Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Cidade abre Centro de Atendimento para Enfrentamento à Covid-19

Edição nº 1732 - 19 de Junho de 2020

A partir da próxima terça-feira 23 Sacramento terá  um Centro de Atendimento para Enfrentamento à Covid-19,  em área isolada da UBS Aracy Lopes Pavanelli, para evitar a contaminação dos demais espaços. 

De acordo com o secretário de Saúde, Reginaldo Afonso dos Santos,  o Centro de atendimento funcionará das 7 às 16 horas, de segunda a sexta feira,  para identificar precocemente os casos suspeitos de infecção pelo novo coronavírus, por meio da qualificação do processo de acolhimento com classificação de risco, visando à identificação da necessidade de tratamento imediato. 

“O processo de atendimento inicia pelo telefone 9.9906.5108, com opção de chamada a cobrar ou WhatsUpp para a Central de Atendimento Covid-19 pela equipe do médico Claudinei Silva Junior que, caso seja necessário, marcará o horário para o atendimento presencial, que será realizado com uma equipe especial coordenada pela médica Valesca Riccioppo. Após as 16 horas e nos finais de semana, o atendimento será realizado diretamente na Santa Casa”, explica o secretário.

 

Sacramento vai realizar 1000 testes para detecção de anticorpos contra a Covid-19 

 

Considerando que é competência do Chefe do Poder Executivo Municipal tratar da organização dos serviços públicos em decorrência da situação de emergência em saúde pública, em caráter excepcional, como bem acentuou o Supremo Tribunal Federal (STF, ADI 6341), 

o prefeito Wesley De Santi de Melo não tem poupado esforços no sentido de conduzir bem tanto as medidas de contenção e prevenção necessárias para a saúde das pessoas, como as de flexibilização tão necessárias à manutenção da nossa economia.

Com o agravamento e o aumento indiscriminado de casos suspeitos, ocupação de leitos em UTI e enfermarias (46% em Uberaba), e mortes confirmadas pela Covid-19 em Minas Gerias e ainda a falta do “Kit Intubação” em todo o país, o governo municipial autorizou a realização de testes rápidos para a detecção de anticorpos contra o novo coronavírus, de acordo com o protocolo elaborado pelo Ministério da Saúde.

Os testes sorológicos (testes rápidos) são úteis para determinar epidemiologicamente se o paciente teve a doença e já adquiriu anticorpos contra o vírus. Normalmente, são realizados em massa em grupos específicos ou seguindo o protocolo do Ministério da Saúde.

 Em Sacramento, segundo o secretário Reginaldo Afonso, as testagens serão realizadas em pacientes que apresentaram sintomas de Síndrome Gripal,  14 dias após o início dos sintomas, pacientes que passaram por cirurgias e equipes da linha de frente dos profissionais da saúde.

Para saber se o paciente está com o vírus é necessária a realização de testes laboratoriais do tipo RT-PCR (padrão ouro) que identificam o vírus no período em que está ativo no organismo, tornando possível aplicar a conduta médica apropriada para o caso em questão: internação, isolamento social ou outro procedimento pertinente.

Ainda, de acordo com o secretário, para realizar o teste do tipo RT – PCR é necessário ter solicitação do médico e a coleta pode ser feita a partir do 3º dia após o início dos sintomas e até o 10º dia, pois ao final desse período, a quantidade de RNA tende a diminuir