Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Denúncia de fazendeiro na região dos Pinheiros viraliza na internet

Edição nº 1714 - 14 de Fevereiro de 2020

O morador da região dos Pinheiros, Luciano Peres, denunciando as precárias condições da estrada e de uma passagem improvisada, construída de tábuas sobre dois esteios, denominada 'pinguela', sobre o ribeirão da Parida, onde seus três filhos devem atravessar diariamente para aguardar o transporte escolar, no tempo das águas, viralizou esta semana na internet. 

Filmado por uma terceira pessoa, o pai caminha à frente dos filhos mostrando o caminho numa distância mais ou menos de 300 m até o córrego. “Meus amigos e ouvintes das redes sociais, vejam por favor o que meus filhos enfrentam até o dia de hoje para ir à escola...”, inicia, mostrando a caminhada até a travessia do córrego pela pinguela que tem como corrimão apenas uma corda. 

À beira do ribeirão, o fazendeiro mostra a passagem onde, no tempo da seca, com pouca água, o transporte escolar da Prefeitura de Sacramento atravessa para chegar à sua casa e pegar as crianças. Lembra que sua reivindicação é antiga. “Sai prefeito, entra prefeito, a situação é a mesma. Pedi para jogar um cascalho, me disseram que não tinham tempo, mas para estradas particulares de lavoristas, eles colocam o melhor cascalho, enquanto para os pobres, nada”, queixou-se. 

 

Resposta do prefeito Wesley De Santi

Diante da gravidade da denúncia, o ET procurou o prefeito Wesley De Santi de Melo para falar a respeito. Disse entender e respeitar a indignação do produtor da região próxima à cachoeira da Parida, porém a sua propriedade fica no município de São Roque de Minas e os filhos estudam no município de Sacramento, por ser mais próximo. 

 “Respeito e até entendo a situação dele, mas as coisas são bem diferentes do que foi colocado no vídeo. Primeiro, ele não mora no município de Sacramento. A propriedade de Luciano fica no município de São Roque de Minas. Até a divisa de sua propriedade, que é o córrego da Parida, a Prefeitura de Sacramento, através da Secretaria de Obras, anualmente, faz a manutenção da estrada até a divisa do município que chega a, mais ou menos, 300 metros da sede de sua fazenda”, explicou, ressaltando que, embora sua propriedade esteja no município vizinho, a Prefeitura de Sacramento já realizou serviços para facilitar o acesso a sua sede e, no tempo de seca ou sempre que o córrego permitir, o transporte escolar  chega à sua casa.

Sobre a fala do fazendeiro que a Prefeitura não dá atenção àquela região, o prefeito Wesley enumerou várias benfeituras feitas pelo seu governo na região. “Para se ter acesso à propriedade dele, resolvemos o problema de três passagens em situação muito precária que existiam por lá. A primeira, na reparação de uma passagem num mata-burro, que hoje dá acesso até a veículos maiores, e as outras duas na substituição de duas pontes de madeira que todo ano precisavam de reforma, por tubulação através de manilhões de concreto, resolvendo por definitivo o problema”. 

O prefeito lembra ainda que, na semana passada, fez a entrega de um trator, uma carreta basculante e uma semeadora de calcário, para a Associação Comunitária Rural dos Pinheiros, comunidade histórica que floresceu no centro daquela região, no entanto, a propriedade de Luciano está localizada no município de São Roque de Minas. 

“Fazemos de tudo para atender todos produtores rurais, pois entendemos suas dificuldades, isto é obrigação nossa, mas nesse caso, propriamente dito, ele não foi correto nas suas colocações, porque se ele quisesse de fato fazer alguma reivindicação, deveria ter procurado a Prefeitura de Sacramento e poderíamos até ter feito uma parceria com a  Prefeitura de São Roque de Minas para construir a ponte”.

 O prefeito justifica mais uma vez que, isoladamente, uma prefeitura não pode, sem uma parceria ou um convênio, realizar uma obra em outro município. “O denunciante serve de nosso município para seus filhos estudarem no povoado do Quenta Sol, local mais próximo de sua propriedade, do que estudar em São João Batista, bem mais distante, o que é muito justo, e utilizando o transporte escolar da Prefeitutra de Sacramento, que atende aquela região e que, quando possível, na maior parte do ano letivo chega à porta de sua propriedade. Quando não, aguarda ali próximo ao córrego”, explica.

 “Eu até entendo a dificuldade dele, tempo chuvoso, o córrego enche, muito barro, compreendo a dificuldade da família e a situação, mas as coisas não são resolvidas dessa maneira”, ponderou o prefeito, informando que o irmão de Luciano, morador próximo a sua fazenda, foi procurado por um vereador local, na intensão de se firmar um convênio entre os dois municípios para a construção da ponte, porém, não aceitou.

“Segundo o vereador, ele disse: 'Não queremos a ponte lá, porque a estrada dá acesso ao Parque Nacional da Serra da Canastra e vai começar a passar muita gente, muito carro na porta do meu irmão. Não queremos ponte lá', revelou, ressaltando  que é uma situação complicada. 

Para o prefeito Wesley, o fazendeiro Luciano poderia ter procurado o prefeito de São Roque  e de Sacramento para buscar uma solução. “Nós iríamos ver o que poderia ser feito, porque até a divisa de Sacramento com São Roque, o  córrego da Parida, não temos problema, sempre que precisa, o pessoal está fazendo a manutenção”.