Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1742 - 28 de agosto de 2020

Prefeitura inicia obra da praça pública de Santa Maria

Edição nº 1742 - 28 de agosto de 2020

Na manhã dessa quinta-feira 20, o engenheiro Sérgio Alves Araújo, Secretário de Obras da Prefeitura, esteve acompanhando a primeira etapa da obra que está sendo realizada pela MR Construtora, conforme expôs ao ET. “Começamos o serviço, que consiste na implantação de uma rede pluvial construída com manilhão de concreto armado de 600 mm, que começa nas proximidades do córrego e vai até o final da praça, numa extensão de 200 metros lineares”.

De acordo com o secretário, considerando o afastamento normal da APP (Área de Preservação Permanente) do ribeirão será construído um dissipador para a chegada da rede ao córrego, a fim de evitar erosão. “A partir dali a rede continua e atravessa a praça para a captação de toda enxurrada escoada tanto pelo meio-fio das calçadas do entorno como das galerias da estrada pública que passa ao lado. Com isso haverá o escoamento geral da água pluvial do local para dentro dessa rede, sem atrapalhar o fluxo de veículos”, justifica.

Segundo ainda o engenheiro Sérgio, a primeira etapa que consiste na implantação dos tubos já está sendo concluída. Já a segunda etapa será construída em parceria com a comunidade. “A prefeitura já fez um acerto com os moradores para a construção da praça onde cada ente vai fazer sua parte. Trata-se de uma parceria entre o povoado e a Prefeitura para a urbanização de uma área doada à Prefeitura, portanto já considerada espaço público e destinada a lazer e eventos”, justifica.

Finaliza o secretário ressaltando que os moradores terão um sonho realizado. “A arquiteta Mônica Mello já tem pronto o projeto de urbanização de toda a praça, por sinal muito bonito. Esta primeira fase da construção da infraestrutura já é um marco muito importante, ponto de partida para a urbanização da praça e de muitas outras melhorias para a comunidade de Santa Maria, local que recebe muitos turistas”.

Nelo Marques de Oliveira, proprietário da MR Construtora, vencedora da licitação, explica, que a obra começou muito bem. “Estamos concluindo uma rede de canalização para captar toda a água pluvial da praça e da estrada municipal que passa ao lado. É uma obra que vai trazer muitos benefícios aos moradores da comunidade, assim como ao grande número de turistas que visitam Santa Maria, semanalmente, para fazer uso do Hospital Bezerra de Menezes ou para visitar as instituições localizadas no entorno da praça. Esta é uma obra reivindicada há muitos anos pelos moradores que, no período de chuvas, enfrentam situações difíceis, porque alaga tudo”, afirma Nelinho, se dizendo satisfeito por poder estar trabalhando no local.