Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Alto da Santa Cruz ganha reservatório de 315 mil litros

Edição nº 1736 - 24 de Julho de 2020

O Governo Municipal e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) iniciaram as obras para a instalação de um reservatório no Alto da Santa Cruz, com capacidade para 315 mil litros de água, modelo cilíndrico apoiado em chapas de aço, afixadas em fundações de concreto armado tem altura de 9m e diâmetro de 6,68m. A finalidade é de abastecer toda a parte alta desse bairro, além do Cervato I e III, parte do Cervato II e, também a parte alta do bairro Perpétuo Socorro. 

De acordo com o engenheiro Osny Zago, diretor da autarquia, hoje, praticamente todos esses bairros citados são abastecidos pelo reservatório atual do Alto da Santa Cruz, cuja capacidade de 60 mil litros não atende a demanda de modo satisfatório. 

“A parte baixa do Perpétuo Socorro e Cervato I e também parte do bairro Cervato II é abastecida por gravidade através da rede mestra. Já, nas partes altas a água só chega às casas através de recalque das bombas da elevatória do Perpétuo Socorro, o que causa aumento de energia e muitos rompimentos na rede, desabastecimento nas parte alta, além de aumentar o desperdícios de água”, pontuou.

 

“O novo reservatório de 315 mil litros, que vai receber água da Elevatória do Perpétuo Socorro - diz mais o engenheiro - vai abastecer todos esses bairros citados, por gravidade, melhorando a quantidade de água e, também, a pressão em pontos críticos de abastecimento, e vai resolver problemas pontuais de falta de água”, esclarece, informando que o reservatório obedece aos critérios e às normas que garantirão a estanqueidade e, principalmente, a qualidade da água exigida pela Portaria 2914/2011 do Ministério da Saúde.  

 

Prefeito Wesley De Santi agradece emenda de deputado

 

O prefeito Wesley De Santi de Melo lembrou que os recursos para a construção do novo reservatório no Alto da Santa Cruz foram viabilizados pelo deputado estadual Hely Tarquínio. “Razão de estarmos aqui agradecendo e reconhecendo seu trabalho em prol de nosso município. Dr Hely, que tem por Sacramento um carinho muito grande, é um dos deputados que mais viabiliza verbas para a cidade. Através do vereador Dr Pedro, seu particular amigo, só neste mandato, enviou para a cidade mais de R$ 1 milhão em verbas”, revelou, enaltecendo trabalho do diretor do SAAE, Osny Zago, que tem pela frente, até o final do ano dois grandes projetos em execução.

“- O primeiro está quase pronto, a instalação desse reservatório de água no Alto da Santa Cruz, que vai resolver de pronto aquela situação de falta d'água nas partes altas dos bairros Perpétuo Socorro, Alto da Santa Cruz e adjacências. O outro, é a construção de uma lagoa, que vai servir como reservatório em períodos críticos de enchente, que deve também estar pronta antes das próximas chuvas”.