Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Médicos vão fazer capacitação para realizar teleconsultas

Edição nº 1732 - 19 de Junho de 2020

Através de parceria com o Ministério da Saúde e o Hospital Albert Einstein, a Secretaria de Saúde local vai disponibilizar ferramenta on-line para que oito médicos da atenção básica consigam fazer tele consultas, dando continuidade ao cuidado de pacientes com hipertensão e diabetes, entre outras condições, de forma ágil, cômoda e segura.

Os profissionais que atenderão pela plataforma receberão gratuitamente certificado emitido pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira - ICP-Brasil e também contarão com manutenção e suporte técnico do sistema 24 horas por dia. O tele atendimento será realizado por meio de computador, celular ou telefone fixo de uso institucional ou pessoal e a Secretaria de Saúde dará condições para que os receituários emitidos por esses profissionais cheguem a esses pacientes de forma eletrônica ou o próprio medicamento de forma física.

“A tele consulta se dará pelo canal com que o paciente tenha mais afinidade, podendo ser realizada por telefone ou videoconferência. A escolha pelo tipo de modalidade de atendimento está condicionada à situação clínica, cabendo a decisão ao profissional e da pessoa a ser atendida.  Ao final do atendimento, o paciente receberá no seu e-mail o desfecho e pesquisa de satisfação”. 

Ainda segundo Reginaldo, a pessoa  poderá solicitar o atendimento por demanda espontânea ou programada, fazendo uma solicitação de agendamento de consulta a distância junto ao seu Agente Comunitário de Saúde  ou da equipe de saúde normalmente responsável por seu atendimento.