Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Sacramento sedia etapa regional do Campeonato Mineiro de Karatê

Edição nº 1677 - 31 de Maio de 2019

A arte marcial, denominada karatê, que por seis anos não teve espaço na cidade, voltou à ativa no ano passado graças ao apoio da Prefeitura e o trabalho do profissional na arte, Alexandre Guissoni, que trouxe o primeiro grande evento para a cidade neste domingo 26, com a presença de mais de 200 atletas, para disputar a primeira fase do Campeonato Mineiro de Karatê, no Marquezinho. 

Aberto com a audição do Hino Nacional e Hino da Cidade, executados pela Banda Lira do Borá, o evento estava representado com atletas das cidades de Araguari, Bom Despacho, Coromandel, Ituiutaba, Nova Ponte, Patos de Minas, Uberaba e Uberlândia, além de Sacramento.

O prefeito Wesley De Santi de Melo recepcionou as delegações ressaltando a satisfação da cidade ao receber atletas, técnicos e dirigentes esportivos que “fazem do Karatê uma arte tão especial, cujo resultado é tão surpreendente a todos que praticam a arte, não apenas no condicionamento físico, mas também na formação humana”, enfatizou, elogiando o técnico Alexandre Guissoni pelo seu trabalho.

“Não poderíamos deixar de cumprimentar o Prof. Alexandre por esse trabalho tão bonito em nossa cidade. Você está resgatando a história do Karatê, que já trouxe tantas lutas e tantas glórias à nossa cidade. Parabéns a você e sua equipe, organizadora deste evento”, disse, saudando a seguir o público presente e desejando a todos um bom dia de competições. “É um prazer muito grande, uma alegria, recebê-los em nossa cidade”, finalizou. 

Para o secretário Marzola, a volta do karatê na cidade, faz parte da política da prefeitura de oferecer esporte para todos. “O Prof. Alexandre pertence ao quadro da Prefeitura para comandar o karatê. No entanto, com o fim da modalidade nos últimos anos, ele estava em desvio de função. Mas agora, graças à valorização que o novo governo tem dado a todas as modalidades esportivas, sob a coordenação desse talentoso professor, o esporte retornou com tudo, porque nós reconhecemos que a arte marcial é um esporte que disciplina, educa e ensina para uma vida toda”, frisou. 

Guissoni agradeceu, sobremaneira ao prefeito Wesley; ao secretário Márcio Marzola e à URS, na pessoa de seu presidente,  Thalys Andrey Nunes Rodrigues, pela abertura dada à modalidade no atual governo. “Só tenho que agradecer a Deus e a vocês todos”, disse, emocionado. 

Em entrevista ao ET, Guissoni falou de sua expectativa na temporada. “Embora reiniciando a arte, trazendo novos atletas, crianças, jovens e adultos, estamos buscando conseguir um grande espaço no cenário mineiro”, promete, destacando que conta com cerca de 50 alunos a partir de quatro anos de idade.

De acordo com Guissoni, nessa nova etapa, excetuando a campeã Carolina Ferraz, os demais atletas são novatos. “Mas estamos apostando neles, tem gente que já conquistou o título de campeão brasileiro”, ressaltou e completando: “Sacramento tem potencial para o karatê, pois temos atletas brilhantes. Essa nova fase está sendo muito importante”. 

O representante da Federação Mineira de Karatê, Neweton Adas, falando na abertura do Campeonato, cumprimentou as autoridades presentes e parabenizou Alexandre. “Não posso deixar de parabenizar a pessoa que tornou este evento possível em Sacramento. Sem ele nós não estaríamos aqui hoje, para este Circuito Triangulino e Alto Paranaíba, que é Alexandre Guissoni, que acompanho há 30 anos”, elogiou, destacando que o karatê como esporte olímpico vai dar uma grande lição na Olimpíada de Tóquio. 

O sacramentano André Luiz Zago, que começou a jogar desde criança, é hoje árbitro creditando da FMK. “Minha experiência é longa no Karatê. Comecei aos três anos de idade, fui até os 17. Parei um tempo por causa da faculdade e retornei há sete anos com Alexandre. Desde o final de 2018 parei as competições e me tornei árbitro”, explica e revela a satisfação de arbitrar o campeonato na sua cidade. “Sinto-me honrado, gratificado e principalmente realizado, porque pertencer à equipe de arbitragem era um sonho que eu tinha e fazer a continuação do trabalho que era feito na minha época”. 

O atleta Fernando Henrique Vital  Filho 17, do Esporte Clube Girassol, de Uberlândia, é estudante do ensino médio e está se preparando para o vestibular em Matemática, inclusive, em 2014 foi homenageado pelo Kumon com o PIN Liga I. (A Liga I significa que o aluno estuda assuntos do ensino médio estando no fundamental) e é excelente carateca. 

O karateca começou aos cinco anos de idade e é dono de vários títulos: bicampeão brasileiro, sete vezes campeão mineiro e campeão na categoria 14/15 anos, do mundial “Karate-do Goju-Kai Global Championships” Karatê pela  International Karatê Do Goju Kai Association (IKGA Brasil) em Richmond,  no Canadá, evento que contou com a presença de 540 altletas de 23 países. Mas ao todo, Fernando acumula um total de 113 títulos. Fernando, detentor do título mineiro de 2019 se prepara para o Brasileiro com boas expectativas. 

“Já disputei e disputo muitos campeonatos que servem como preparação para campeonatos maiores e também para prestigiar os professores, árbitros e mostrar para outros jovens que a gente pode ser e fazer. Vou cursar Matemática, quero ser professor e já estou pensando como vai ser, porque eu vou continuar no karatê. Meu sonho é ser campeão Sul Americano, já participei mas não conquistei o título. Quero participar o Pan Americano e conquistar mais um título mundial”, promete. 


Sacramento é vice campeão da etapa Triangulina de Karatê com 18 medalhas

Oito cidades   e 160 atletas e 16 equipes conquistaram medalhas. No topo do ranking geral está Nova Ponte com 27 medalhas, seguida por Sacramento com 18 medalhas, Confira o  quadro dos cinco primeiros no ranking de medalhas.    

Class.

Clube

Ouro

Prata

Bronze

Nova Ponte

12

11

27

Sacramento

9

5

4

Fudoshim Uberlândia

5

2

1

Carmo do Paranaíba

4

2

1

Girassol Uberlândia

4

1

2

Compõem ainda o ranking   Takey (6º) Senshi Karate Shotokan (7º) Dojo Bunkai (8º ) Uchyama (9º)  Shihan Farah (10º) 11º Projeto Social Tiradentes/Uberaba (11º) CT Lisita (12º) Dojo Jose Roberto (13º)  Adas E Nahas Udia (14º)  Seibukan (15º) e  CT Sergio Fonseca/Patos de Minas (16º). 

E o professor Alexandre destaca todos os atletas de Sacramento, por categoria, pois todos os surpreenderam.

Até 5 anos: Davi Batista Martins (1º Kata Forma) e Maria Fernanda Marques Cunha (1º Kata Forma);  

6 e 7 anos:  Henrique Gabriel Vieira Santana (1º Kata) e (2º Kumite); Davi Miguel Neves  (3º Kata) (3º Kumite); Pedro Lucas Ribeiro Moura (1º Kumite) e Vitor Morais Bizinoto  (2º Kata);

8 e 9 Anos: Maria Luiza Vieira Gobbo  (1º Kata) e (2º Kumite);

10 e 11 anos até 40 Kg e acima de 40 kg: Manuela Silva Guissoni (2º Kata) e (3º Kumite); Sofia Elen Marques da Cunha (3º Kata) e (1º Kumite) e Ana Laura Venes Bianchi Pereira  (1º Kumite);

14 e 15 anos: Júlio César Cardoso Almeida (1º Kumite);

16 e 17 anos: Luis Felipe Crisóstomo de Almeida Borges (3º Kumite);

Ana Carolina Ferraz Faria (2º Kata) e (1º Kumite)