Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Sebrae faz diagnóstico artesanal em parceria com a ASAA

Edição nº 1471 - 26 Junho 2015

A Associação Sacramentana de Artesãos e Artistas, ASAA, recebeu entre os dias 24 a 26 a visita de Andrea Costa, designer consultora do Programa Sebrae de Artesanato, de Belo Horizonte, para uma oficina de  diagnóstico   das potencialidades artesanais dos associados da ASAA. 

De acordo com Andrea, nesses três dias de atividades, além de conhecer a produção e a matéria prima que a cidade oferece  vai elaborar um plano de ação para que o Sebrae possa vir apoiar o desenvolvimento do artesanato local. 

“- No primeiro momento, vamos conhecer os agentes, as pessoas envolvidas na produção de artesanato, para conhecer suas demandas, dificuldades e necessidades. O segundo passo é conhecer os locais de produção. Serão dois dias de visitas a vários artesãos, conhecendo a matéria prima, a técnica, o produto final e, depois, elaborar o plano para as ações futuras”, disse, explicando como o Sebrae pode atuar.

“- O Sebrae é especialista em capacitação, informação e gestão e pode promover cursos na área de gestão e desenvolvimento de produtos e também apoios na parte  de comercialização, por ter parceria com feiras, como tem atuado hoje em mais de 400 projetos no estado, que é conhecido pela sua diversidade artesanal”, explicou, reconhecendo que, numa primeira avaliação, os artesãos da cidade têm um grande potencial, uma tradição cultural muito grande refletida no artesanato. 

Para o presidente Rhaavi Dionísio, a ação do Sebrae faz parte do planejamento da diretoria. “A importância disso é muito grande, porque vai nos dar subsidio técnico, capacitação, novo olhar para a criação dos produtos. A partir desse diagnóstico, vamos formatar as ações futuras, que têm como objetivo atingir outros artesãos  inclusive nas comunidades rurais”, afirmou.