Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Saúde elege os novos membros do Conselho Municipal de Saúde

Edição nº 1705 - 13 de Dezembro de 2019

A Secretaria de Saúde conclui esta semana as eleições dos membros que vão compor o Conselho Municipal de Saúde (CMS) para o próximo triênio, 2020/22, formado por representantes de quatro segmentos da sociedade: a) dos Usuários, formado por oito representantes efetivos; dos Trabalhadores da Saúde, quatro representantes; b) dos Prestadores de Serviços, um representante; d) segmento do Governo,  três representantes, eleitos por indicação, que serão indicados esta semana, totalizando 16 representantes efetivos e outros 16 suplentes. Conheça no box, os representantes efetivos já eleitos.

     O assessor da Secretaria de Saúde, Flávio José da Costa, que conduziu a cerimônia de posse, mostrou aos novos conselheiros os objetivos e o funcionamento do  Conselho sua importância para a controle social frente aos serviços de saúde. 

  José Idualte, que está encerrando a função de conselheiro da Saúde durante seis anos, prestigiou a posse dos novos membros, deixando sua mensagem sobre a importância e o papel do  conselheiro. “Não adianta ter um conselho fraco, caso contrário não teremos remédio, médicos, ambulâncias. Quando passei a fazer parte do Conselho há seis anos, não tinha nenhuma UTI móvel na cidade, hoje temos três ou seja, o conselho tem que cobrar, essa é a função do conselho. Se temos boas pessoas no conselho teremos uma boa saúde”. 

 

Segmento dos Usuários

Ademar Antonio de Lourdes, Alice Jerônimo de Melo, Isabel Cristina Pansani,   Marilu Kelyane Silva Pereira, Renan Otávio Gomes Júnior, Manuel Dias Martins,   Maria de Lourdes Gonçalves Borges e Klayvert Jorge Paulino de Souza, que têm como  suplentes: Reginaldo Donizete Bizinoto, Luzia das Graças Afonso, José Lác da Silva, José Gonçalves Cintra, Thaís Nascimento, Luciana dos Reis Oliveira, Maria Lina de Melo e Magda Lúcia Marques Machado, para um período de três anos (2020/2022).

 

Segmento dos Trabalhadores

Efetivos: Luiz Carlos Rodrigues, Amélia Maria Ranuzi, Leonina Cattani e Analíce Custódio: suplentes: Marilene Luiza de Freitas, Adriano Celso de Oliveira Junior, Luciana dos reis Assunção e Marli Pereira Borges. 

Segmento prestadores de serviços do SUS 

Efetivo: Paulo Sérgio Quaiotti e, suplente: Ademir Gobbo Junior. 

 

“O SUS só funciona se tiver um conselho forte que ajuda a gestão e cobra em favor do povo

Os conselhos municipais de saúde foram criados a partir da criação do SUS. O Sistema Único de Saúde (SUS) foi instituído pela Constituição Federal de 1988, em seu artigo 196, como forma de efetivar o mandamento constitucional do direito à saúde como um “direito de todos” e “dever do Estado” e está regulado pela Lei nº. 8.080/1990, que operacionaliza o atendimento público da saúde. 

“O SUS só funciona se tiver um conselho, que ajuda a gestão municipal do SUS, nas pessoas do prefeito e do secretário de Saúde, e cobra em favor do povo. O que vemos hoje Brasil a fora é que não temos um serviço de saúde adequado, funcionando como deveria. Felizmente, em Sacramento, foge à regra, pois percebemos que os serviços de Saúde estão bem, melhorou muito, destacou José Idualte, que falou aos presentes sobre a importância do CMS, na condição de vice-presidente nessa gestão que está findando. 

Frisou Idualte que “o conselho tem uma força que ninguém imagina, uma cidade que não tem um conselho de saúde atuante a saúde está falida. A gente acompanha na TV a situação da saúde em muitos lugares, está falida. E Sacramento, que investe R$ 3.740.000,00, que foi o último balanço que o Conselho analisou, é exceção.  Esse dinheiro é repassado para pagamento de todas as despesas referentes à Saúde, Santa Casa, médicos Pronto Socorro, plantonistas, exames e, também para outras cidades que prestam serviços a pacientes de Sacramento que são encaminhados, como o Hospital Escola de Uberaba, dentre outras instituições, enfim onde for necessário”, afirma e conclui destacando que o CMS deve manter com os gestores do município um bom relacionamento. E graças a Deus conseguimos muita coisa”, resumiu.

 

A função do Conselho de Saúde

O Conselho Municipal de Saúde – CMS – é um órgão permanente e deliberativo formado por representantes do Governo dos prestadores de serviço e profissionais de saúde e usuários. Os conselheiros atuam na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros. Para que se possa cumprir o que a Lei determina, o Conselho deve exercer o controle social do SUS. 

 

Isso significa dizer que cabe ao Conselho fiscalizar, planejar, propor e controlar os