Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Regional de Uberaba entrega certificados por desempenho na Atenção Básica

Edição nº 1678 - 7 de Junho de 2019

Na reunião da Comissão Intergestores Regional Ampliada, no dia 30 de maio, em  Uberaba, a equipe da Atenção Primária da Regional entregou certificados de reconhecimento de desempenho dos municípios no Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Atenção à qualidade da Atenção Básica. Ao todo, foram 12 equipes entre Núcleos de Apoio à Saúde da Família e Atenção Básica com Saúde Bucal, com desempenho ótimo e muito bom, de seis municípios.De acordo com a qualificação atingida, cada equipe pode dobrar o valor recebido para financiamento das ações, a fim de incentivar os profissionais. A coordenadora da Atenção Primária regional, Sheila Rezende, explica que o processo de certificação acontece em três etapas: a auto avaliação da equipe; o monitoramento dos indicadores e a avaliação externa realizada no local. 

“Os critérios avaliados se dividem entre padrões essenciais, que são obrigatórios, e padrões estratégicos, não obrigatórios, mas que contribuem para a melhoria nos processos de trabalho, como por exemplo, o acesso da unidade de saúde em horário de almoço, implantação do prontuário eletrônico, entre outros serviços prestados à população”, explica a coordenadora.

O município de Sacramento recebeu certificado por atendimento muito bom em duas equipes de Atenção Básica e ótimo para uma equipe de Apoio à Saúde da Família. O secretário municipal de saúde, Reginaldo Afonso dos Santos, explica que para alcançar os resultados, vêm sendo realizadas capacitações constantes, além do apoio matricial e processo terapêutico singular. 

Segundo ele, “o município também conseguiu bons resultados no Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde e no Programa de Monitoramento das Ações de Vigilância em Saúde, além do prêmio de R$ 10 mil, no XXXV Congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, pela experiência exitosa da Academia Viva, na região sudeste”.

 (Fonte: Secretaria de Estado de Saúde - http://www.saude.mg.gov.br/Redação ET)