Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Ex-prefeito José Alberto parabeniza Wesley e recorda fatos da ponte da Carmelita

Edição nº 1732 - 19 de Junho de 2020

O ex-prefeito José Alberto Bernardes Borges, ao parabenizar o prefeito Wesley De Santi pela reforma da Ponte Ângela Magdalena Scalon remonta à sua infância para dizer que era criança ao acompanhar o pai, Alberto Marquez Borges, pelas margens arenosas do rio das Velhas, durante a seca, e quando o rio bufava no tempo das chuvas. “Veja como o rio está nervoso, dizia meu pai”, lembrou o ex-prefeito, que nasceu e cresceu na região entre as fazendas da família, Palestina e Olhos d'água. Minha mãe, Carmelita, não saía da fazenda, conhecia todo mundo, e a ponte estava bem ali, no seu quintal. Foi daí que ganhou o nome popular de ponte da Carmelita”, observou.

No seu discurso, José Alberto lembrou ainda que Ângela Magdalena era comadre de sua avó, Neonésia da Cunha Marquez, vizinhas de fazendas. “Conheci dona Magdalena ainda forte, cheia de saúde, de pano na cabeça, vestido comprido até os tornozelos... E quando perguntavam quem era aquela senhora, a resposta logo vinha: é a Rainha do Café. Aqui tudo era café. Por isso, a gente fica feliz por ver o nome de uma pessoa como foi Magdalena patrona desta obra. A gratidão é uma das maiores virtudes que um homem pode cultivar”, frisou recordando o acidente da ponte. 

“- Havia aqui uma bela ponte de arco, semelhante à do rio Quebra Anzol, afluente deste mesmo rio das Velhas, que é bem mais caudaloso, porque corre entre montanhas, enquanto o Quebra Anzol é um rio de planície.  Até que um dia, numa forte enchente, uma árvore tombou sobre o arco e a correnteza levou tudo embora”, lembrou José Alberto, revelando a participação do ex-prefeito Clemente Vieira de Araújo e de seu pai, Alberto Marquez Borges, na construção da nova ponte, alguns anos depois. 

“Sempre tive por hábito escutar as pessoas mais idosas em meu governo. Por isso busquei, em Dr Clemente, ex-prefeito desta cidade, esse apoio, para que intercedesse junto ao então governador, Rondon Pacheco, muito seu amigo, para a construção de uma nova ponte no rio das Velhas. O governador autorizou a construção e meu pai deu toda a madeira de eucalipto para escora e sustentação da estrutura e das formas para receber o concreto armado. Conhecendo o rio como eu, logo percebi que a ponte deveria ser, pelo menos, quatro metros mais alta devido às fortes enchentes. O engenheiro desdenhou de meu conselho e dois anos depois essa ponte também rodou, até que veio a ponte com recursos viabilizados pelo então deputado Silas Brasileiro, no governo de Dr Biro e que hoje está sendo reinaugurada por conta das reformas e reforço recebido na sua estrutura, implementados pelo Dr Wesley”.  

José Alberto concluiu exortando aquele homem que trabalha pelo bem comum. “É valoroso o trabalho de um prefeito que tem essa visão. Mesmo assim, muitas vezes, as pessoas querem segurar para que não haja progresso. Mas nós, cristãos, temos que trabalhar pelo bem comum. Levar facilidade para que as pessoas possam viver bem. O homem é da terra e para a terra vai voltar, por isso o negócio agropecuário é o sustentáculo da nossa nação”, ressaltou, enaltecendo o trabalho que o prefeito Wesley vem realizando.

“Hoje, queremos cumprimentar o prefeito pela garra e vontade de entregar aos municípios de Sacramento e Perdizes esta bela obra, facilitando ao homem do campo um trânsito mais fácil e mais seguro. Nascemos e choramos para quê? Para sugar o leite materno, depois andamos. O andar é aproximar, e nós temos necessidade da estrada, da ponte... Como bem disse, o grande presidente da República, Washington Luís: 'Governar é abrir estradas', lembrou, parabenizando também os vereadores e todos aqueles que contribuíram para ver essa obra finalizada.