Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1771 - 26 de Março de 2021

Campanha de vacinação contra a poliomielite e multivacinação começa dia 5

Edição nº 1746 - 25 de Setembro de 2020

O Ministério da Saúde, juntamente com o Programa Nacional de Imunização, definiu o período de 5 a 30 de outubro para a realização das Campanhas de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação para atualização do cartão de vacinação da criança e  adolescente menor de 15 anos. O dia 17 de outubro será o dia D de vacinação. 

 

Poliomielite - A Vacinação contra a Poliomielite tem como público alvo crianças de 1 ano a menores de 5 anos de idade (até 4 anos 11 meses e 29 dias), de forma indiscriminada,  desde que já tenham recebido as três doses de  Vacina Inativada Poliomielite (VIP). 

A meta é vacinar 95% da população de Sacramento, que compreende 1.284 crianças na faixa etária preconizada.

Multivacinação - A multivacinação tem a finalidade de atualizar a situação vacinal de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade (14 anos 11 meses e 29 dias), de acordo com as indicações do Calendário Nacional de Vacinação.  

Nos locais de vacinação, os profissionais de saúde irão avaliar se há alguma vacina que ainda não foi administrada ou se há doses que necessitam ser aplicadas, para completar o esquema vacinal preconizado. 

O público alvo são os menores de 15 anos (até 14 anos 11 meses e 29 dias), que não vacinaram ou estão com os cartões incompletos, das vacinas BCG, Hepatite B, Penta, Rotavírus, Pneumo 10, Polio Oral, Polio Inativada, Meningo C, Febre Amarela, Tríplice Viral, DTP, Hepatite A, Varicela, dT, Meningo ACWY e HPV quadrivalente. 

A meta da Campanha de Multivacinação é de 95% da população geral, que compreende 5.522 crianças e adolescentes.

Sarampo e gripe – Paralelamente, estarão sendo vacinados indiscriminadamente a população de 20 a 40 anos contra o sarampo e ainda serão disponibilizadas mais 1.500 doses da vacina contra a influenza (gripe) para toda a população que ainda não vacinou.