra benfeitoria que está sendo feita na zona rural.

“Através da intermediação do ex-deputado Aelton Freitas, conseguimos com que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) renovasse o contrato com a Construtora Ápia, que faz a manutenção da Estrada do Chapadão, a BR 464, estrada do governo federal que liga o Triângulo Mineiro ao Sul de Minas, que, dada ao intenso tráfego, especialmente de carretas carregadas de grãos, trabalhamos para ser asfaltada,  o que certamente trará muito mais tranquilidade para quem mora na zona rural”.


 

Finalizando, o prefeito Wesley De Santi afirmou aos moradores do Quenta Sol e Sete Voltas que foi eleito para isso.  “Fomos eleitos para isso, para atender a população da melhor maneira possível, apesar dos problemas que vimos enfrentado desde o início da gestão. Assumimos a Prefeitura com uma dívida de R$ 9 milhões, seguida de uma inadimplência de repasses do ex-governador na ordem de R$ 12 milhões e agora a pandemia da Covid-19. Estamos superando todas essas crises. Graças a Deus não paramos e outras obras serão entregues (veja matéria nesta edição). Mas posso dizer que a maior obra que fizemos é invisível, o ato de zelar da saúde do nosso povo, obra que não tem placa nem tamanho físico, mas é um compromisso da nossa administração, assistência e apoio total à questão da saúde e a reforma de todos os postos médicos, de UBSs, doação de medicamentos e exames”. 

O vice-prefeito Juninho Trevisan, produtor na região de Quenta Sol, agradeceu a acolhida da comunidade, desde que chegou a Sacramento. “Hoje é um dia feliz para mim. Poder estar aqui, nesta comunidade que nos acolheu de braços abertos, quando chegamos a Sacramento. Joguei bola nesta quadra de esporte, aqui morei por mais de quatro anos. Tudo isso representou uma honra para mim”, reconheceu, lembrando que seu primeiro trabalho político, após vencer a política com Wesley foi reivindicar uma reforma do posto de saúde do povoado, seguida da reforma da Escola Municipal Dona Maria Sant'Ana. “Na entrega dessas duas primeiras obras, infelizmente, por problemas de saúde, não pude comparecer, mas hoje, fiz questão de estar aqui, um lugar pelo qual tenho um carinho muito grande, pela acolhida que nos deram”, reconheceu, acrescentando cumprimentos à sua esposa, Da. Maria, filhos e netos. “Uma homenagem mais do que justa pelo que o Sr Joaquim representou neste povoado, pelos seus exemplos e bondade”, frisou. O vereador Edmilson Peres, representando a Câmara Municipal como vice-presidente, cumprimentou os familiares de Joaquim Ferreira Neves, por quem nutre grande amizade. “Sentimo-nos honrados com esta homenagem ao sr. Joaquim, pessoa que conheci muito, como conheço dona Maria e demais familiares. Pessoas excelentes e muito queridas no Quenta Sol, que recepcionavam da melhor forma possível todos que passavam por aqui. Para cada artesanato que fazia com palha de bambu e madeira tinha uma história para contar. E em cada peça que fazia colocava sua marca, JF. Sinto-me feliz e grato por ter conhecido sr. Joaquim”, disse, cumprimentando o prefeito Wesley pela obra. Ao homenagear o patrono da academia instalada no povoado das Sete Voltas, Elmo Rosa de Resende, o vereador lembrou o homenageado. “Elmo era uma pessoa alegre, um batalhador incansável, trabalhador, muito engajado na comunidade, ajudando nas festas, no futebol e no zelo do arraial. Fico feliz por ver seu nome nesta placa, parra ser sempre lembrado por todos os amigos e familiares”. 


Maria do Posto 

 

A auxiliar de enfermagem, Maria das Graças Silva (foto) afastada do serviço, devido à pandemia e idade, em entrevista ao ET, explica os procedimentos adotados no povoado neste tempo de pandemia.  “A agente comunitária de saúde, Eliene Silva Santos, está fazendo visitas nas casas, orientando as pessoas sobre todas as medidas recomendadas pelos decretos municipais, e, na medida do possível, eu também não deixo de atender, porque tenho que aplicar injeção, vacinas, fazer curativos, e por isso estou sempre orientando o pessoal, além de estar fabricando máscaras”, disse.

De acordo com Maria, houve um caso suspeito de infecção pelo novo coronavírus de um rapaz que mora em fazenda próxima ao povoado. “Ao fazer o teste rápido deu positivo. Mas depois, completando os exames, deu negativo, por isso redobramos a atenção e a orientação aos moradores”, informou, destacando que a comunidade recebe muita gente de fora. “Por isso o pessoal está sempre usando máscaras, tomando todos os cuidados”. 

De acordo ainda com Maria, a comunidade tem correspondido bem às orientações. “Com a suspeita que houve, o pessoal ficou meio assustado e aí a adesão pelas máscaras foi geral. Os moradores, com razão, ficaram com muito medo. E graças a Deus, o povo está seguindo bem as orientações”. 

 

Há 45 anos morando e trabalhando no povoado, Maria conhece toda a comunidade. Por isso, em caso de precisão é a primeira pessoa a quem os moradores recorrem. 

 

Quem são os homenageados  

 

Joaquim Ferreira Neves, patrono da academia de ginástica do Quenta Sol, nasceu em 14 de março de 1933, na cidade de São João Batista da Serra da Canastra, filho de Sebastião José Ferreira e Maria Deodora de Jesus, sempre viveu na região. Joaquim teve uma vida muito laboriosa nas lides rurais, primeiro plantando umas rocinhas para o sustento da família. Logo depois, passou a trabalhar com comércio, dirigindo a famosa 'Venda do Arraial', onde comercializava os produtos mais necessários à população. Por fim, passou a trabalhar com artesanato, tornando-se referência na construção de carros de bois, que se transformaram em sua paixão. Ainda com o Hobby, fazia e recitava rimas e versos. 

Do casamento com Terezinha Garcia de Souza criaram seis filhos, que lhes deram  13 netos e 8 bisnetos. Joaquim Ferreira Neves morreu no dia 15 de agosto de 2017 em Sacramento. 

 

Elmo Rosa de Rezende, filho de José Rosa Sobrinho e de Sebastiana Rosa de Resende,  nasceu em 16/09/1952, no distrito de Desemboque, onde morou durante muitos anos, sempre ligado às lides rurais. Por mais de 28 anos morou e trabalhou na região de  Sete Voltas. Casado com Josina Maria de Resende tiveram cinco filhos, que lhes deram oito netos.  E ao longo de sua vida dedicou-se  de corpo e alma ao trabalho e à família. Elmo morreu aos 56 anos, no dia 1/7/2009, deixando na sua passagem marcada de forma indelével  na memória da família e dos amigos.