Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

rETrospecto

Edição nº 1562 - 17 de Março de 2017

PREFEITO WESLEY É O NOVO PRESIDENTE DA AMITAM

O prefeito Wesley De Santi de Melo é o novo presidente da AMITAM – Associação dos Municípios de Interesse Turístico da Alta Mogiana, eleito no dia 20,  em reunião realizada no auditório da Prefeitura de Uberaba, evento que contou com a presença de representantes das 55 cidades das regiões nordeste dos estados de São Paulo e Minas Gerais, que integram a Associação. 

 

Na nova diretoria da AMITAM , além do prefeito Wesley de Santi de Melo, no cargo de presidente, estão na condição de vices-presidentes os prefeitos  Paulo Piau Nogueira (Uberaba), Dimar de Brito ( Santa Cruz da Esperança /SP) Claudemir Aparecido Dolmem (São Simão/SP), Gilson de Souza (Franca/SP) e o Convention &Visitors Bureau de Uberlândia, além de vários outros diretores das diversas cidades. 

 

SALÁRIO DOS SERVIDORES ESTADUAIS CONTINUA PARCELADO

O Governo de Minas divulgou, nessa terça-feira 21,  o novo calendário de parcelamento dos salários de seus servidores referente aos meses de abril, maio e junho deste ano. Uma circular com as datas foi encaminhada aos sindicatos representativos das categorias.  

A nota traz as datas e explica que a escala pode sofrer alterações. "Caso ocorra qualquer melhora, neste período, do fluxo de receitas estaduais, a escala será alterada e os sindicatos serão comunicados com antecedência", diz o comunicado. 

Em abril, a primeira parcela será paga no dia 12, a segunda no dia 19, e a terceira e última no dia 25. Já em maio, o pagamento acontecerá nos dias 11, 17 e 22. No mês de junho, será nos dias 12, 19 e 22. 

 

O parcelamento dos salários, sob alegação de problemas financeiros, acontece desde fevereiro de 2016. Desde então, várias categorias fizeram paralisações contra o parcelamento.

 

IMA ISENTA AGRICULTORES FAMILIARES  DE TAXA DO CERTIFICA MINAS CAFÉ

Produtores de café da agricultura familiar em Minas podem participar gratuitamente do Programa Certifica Minas Café. O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), publicou em 25 de fevereiro, no Diário Oficial de Minas Gerais, a Portaria nº 1.699, que isenta do pagamento de taxa de auditoria os agricultores familiares que desejarem ingressar no programa de certificação. A auditoria consiste em verificar se o produtor cumpriu as normas exigidas para a certificação. A certificação possibilita ao agricultor melhorar a qualidade, agregar valor ao produto e conquistar novos mercados e, para ter direito à isenção da taxa o agricultor familiar deverá ser inscrito no Programa Nacional da Agricultura Familiar (Pronaf) e ter o documento de Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) ativo.

O Programa Certifica Minas Café é uma iniciativa do Governo de Minas por meio da Seapa e realizado pelo IMA e pelas empresas de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater- MG) e de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig). O objetivo é auxiliar os produtores na implantação de boas práticas de produção nas propriedades cafeeiras do estado, fomentando a melhoria da qualidade do produto e  sua competitividade nos mercados nacional e internacional.

 

O Certifica Minas Café conta, em todo o estado, com 1.230 propriedades certificadas, das quais cerca de 380 pertencem à agricultura familiar.