Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Ulisses Bigi 61 anos como sapateiro

Edição nº 1466 - 22 Maio 2015

Entre as mais de 30 barracas de ambulantes no 27º Encontro Regional de Folias de Reis, fomos encontrar a do sacramentano, Ulisses Bigi, 73, velho sapateiro que aprendeu todo o ofício com um mestre artesão do século passado, o Lourdes Sapateiro que, de sapateiro artesão passou a vendedor de calçados industrializados. 

Bigi começou na profissão faz tempo, aos 12 anos,  e aprendeu tudo com um dos  grandes mestres da época: o Lourdes Sapateiro.  “Aprendi a profissão com o Lourdes, que tinha sapataria ali na beira do Borá e ali fiquei muitos anos. Depois fui trabalhar com o Zé Venceslau. E convivi com outros grandes mestres, como o Dário, o  Ledo, os irmãos  Tê e Aresqui... 

Quando completei 18 anos,  me mudei para Franca, onde fiz a vida como sapateiro. E, nas fábricas, fui de faxineiro, montador a gerente de banca. Nunca enjeitei serviço  e se precisar de uma pessoa pra fazer um sapato do corte ao cadarço sei fazer de tudo, sei operar cada uma das máquinas”, revela, contando uma história.

“- Cheguei a Franca à noite, na manhã seguinte fui procurar serviço. Na primeira fábrica, o chefe falou:  'Meu quadro está completo', mas quando eu falei que era sapateiro de banca ele disse: 'Pode começar depois do almoço'. E nunca mais parei.  Aqui aprendi a fazer até vira francesa, montada na agulha. A gente pegava uma linha São Jorge, encerava com a cera natural e ia costurando... O Calçado não levava um prego...”. 

Casado com Maria Lúcia e pais de cinco filhos e avô de seis netos, Ulisses ganha a vida como pequeno empresário ambulante. “Antes eu fazia os calçados e vendia, hoje a vista não está muito boa e as mãos dando câimbra, resolvi  comprar pra revender. Minha vida é ser sapateiro”.