Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Cidade entra na Onda Verde

Edição nº 1748 - 09 de Outubro de 2020

Sacramento entra na Onda Verde. A informação foi dada ao ET, na manhã desta sexta-feira 9, pelo secretário Reginaldo Afonso dos Santos, atendendo ao Minas Consciente que liberou para a macrorregião Triângulo Sul a Onda Verde. “Estamos aderindo à Onda Verde, que dá liberdade para liberar mais algumas atividades comerciais que vinham sendo proibidos até agora, como  música ao vivo, atividades físicas individuais”, enumerou o secretário, alertando, entretanto que, apesar da liberação é preciso ter responsabilidade. 

 

“Se as pessoas entenderem que elas precisam assumir isso com responsabilidade, com certeza, vamos vencer essa pandemia. E são três regras básicas que neste momento não podem ser omitidas: uso de máscaras estejam onde estiver; distanciamento de no mínimo dois metros e evitar aglomeração. Seguindo essas três regras, acreditamos que poderemos viver bem tranquilos sem pegar a Covid”, afirmou Reginaldo.

 

Teste PCR

Outra boa notícia dada pelo secretário de Saúde é com relação às testagens da Covid-19. “A novidade é que, a partir de agora, todas as pessoas que apresentarem síndrome gripal, serão testadas com o PCR, considerado 'padrão ouro' para testagem de Covid. Vamos fazer com o Governo Federal um programa de monitoramento das pessoas que estão com síndrome gripal e das pessoas que com ela têm contato. E o isolamento será feito de acordo com o resultado do teste realizado: em caso positivo, o isolamento continua sendo de 14 dias, mas se negativo, libera o contato da pessoa no isolamento. Para isso, temos uma equipe de sete monitores que vai ficar por conta de todas essas pessoas gripadas e aquelas que tiveram contato com elas”.  

Ainda de acordo com Reginaldo, com a queda dos casos na cidade, algumas ações da saúde estarão sendo retomadas. “Uma delas, as cirurgias eletivas. Estamos apenas aguardando a liberação da Secretaria de Estado da Saúde. Sem essa liberação não podemos iniciar”. 

 

11 bairros tiveram casos confirmados este mês 

 

Sacramento está superando a fase difícil que passou nos meses de agosto e setembro com um alto índice de contaminação. “Os números estão baixando, mas todo mundo tem que seguir as regras básicas”, alerta o secretário, citando o Painel de Monitoramento onde, até agora, foram registrados 15 casos, em 11 dos 37 bairros listados.

Tiveram dois casos confirmados, os bairros Centro, Chafariz, João XXIII e o Perpétuo Socorro, que são os mais populosos da cidade. Outros sete bairros registraram apenas um caso: Alto Santa Cruz, Cervato II, Novo Alvorecer, Onofre Cândido, São Geraldo, Jardim Alvorada e Jardim das Acácias.  

 

Até o momento, Sacramento tem 747 casos confirmados, dos quais  722 estão recuperados e 6 em acompanhamento. Mais um óbito foi confirmado para Covid, totalizando agora 19 mortes. Outros três que estavam em investigação, testaram negativo.