Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Bucolândia

Edição nº 1663 - 22 de Fevereiro de 2019

As primeiras escolas do Sacramento antigo

     14 - Escola Noturna Paroquial - I

 

Fundada pelo Sr. José Natálio e mantida pela Liga e Clero, conforme a foto acima, de 09.04.1939, funcionou, primeiramente na casa de Alli Charchou e, finalmente, no prédio construído no local onde funcionou, em 1922, o Colégio Santa Rosa. Teve como diretor e fundador, José Natálio e, professoras, Ismalita Derwil de Miranda, Maria de Lourdes Castanheira e Sílvia Aparecida Vieira. 

José Natálio, em 1916, fixou residência no município de Sacramento, na região denominada chapadão do Bugre, na rota dos transportes de mercadorias da época e do comércio do gado, atividade que encerrou numa ocasião de crise, para dedicar-se à profissão de ourives. Exerceu esse trabalho, intermitentemente, durante grande parte de sua vida, inclusive na cidade de Sacramento para onde se transferiu definitivamente.

Ocupou na cidade vários cargos, entre esses, defendia, energicamente a necessidade de alfabetização ampla, com a convicção não era apenas teórica ou proselitista. Assim, empenhou-se a trabalhar sem esmorecimento para levar aos mais carentes a instrução efetiva. Era a favor do ensino religioso nas escolas, como elemento fundamental da formação do caráter.