Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Missionários redentoristas iniciam trabalho das Missões

Edição nº 1718 - 13 de Março de 2020

Os missionários redentoristas, padres José Roberto Pessanha, Ivair Luiz da Silva e Dionísio Foltran Zamuner com as irmãs redentoristas, Mensageiras do Amor Divino, Eduarda Tereza da Silva, Luiza Natália de Assis e Silvana Lúcia Sidney (foto acima) chegaram a Sacramento no último final de semana para a  preparação da cidade para as Missões Redentoristas que acontecerão nas duas paróquias da cidade e na zona rural entre os dias 11 a 28 de junho, quando Sacramento receberá cerca de 30 missionários  entre sacerdotes, diáconos, noviços e irmãos. 

Os missionários foram apresentados e acolhidos pela comunidade católica, no último domingo 8, nas missas das 10 e das 19h, na Basílica do Ssmo. Sacramento Apresentado pelo Patrocínio de Maria.

 Na oportunidade, o pároco e reitor da Basílica, Pe Ricardo Alexandre Fidelis lembrou que as missões começaram desde que o pedido foi aprovado pela Congregação, destacando que “uma paróquia missionária é o que queremos ser. Estamos vivendo a primeira fase das Santas Missões em Sacramento, um tempo santo, especial, de renovação da vida da nossa comunidade paroquial com a presença dos Redentoristas que já são de casa”. 

As irmãs missionárias, de acordo com Pe Ricardo, são as precursoras nessa primeira fase. “Os padres missionários não permanecerão em Sacramento, virão, sim, periodicamente. As irmãs vêm para organizar, para 'arar a terra' que vai receber depois as sementes”, informou. 


Quem são os missionários redentoristas

Em entrevista ao ET, os missionários falaram sobre as missões e lembraram o tempo em pelo Seminário do Santíssimo Redentor, em Sacramento. Padre Ivair, por exemplo, que trabalha nas Missões há 17 anos, foi seminarista em Sacramento em1990, exatamente no ano das últimas missões realizadas na cidade, volta à cidade 30 anos depois para trabalhar nas Missões de junho próximo. 

“- É uma alegria muito grande voltar a Sacramento, porque aqui fiz a experiência vocacional, que foi muito forte e decisiva, a partir do Retiro que tive nesta casa”, revela, convidando todos para viverem este tempo de evangelização.

“- Todos são convidados a participar deste momento da graça de Deus, da vida em comunidade, renovando o ardor missionário, porque todos nós somos discípulos missionários do Senhor. A missão não é só nossa, mas de todo povo de Deus, de todos os batizados, de todos os cristãos: crianças, jovens, papai, mamãe, vovós, titios são convidados a celebrar conosco este momento especial, que serão dias de misericórdia, de consolação, todos unidos em Cristo com Maria para viverem e crescerem em comunidade”.

Durante a missa de apresentação, na Basílica, Pe Ivair Luiz, responsável pela coordenação das Missões na cidade, lembrou um trecho do Hino das Missões. “Vinde pais, vinde mães, vinde filhos, vinde todos à Missão. São dias de misericórdia. São dias de consolação”, cantou, resumindo a fase inicial das missões, que será realizada pelas irmãs.

“- Este primeiro momento terá a duração de um mês e meio e consiste num levantamento sócio religioso que será feito pelas irmãs junto com os coordenadores das comunidades e, em seguida, a visita às casas, deixando claro que são perguntas simples, para saberem quantas famílias católicas residem em Sacramento, distribuídas da seguinte forma: crianças de zero a 12 anos, jovens de 13 a 25 anos e adultos acima de 26 anos. 

Padre Ivair esclareceu que as pessoas responsáveis pelas visitas estarão usando o crachá das Missões, portanto, as pessoas não precisam ter receio ao dar informações. “A equipe do levantamento estará devidamente credenciada e identificada com o crachá das Missões Redentoristas. Porém, alertou para tomar cuidado com pessoas de má fé. Se alguém aparecer pedindo o que quer que seja em nome das Missões, não deem nada e comuniquem ao padre ou às irmãs, porque ninguém está autorizado a pedir nada em nome das Missões”.  

Pe José Roberto, que é natural do Paraná, morou também no Seminário do Santíssimo Redentor, em Sacramento, por dois anos (2000/2001), portanto há 18 anos não vinha à cidade. “É uma alegria voltar, porque iniciei o processo vocacional no Seminário Santíssimo Redentor em Sacramento e agora ao retornar à cidade para as Missões Redentoristas é oportuno pedir que tenham abertura sempre de coração para viver este tempo fecundo que as missões proporcionam e proporcionará para esse povo. Particularmente, fico muito feliz por estar aqui e viver estas missões, relembrando este local sagrado, que é Sacramento e o Seminário do Santíssimo Redentor”.

Pe Dionísio, que vai dirigir a equipe missionária da Paróquia de Na. Sra. da Abadia, é um velho e conhecido amigo da cidade. Com seu carisma de sempre, afirmou: “É uma alegria grande estar aqui e poder anunciar que já estamos em Missão. Neste primeiro encontro com os padres, as equipes e coordenadores das duas paróquias, Basílica e Nossa Senhora da Abadia, estamos passando as primeiras orientações que vão culminar com as Santas Missões de 11 a 28 de junho, quando estarão da cidade cerca de 30 missionários entre padres, diáconos, irmãos e noviços”, informa, ressaltando o que vai representar esse tempo para Sacramento. 

“- A Missão é um tempo favorável de bênçãos, graças e celebrações dentro do lema das Missões, 'Unirmo-nos em Cristo para viver e crescer em comunidade', que é levado a todas as cidades por onde passam os missionários em trabalho. E é uma alegria muito grande estar em Sacramento neste ano em que comemora seus 200 anos sob a proteção do Santíssimo Sacramento e da padroeira da cidade, Nossa Senhora do Patrocínio do Santíssimo Sacramento. Esperamos que estas Missões sejam uma graça e uma bênção a todos os sacramentanos, independente de religião, para que haja de fato o espírito de família, de união para a construção de mais vida, paz e justiça entre nós”. 

De acordo com padre Dionísio, as últimos Missões Redentoristas em Sacramento aconteceram há 30 anos. “Informaram-me que foi em 1990. Eu á não estava mais em Sacramento. Cheguei em janeiro de 1977 e saí em 1981. De qualquer forma é muito tempo, justificando, portanto, esse retorno dos missionários nesta data histórica, o ano do bicentenário da cidade. Em junho próximo, aqui estarão padres que já estiveram em Sacramento, além de sete noviços de outros países da América do Sul, que moram na Casa Redentorista de Tietê (SP).  O tempo do noviciado é para isto, viver em comunidade, estar no meio do povo, conhecer as diferentes realidades e conhecer o que são as Missões Redentoristas”. 

Finaliza   recordando o tempo em que viveu no Seminário na cidade. “Diria que tive em Sacramento os melhores dias da minha vida. Foram cinco anos trabalhando no seminário e na paróquia. Um tempo muito rico e que fiz grandes amizades, que perduram até os dias de hoje”. 

De Sacramento, padre Dionísio foi transferido para a casa de Potim (SP) por alguns meses e seguiu para Angola (Continente Africano), onde trabalhou por 12 anos. Retornando ao Brasil, trabalhou em Aparecida e em Fortaleza (CE) e mais uma vez foi para o exterior, desta vez na América Latina, permaneceu dez anos no Suriname. Retornando ao Brasil em 2010, passou por três comunidades e há três anos  integra o quadro de missionários da casa de Araraquara (SP).  

 

 

Etapas das Missões culminam com o Tempo da Perseverança

As Santas Missões Redentoristas são organizadas em quatro etapas distintas e consecutivas que levam à organização e transformação da paróquia.

1ª - Conhecida como Missão da Visitação, é coordenada e orientada por Irmãs Missionárias. Esta primeira fase é focada nas visitas de casa em casa e na divisão da paróquia e comunidades em pequenos setores.

2ª - São as Missões nas Casas e nas Famílias, momentos intensos de oração, meditação da Palavra de Deus através do estudo bíblico e vivência comunitária entre as diversas famílias de cada setor. Esta etapa leva as missões, com seu anúncio missionário a todos os ambientes, desde os bairros da periferia até os condomínios residenciais.

3ª - Missão nas Comunidades, marca o tempo de evangelização por excelência com a presença dos Missionários Redentoristas na proclamação explícita da Palavra de Deus, com mensagens missionárias aos paroquianos, homens, mulheres, jovens, crianças, escolas, terceira idade, etc, durante as celebrações diversas, atendimento das confissões, aconselhamentos e outras orientações. 

4ª - A última fase das missões se dá no Tempo da Perseverança ou na Missão Continuada, quando o pároco e os fiéis da paróquia procuram dar continuidade a tudo o que viram e ouviram nas fases anteriores, de forma prática no testemunho de vida, na comunidade, na família e vida social.