Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Câmara Municipal de Sacramento outorga títulos de Cidadania e Comenda do Mérito Legislativo

Edição nº 1691 - 06 de Setembro de 2019

Em sessão solene especial realizada no Paço Municipal, na noite da última sexta-feira 6, a Câmara Municipal de Sacramento, considerando os relevantes serviços prestados ao município por 18 cidadãos/ãs,  concedeu-lhes honrosas homenagens. Admiráveis forasteiros que aqui chegaram e construíram suas vidas no trabalho, na dedicação e no amor à terra, com justiça mereceram e foram agraciados com o Título de Cidadão Honorário de Sacramento; homens e mulheres que contribuíram de forma esplêndida  para o crescimento e desenvolvimento da cidade, também foram merecedores da Comenda da Ordem do Mérito Legislativo Dr. Clemente Vieira de Araújo. 

A sessão solene presidida pelo vereador Matheus Fonseca Bizinoto, contou com a presença de autoridades, dentre elas, o prefeito Wesley De Santi de Melo, familiares e amigos daqueles que, meritoriamente, foram homenageados. Abrindo a sessão, o presidente da casa, Matheus Bizinoto deu as boas-vindas a todos enaltecendo os homenageados como homens e mulheres que contribuíram com o crescimento e desenvolvimento da cidade, razão de serem merecedores daquela justa homenagem. 

Após a entrega dos diplomas de Cidadania Honorária e da Comenda da Ordem do Mérito Legislativo Clemente Vieira de Araújo, cada um dos vereadores discursou na tribuna, enaltecendo seus homenageados por tudo o que têm contribuído para a construção e a história de Sacramento, que ruma para os 200 anos. Veja abaixo um resumo biográfico dos homenageados.

 

Vereador Edmilson Peres

 

Augusto José Saldanha Neto é natural de Nova Lima (MG), onde cursou o ensino médio e o curso de Torneiro Mecânico no Senai, cursando também alemão avançado entre 1978 a 1986. Em 1997 aposentou-se na profissão por tempo de serviço. Em Sacramento, trabalhou na Prefeitura como Agente de Saúde e atualmente está na Academia Viva e no Centro de Convivência do Idoso. Augusto é casado com Ilza  Maria Ferreira. Dono de uma voz grave e forte, emprestou também seus dons radiofônicos a empresas de radiodifusão. 

Arnaldo Donizete Santana 57  nascido na fazenda Mumbuca, é o 11º filho do casal  Geralda Rita de Jesus e Joaquim Francisco Santana. Em 1991 casou-se com Magela Maria Leite Santana, pais de dois filhos, Frederico e Isabella; e Erik, sobrinho que veio morar com a família e, desde então considerado como filho. Arnaldo é cantor, compositor, ator e humorista nato, criador dos personagens, José Belarmino e Zeca. Hoje, Arnaldo e família residem no sítio Dona Angelina na região da Tapera. 

 

 

Vereador Henrique Spirandelli

 

Alison Rodrigues de Jesus Souza 35 é natural de São Gonçalo do Rio Preto (MG). Aos 16 anos foi aprovado em processo seletivo para estudar na Escola Agrotécnica Federal de São João Evangelista  (MG). Concluindo o curso aos 19 anos, mudou-se para Belo Horizonte e, em 2005, retornou à terra natal, onde trabalhou na prefeitura por dois anos,  até   assumir o cargo de Secretário de Agricultura entre 2006  a janeiro de  2009, quando foi convocado  em concurso público para tomar posse na Emater-MG, agência de Sacramento, onde realiza um excelente trabalho contribuindo com o desenvolvimento agropecuário do município. Alison é casado com Janainy Daniela com quem teve três filhas.  

 

Kesley Seyssel de Melo Rodrigues 40 é uberabense, mas já era sacramentano de coração. Filho de Anésio Rodrigues Borges e de Luzia de Melo Rodrigues é advogado, sócio proprietário do escritório jurídico e corporativo Melo Rodrigues. Como advogado trabalhou como procurador da Câmara Municipal por três biênios e, atualmente é secretário da 116ª subseção da OAB/Sacramento. Na filantropia, com um grupo de idealistas, edifica em Sacramento a Casa Assistencial Maria da Cruz, onde a comunidade poderá contar com amparo  material, moral e espiritual.  

 

 

Vereador Leandro Araújo

 

Raimundo Socorro Alves de Araújo 61 nasceu em Castanhal, no Estado do Pará. Ali cresceu até mudar-se para Brasília, onde conheceu o grande amor de sua vida, Maria José, com quem se casou e teve a filha Lídia, que se casou com um sacramentano, vindo a morar em Sacramento. Filha única, amor imenso pela filha, os pais acompanharam os recém casados e aqui se fixaram, terra que adotaram como sua. Desde 1998, Araújo, como é conhecido, tornou-se uma figura simpática e popular. Como pipoqueiro e, principalmente, como Papai Noel nas festas natalinas, conquistou a sociedade, alegrando crianças, idosos e doentes na Santa Casa. 

 

Bernadete Maria Gomide (73) é casada há 54 anos com Eulino Gomide, de cuja união nasceram sete filhos, que lhes deram 14 netos e seis bisnetos. Bernadete trabalhou na Prefeitura como cozinheira da Escola Coronel Júlio Borges, nos correios e no posto de saúde na Comunidade de Jaguarinha, onde morou por vários anos e era considerada a mãe de todos. Mulher de fé e muito católica,  sempre dedicada com  zelo pelo sagrado tornou-se ministra da Eucaristia na Jaguarinha, mudou-se para a cidade   e continua até os dias de hoje no serviço eucarístico na Matriz  Basílica. 

 

Vereador Luiz Devós

 

Gilmor Sabino Lorenzoni, filho de imigrantes italianos, Gilmor é natural do Rio Grande do Sul, onde viveu até concluir o curso de Engenharia Florestal, na Universidade de Santa Maria. Formado, iniciou a atividade em projetos florestais no Mato Grosso do Sul, onde foi um dos pioneiros na introdução no Brasil da colheita mecanizada de florestas plantadas.  Em 1996, mudou-se para Sacramento, trazendo uma equipe de profissionais para conduzir as atividades florestais na fazenda Chapadão do Bugre, onde implantou a Minas Agromercantil. Nesses 23 anos no município, comandou as extrações de madeira para serraria e produção de energia.  Gilmor, foi representado por Marcelo Ferreira Bianchini.

 

Mozart José Ribeiro, natural de Tapira, filho de Lázaro Ribeiro Lemos e Maria Luiza Lemos, é casado com Neide Aparecida Borges, tem dois filhos.  Veterinário formado pela UFU, iniciou a atividade em Sacramento, no Sindicato Rural e na Secretaria de Agricultura sempre com vistas na produção leiteira, orientando os produtores com palestras e cursos. Em 1999, criou a empresa Nascentes Embriões, na qual dedica-se à produção de bovinos e equinos. Homem de tino empreendedor, assumiu a Cooperativa Agropecuária de Sacramento (Coasa), reerguendo-a dentro dos ideias cooperativistas. 

 

Vereador Luster Fernandes

 

Sílvio Luiz dos Santos, filho de Arlindo Afonso dos Santos e Irene Augusta Calixto, nasceu na cidade de Palestina (SP). Casado com Ana Paula de Oliveira Seribelli, fixou residência em Sacramento em 2012 e aqui começou a trabalhar em sua residência como seleiro. Em 2017, teve a iniciativa de abrir o comércio para trabalhar na sua profissão. Cidadão respeitável, comprometido com o desenvolvimento da cidade, Sílvio Luiz, de coração, há muito já se sente um sacramentano.  

 

Elis Cristina Bento 31, filha de Geraldo Bento e Nirce das Graças, casada com Pedro Castelli, é atleta do vôlei profissional. Em Sacramento, destacou-se desde os anos 90 quando conquistou vários títulos regionais, estaduais e brasileiro. Fez parte do elenco das Meninas de Ouro de Sacramento.  Ao longo de sua trajetória passou por importantes clubes brasileiros, quando disputou nove Superligas, conquistando,  inclusive o título de Melhor Atleta. Jogou também nas equipes Volley Koniz, na Suíça, e Terville Florange Olimpique, na França. Atualmente, está no Club Voleibol Logroño, na Espanha. 

 

Vereador Marcos Pires

 

João Batista de Oliveira Gundim é natural de Uruaçu (GO) e tem uma profissão diferente, há 20 anos trabalha como salva-vidas de rodeio e há 17 anos reside em Sacramento, onde fez amigos dentro e fora da arena, angariando o respeito de todos. A sua mestria no trabalho de proteger os peões o levou a representar Sacramento no Rodeio de Barretos. Com grande espírito caritativo, já realizou ações para arrecadar dinheiro para ajudar peões necessitados.  No mundo do rodeio, onde coloca em risco a sua vida para salvar a do peão, João Batista é conhecido como Jone Panca.

 

Valdemar Fernandes da Silva 87 nasceu na região de Jaguarinha, onde morou por vários anos, trabalhando como lavrador. Mudou-se para a cidade e aqui passou a frequentar o Espiritismo, passando a ter como filosofia de vida a ajuda ao próximo. Há 24 anos ininterruptos, Valdemar visita diariamente os pacientes na Santa Casa, levando a todos uma palavra de conforto  e otimismo.  Viúvo de Sebastiana Alves da Silva, Valdemar é pai de três filhos, Luizmar, Iron e Cebismar. 

 

Vereador Maurício Viana

 

Vicente José da Silva nasceu numa família de 11 irmãos, na cidade de Uberlândia, em 1924. Aos cinco anos veio para Sacramento e aos oito começou a trabalhar na fazenda do pai, onde vive até os dias de hoje. Aos 26 anos casou-se com Maria Aparecida e juntos tiveram quatro filhos, Divina, Osvaldo, Olavo e Eunice. Vicente ficou viúvo aos 36 anos e casou-se novamente também com Maria Aparecida, com quem teve mais quatro filhos, Maria Abadia, José Antônio, Humberto e Adalberto.  Hoje, nos seus belos 95 anos, recebendo o carinho da esposa e dos filhos desfruta de uma grande família, com 26 netos, 35 bisnetos e oito tataranetos. 

 

José Ary Rocha, técnico desportivo especializado nas áreas de futsal e futebol, chegou a Sacramento em 2000, depois de trabalhar nas prefeitura de Uberlândia (sua terra natal), Patrocínio, Tupaciguara, Catalão , dentre outras, colecionando diversos títulos. Trabalhou na área de reabilitação de deficientes físicos e visuais. José Ary é fundador das associações atléticas independentes de Monte Alegre, Patrocínio e Sacramento e é o fundador da Associação e Pais de Atletas de Futsal de Sacramento (Apafs). José Ary que é pai de dois filhos, atualmente é casado com Valéria.   

 

Vereador Dr. Pedro Teodoro 

 

Diogo Rodrigues Cassiano é médico cirurgião da Santa Casa de Misericórdia de Sacramento. Natural de Goiânia, aos 19 anos ingressou no curso de Medicina da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, onde  também cursou residência em cirurgia geral e do aparelho digestivo. Desde 2008 vem prestando serviços em Sacramento como plantonista na Santa Casa, na rede pública de saúde local, no CRES e PSFs. É dele a iniciativa e responsabilidade de introduzir no Centro Cirúrgico da Santa Casa a cirurgia por vídeo. Desportista, criou uma escolinha de futebol na cidade, por acreditar que o esporte é a base para o crescimento sadio das crianças. Diogo é casado com Carolina, pais de dois filhos.

 

Maria Alice Dias 56 é casada com João Batista da Silva, pais de três filhos.  Mulher guerreira, Maria Alice trabalha desde os doze anos e, paralelamente faz a diferença no bairro onde mora, o Cajuru, onde há 12 anos assumiu a presidência da Associação do Bairro, tendo como meta resgatar a dignidade dos moradores, dando às crianças a oportunidade de um futuro melhor. Assumindo seu papel como líder e protagonista de eventos sociais, desenvolve com a diretoria diversos projetos incentivando-os os jovens e moradores à participação na resolução dos problemas do bairro. 

 

Vereador Matheus Bizinoto

 

Paulo Cesar Neves 47 nasceu em Presidente Bernardes, divisa de São Paulo com Paraná.  Veio a Sacramento para visitar uma Igreja e aqui conheceu Regina, por quem se apaixonou e com quem se casou em 2002, transferindo-se em definitivo para a cidade que adotou como sua, tamanho o amor pela terra. Da união, nasceu-lhes o filho Diego. Trabalhador dos mais dignos, Paulo começou sua vida profissional ainda muito jovem, como engraxate, e não parou mais. Foi servente de pedreiro, pintor, encarregado de depósito de construção  e, atualmente, é vigilante no bairro Jardim Alvorada

 

Eliana Lima Barbosa 57 é filha de Sebastião Rosa Lima (Cavaco) e Fernanda Vieira Lima. Viúva, a Profa. Eliana é mãe de duas filhas e um filho do coração. Com um vasto currículo como educadora, Eliana Iniciou a sua vida no magistério na fazenda dos Mansos, passando depois pelas escolas rurais de Microondas, Chapadão da Onça e nas escolas municipais urbanas, João Cordeiro,  Sílvia Vieira e APAE. Mas traz também no seu rico currículo passagens pelas escolas estaduais Sinhana Borges, Barão da Rifaina, Coronel e Afonso Pena. Atualmente está como vice-diretora na Escola Luiz Magnabosco.