Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Há 50 anos, o homem pisava na Lua

Edição nº 1683 - 12 de Julho de 2019

Há exatos 50 anos, 20 de julho de 1969,  Neil Armstrong 38,  Edwin Aldrin Jr 39 e Michael Collins 38  chegavam à Lua. Os três partiram no dia 16 de julho do Cabo Canaveral (hoje Cabo Kennedy), na Flórida, a bordo da nave Apolo 11, e alunissaram o módulo lunar Eagle (‘águia’, em inglês) em 20 de julho de 1969, às 20h17 UTC. 

Armstrong tornou-se o primeiro humano a pisar na superfície lunar seis horas depois, já no dia 21, seguido por Aldrin vinte minutos depois. Os dois passaram por volta de duas horas e quinze minutos fora da espaçonave e coletaram 21,5 Kg de material para trazer de volta à Terra. Michael Collins pilotou sozinho o módulo de comando e serviço Columbia na órbita da Lua enquanto seus companheiros permaneceram na superfície. Armstrong e Aldrin passaram um total de 21 horas e meia na Lua até reencontrarem-se com Collins.

O fato foi acompanhado por cerca de 850 jornalistas de 55 países, falando 33 línguas diferentes que registraram o acontecimento. A transmissão do acontecimento foi realizada ao vivo, mundialmente, pela televisão.  Estima-se que 20% da população mundial, assistiu às imagens. 

No Brasil, a TV foi inaugurada em 18 de setembro de 1950, a população totalizava 92,94 milhões de pessoas. TV era artigo de luxo, imagem de péssima qualidade, com transmissão em preto e branco. Ao pé do rádio, o povo recebeu incrédulo a notícia,  mas lá estava o astronauta norte-americano Neil Armstrong, saindo do módulo lunar Eagle, naquele dia 20 de julho que ficará para sempre marcado na história da humanidade.   

Ao pisar na lua com o pé esquerdo, Armstrong também ficou eternizado na história ao falar a célebre frase: “Um pequeno passo para um homem, um salto gigantesco para a humanidade”.

No dia 24 de julho, os três astronautas chegaram à Terra sãos e salvos, e dois deles continuam vivos. Armstrong morreu em 2012, aos 82 anos. 

Depois disso, mais 12 homens, em seis missões, entre 1969 e 1972, chegaram ao satélite natural, de acordo com a NASA.

Somente no dia 20 de julho de 1969, um homem pisou na lua pela primeira vez,  foi Neil Armstrong, seguido por Edwin Aldrin, enquanto Michael Collins orbitava na nave. Eles retornaram em segurança e amerissaram no Oceano Pacífico em 24 de julho após oito dias no espaço.

De olho em  Saturno e Marte

A Apollo 11 encerrou a Corrida Espacial e realizou o objetivo nacional norte-americano estabelecido em 1961 pelo presidente John F. Kennedy: “Antes de esta década acabar, aterrissar um homem na Lua e retorná-lo em segurança para a Terra”.

Os três astronautas foram recebidos com enormes celebrações nos Estados Unidos e pelo mundo, recebendo diversas condecorações e homenagens. De acordo com os dados registrados pelos sites que acompanham as pesquisas e viagens realizadas para a conquistas do espaço uma viagem à Lua leva três dias, enquanto uma a Marte pode levar até 162 dias.

De acordo com a Nasa até 2030, os Estados Unidos pretendem colocar o homem no planeta vermelho. Enquanto isso não acontece outros países estão desenvolvendo pesquisas paralelas que estão guardadas a sete chaves e que têm como foco o sistema solar.