Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1727 - 15 de Maio de 2020

Cidade ganha nova Delegacia de Polícia Civil

Edição nº 1725 - 1º de Maio de 2020

A nova sede da Polícia Civil, cuja obras foram iniciadas na primeira gestão do prefeito Wesley De Santi de Melo (2009/2012), só agora foi concluída, através de parcerias entre a Prefeitura Municipal, Ministério Público, Conselho de Defesa Social de Sacramento e Departamento Penitenciário de Minas Gerais/Presídio de Sacramento, que cedeu a mão de obra carcerária para a conclusão do prédio. 

Construída ao lado do Presídio de Sacramento, a nova Delegacia da Polícia Civil foi inaugurada na manhã dessa terça-feira 28 pelo prefeito Wesley De Santi de Melo, em solenidade que reuniu  o presidente da Câmara, Matheus Fonseca Bizinotto; o delegado titular, Rafael Jorge, o delegado regional, Victor Hugo Heisler,  representante do Ministério Público e presidente do Conselho de Segurança Social (Conses) Francisco Rafael da Silva Neto; do diretor do Presídio, Leandro Fachinelli Toledo, vereadores  e servidores.

De acordo com o delegado Rafael Jorge para a conclusão da obra, houve uma união de esforços dos diversos segmentos para retomar a construção, a própria Prefeitura, o Ministério Público, o Conses, além do Presídio local.  

“As obras para conclusão da nova Delegacia foram executadas com 100% de mão de obra prisional. Ela é 100% dos presos. Um projeto maravilhoso e inédito em Sacramento que resultou num custo zero em relação à mão de obra”, afirmou o delegado, ressaltando que o novo prédio era um anseio antigo não apenas da Polícia Civil mas da cidade como um todo. 

“Durante muitos anos, a delegacia era a responsável pelo Presídio de Sacramento e ocupava o prédio ao lado, onde funcionou até poucos dias, mas com a chegada da Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi) para administrar o presídio, o prédio foi dividido entre a Delegacia de Polícia e a Suapi, resultando um espaço reduzido para ambas, razão de estarmos sempre cobrando a sua conclusão para melhorar as condições das duas instituições”, resumiu.

Reconhecendo que a Polícia Civil de Sacramento estava precisando de uma obra como esta, afirmou: “Por isso, só tenho que reconhecer o empenho do prefeito Wesley bem como das demais instituições parceiras”, agradeceu Wesley.  

O Delegado Regional Victor Heisler ressaltou o comprometimento dos municípios em prol dos serviços essenciais para dar condições de trabalho para esses segmentos. “Dos três pilares da sociedade: Segurança Pública, Saúde e Educação, dois não pararam neste tempo de pandemia, a saúde e a segurança pública, dada sua importância. E em Sacramento a população está de parabéns, porque as autoridades, entre elas o prefeito Baguá, desde que o conheço, tem essa preocupação com a segurança pública. E agora a finalização desta obra, muito importante para a cidade, dá espaço para que a Delegacia de Polícia e o Presídio de Sacramento possam funcionar de forma adequada”, reconheceu, destacando o trabalho dos municípios em relação à segurança.

“Costumo dizer que a segurança pública é muito mais municipal, que estadual. Não fossem os municípios, as delegacias iriam fechar. Hoje, praticamente, funcionamos com o apoio que as prefeituras nos têm dado. E Baguá tem essa sensibilidade, essa percepção de nunca faltar com o apoio quando as polícias vão em busca de ajuda”, disse, parabenizando o dinamismo do delegado Rafael Jorge por agregar as forças do município para a construção e os demais segmentos envolvidos.

Também discursaram parabenizando o prefeito Wesley pelo apoio dado a Segurança Pública na cidade e as instituições parceiras; o presidente da Câmara, Matheus Fonseca Bizinoto; o diretor do presídio, Leandro Fachinelli Toledo e o presidente do Conselho Comunitário de Defesa Social, Francisco Rafael da Silva Neto, ambos ressaltando o papel da mão de obra carcerária em obras realizadas no município, como o Lar São Vicente de Paulo, Lar Tia Nina, na limpeza da cidade, entre outras.  

 

Um complexo de segurança que faz diferença

Encerrando a solenidade, o prefeito Wesley De Santi de Melo, enaltecendo o relevante trabalho realizado pela Polícia Civil na cidade, nas pessoas de seus gestores Rafael Jorge e Victor Heisler; do Conselho de Defesa Social, Ministério Público e Presídio de Sacramento, reconheceu a importância das parcerias e ressaltou também o trabalho do engenheiro Sérgio Araújo, secretário de Obras e Serviços Urbanos, no acompanhamento das obras.

“São parcerias muito importantes que, tenho certeza de que muitas ações de segurança vêm funcionando na cidade em virtude dessa parceria. Desde a época da implantação das câmaras de monitoramento, vemos o trabalho e dedicação de Onézio Cruvinel e Francisco, por isso deixamos registrado nesta simples solenidade de entrega de mais uma obra, nosso reconhecimento, porque graças a esse trabalho, Sacramento tem um complexo de segurança que faz a diferença. Vocês são peças fundamentais nesse trabalho, inclusive,  para o término desta obra com a participação da mão de obra carcerária, sob a condução do diretor Fachinelli, aliás, não apenas nesta obra, mas em várias outras, especialmente nesse tempo de pandemia em que as receitas do município vêm caindo assustadoramente”,  revelou.