Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

EJC realiza ação social no dia de Finados

Edição nº 1700 - 08 de Novembro de 2019

Os jovens do EJC (Encontro de Jovens com Cristo), da Paroquia Nossa Senhora da Abadia, que acabam de participar do Dia Nacional da Juventude, no último domingo, em Uberaba, têm dado exemplo de uma juventude engajada na promoção social, na ajuda solidária e nas reflexões feitas em encontros realizados. Ao longo deste ano já realizaram 13 ações.

 

A última campanha foi realizada no Dia de Finados, nos portões do Cemitério S. Francisco de Assis, quando arrecadaram mais de 400 fraldas geriátricas, juntamente com seus patrocinadores, que serão doadas ao Lar São Vicente de Paulo no dia 17 de novembro.

De acordo com João Batista Gonçalves (Joãozinho Cassimiro), um dos coordenadores do movimento, este é o terceiro ano da campanha destinada àquela entidade. “A cada ano a campanha destinada ao Lar S. Vicente vem crescendo. No primeiro ano, arrecadamos 380 pacotes de fraldas; no ano passado, 570 e, este ano, estamos trabalhando com o patrocínio de algumas pessoas e esperamos chegar a 800 pacotes”, explica. 

 Joãozinho lembra que o EJC é um movimento da Igreja Católica que surgiu na década de 1970, em São Paulo. “Na verdade, o movimento é uma vertente do ECC (Encontro de Casais com Cristo) e tem por objetivo a formação de uma comunidade de jovens, entre 17 a 29 anos, voltada para o exercício de uma vida cristã, assim como a existência de um círculo de convivência no âmbito Paroquial/Pastoral. O EJC representa hoje um dos principais movimentos jovens nas igrejas católicas no Brasil”, pontifica.

No próximo ano, ao completar 50 anos de existência, o EJC Brasil vai comemorar a data com um mega evento em Brasília. “Estarão em Brasília jovens de todo o país para o 'Encontrão Nacional do EJC'. De Sacramento, somos 100 jovens integrados ao movimento, participantes e atuantes”, destaca Joãozinho, acrescentando que além da Campanha de Fraldas, os jovens realizam a Campanha da Fartura, no primeiro domingo de cada mês, quando os jovens coordenam a celebração eucarística, na Matriz de Na. Sra. da Abadia.  

“Mensalmente, no primeiro domingo, a celebração das 19h é a Missa do EJC. “Os paroquianos são convidados a contribuir com um quilo de alimento. O que é arrecadado se transforma em cestas básicas que são distribuídas a entidades e famílias carentes”, explica Joãozinho.

De acordo com o coordenador, neste final de ano, os jovens lançaram a campanha do 1º domingo de dezembro, trocando os alimentos por roupas de cama (lençóis e fronhas) para serem doadas à Santa Casa de Misericórdia de Sacramento. 

“Esta ação será o gesto concreto do EJC no Natal. Com o apoio de todos os paroquianos, estaremos arrecadando roupas de cama, lençóis e fronhas”, informa, revelando mais que, antes do Natal, o grupo vai fazer um almoço para arrecadar fundos para a compra desse enxoval. “Quem quiser ajudar, entre em contato com o escritório da Paróquia”, convida. 

 Finalizando, ressalta Joãozinho que o trabalho do EJC é muito sério. “Nosso trabalho é muito sério, além do crescimento espiritual, levamos os jovens a   colocar em prática essa vivência, seguindo as palavras de São Tiago (2:14-26), de que, 'a fé sem obras é morta'. Ensinamos e os incentivamos a serem serviço”.   

Jaqueline Faria Popolim, membro do EJC explica que a coordenação do grupo está a cargo de uma equipe, formada por quatro casais (tios) e oito jovens. “O Joãozinho representa um dos casais e eu um dos oitos coordenadores jovens. Nossa função é estar presente nas ações, incentivando os demais jovens. E este ano queremos bater nossa meta com o apoio do patrocinadores”, explica e convida os jovens a participarem do grupo nas ações sociais e reflexões em grupos. 

“- Os jovens são convidados a participar com a gente na promoção desse trabalho pelo bem comum, desempenhar o seu lado humano, colocar-se a serviço, independente de qual paróquia pertença, por que nós somos Igreja”.