Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Cidade lembra memória de Pe Victor

Edição nº 1685 - 26 de Julho de 2019

Uma missa em ação de graças pelos 32 anos da morte do missionário redentorista, Pe Victor Coelho de Almeida marcou o encerramento da exposição sobre sua vida, aberta na Casa da Cultura, no dia 14 pela Secretaria de Cultura em parceria com a Paróquia Basílica do Santíssimo Sacramento. 

 

No início da celebração, presidida pelo pároco reitor da Basílica, Pe Ricardo Alexandre Fidelis, foram introduzidas por paroquianos e expostas junto ao presbitério algumas relíquias marcantes de padre Victor, seguidas de pedidos de bênçãos: o Cálice, presente da  Congregação Redentorista na celebração dos seus 50 anos de sacerdócio; o microfone da antiga Rádio Aparecida, usado por ele para levar ao Brasil a mensagem da mãe Aparecida; uma surrada batina cinza, vestimenta sacerdotal usada pelo sacerdote e  uma imagem de Nossa Senhora Aparecida, pela qual Pe. Victor tinha tanta devoção, o que lhe valeu a alcunha de 'O grande arauto da Rádio Aparecida'. 

Pe Victor nasceu em Sacramento, no dia 22/09/1899, no lar do Prof. Leão Coelho de Almeida e Maria Sebastiana de Almeida. Foi batizado na Igreja Matriz, hoje basílica, em 1º de novembro de 1899, pelo então vigário Manuel Rodrigues da Paixão. Foram seus padrinhos, Augusto Marques Pereira e Luzia Gonçalves Batista.  

No final da celebração, padre Ricardo lembrou a grande devoção mariana de padre Victor. “Pelo seu testemunho, pela sua voz propagou esta devoção pelo Brasil inteiro, por meio do acolhimento dos fieis em Aparecida e por meio das ondas da Rádio Aparecida”, disse, convidando todos a  cantarem o hino à Virgem Maria, Senhora da Conceição Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil. Em seguida, juntos fizeram a consagração e o pedido de intercessão pela sua beatificação. 

  Antes de proferir a bênção final, o pároco externou agradecimentos ao secretário de Turismo e Cultura, Carlos Aberto Cerchi, pela iniciativa da exposição sobre a vida de padre Victor, embrião do futuro memorial, que será feito na Capela de Nossa Senhora de Fátima, ao lado da Santa Casa; ao vereador Marcos dos Santos Pires, autor de requerimento ao prefeito para a construção do monumento; ao ex-prefeito Bruno Scalon Cordeiro, autor da lei que criou o Dia de Padre Victor; às equipe de Liturgia e Canto e ao escritor Amir Salomão Jacob, autor do texto para a apresentação das relíquias.

Confiante na construção do Monumento a Pe Victor, o pároco encerrou demostrando confiança e expectativa ao afirmar: “Esperamos que seja possível que este monumento seja erguido por ocasião do bicentenário da nossa cidade e das Santas Missões Redentoristas, que serão realizadas em Sacramento no próximo ano”.