Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Lero Social

Edição nº 1731 - 12 de Junho de 2020

APAE Sacramento mantem serviços durante o isolamento social  de acordo com a OMS

 

O isolamento social sempre foi um dos maiores desafios para as APAEs, pois a luta pela inclusão da Pessoa com deficiência sempre foi uma das bandeiras defendidas pela instituição. As Pessoas com Deficiência, muitas vezes são marcadas pelo isolamento social provocado pela falta de acessibilidade, alto grau de dependência e dificuldade na interação social. Essa situação pode ser acentuada devido ao momento de isolamento social que vivenciamos, que se faz necessário.

 

No entanto a APAE de Sacramento, com sua responsabilidade social e compromisso com os mais de 170 usuários e familiares, não interrompeu seus serviços, desta forma a equipe profissional procura se reinventar, capacitar, enfrentar novos desafios, trabalhando constantemente para chegar aos nossos usuários e seus familiares.

Na Clínica Dr. Milton Skaff os atendimentos estão ocorrendo pela modalidade remota, através de orientações, atividades propostas por vídeos técnicos e vídeo chamadas. Também estão sendo realizadas articulações com serviços de saúde da rede pública municipal. Pacientes considerados graves, com demandas essenciais, seguem recebendo atendimento presencial nas áreas de fisioterapia e fonoaudiologia, com o uso de todos os equipamentos necessários e higienização das salas de atendimento, com maior rigor. 

Na Escola Tio Tofe, nossa equipe de professores e pedagogos não medem esforços para que o aprendizado chegue até nossos alunos, buscando ferramentas e possibilidades diferenciadas de trabalho remoto, adaptando materiais para as diversas necessidade dos nossos alunos, através da criação de videoaulas e adaptação do Plano de Estudo Tutorado (PET),  levando até aqueles que não tem acesso a internet os conteúdos escolares, com todos os cuidados necessários. 

No Centro-Dia educadoras sociais e profissionais da equipe técnica, oferecem suporte, orientação e acompanhamento remoto para que os usuários sejam estimulados em casa, se engajem em papéis e adquiram maior autonomia e independência no contexto familiar, além de orientações psicossociais por meio de grupos de WhatsApp, onde cada família e usuário que apresentam demandas e encaminhamentos para outras políticas públicas do município.

A Equipe administrativa, profissionais e Diretoria Executiva, continua buscando alternativas na intenção de captar recursos financeiros, para que a APAE de Sacramento possa permanecer com seu trabalho, em função da Pessoa com Deficiência. 

Apesar das dificuldades, continuamos com nossa missão de promover e articular ações de defesa de direitos das pessoas com deficiência buscando incansavelmente a melhoria da qualidade de vida, na perspectiva de maior autonomia, independência e inclusão social. 

Estamos juntos para cumprir nosso papel com responsabilidade no município de Sacramento e enfrentarmos com esperança esse desafio que mudou totalmente as nossas vidas nos últimos meses.

A Direção e Diretoria

 

HOMENAGEM

 

A Profa. Ozana de Santi de Melo, viúva de Anésio Gonçalves de Melo, patrono do Centro de Apoio  dos Produtores Rurais, acompanhada pelos filhos, Welka, Wedler, Werner e o próprio prefeito, Wesley, foi homenageada pela primeira-dama do município, Maria Tereza Abrate Melo com uma corbelha de flores. Agradecida, em entrevista ao ET, Ozana lembrou o papel de seu marido, Anézio de Melo na construção do Parque de Exposição Hugo Rodrigues da Cunha, onde foi construído o Centro do Produtor.

 “Anézio gostava demais deste parque e, se hoje existe este local, é porque ele, Antônio Afonso que, juntos com Dr. Milton Skaff, grande criador de gado com um excelente plantel,  foram os grandes mentores. Entenderam que Sacramento poderia ter um parque de exposições, e que abriga hoje o Centro de Apoio do Produtor Rural”.

 

DISTRIBUA  AMOR


A campanha solidária, realizada entre 7 a 28 de maio pela Polícia Militar de Sacramento e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) junto ao comércio e moradores da cidade rendeu 549 litros de leite e 200 quilos de leite em pó, que foram doados a entidades beneficentes de Sacramento, entre elas o Abrigo Doce Lar da Criança e o Lar São Vicente de Paulo. 

De acordo com a Assessoria de Comunicação da 184ª Cia PM, a Guarda Municipal participou diretamente da arrecadação e distribuição dos donativos e a Secretaria Municipal de Assistência Social auxiliou na distribuição do leite a pessoas necessitadas. 

Na oportunidade, a Polícia Militar, através do comandante, Tenente Valmir Maurício Dias, agradece imensamente a todos que contribuíram para o sucesso da campanha e ressalta “a importância das parcerias com órgãos e instituições públicas e privadas, que  possibilitaram ajudar muitas pessoas, amenizando suas dificuldades, nesse momento de isolamento social, para que possam enfrentar e superar uma das maiores crises de saúde pública do mundo”.