Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1771 - 26 de Março de 2021

Samba Viva! Sacramento: Presidente da rede aposta em Sacramento

Edição nº 1458 - 27 Março 2015

Em entrevista ao ET, o presidente da rede, Guilherme Castro afirmou que “a obra foi entregue com muita agilidade, em apenas um ano e meio e com padrões da empresa muito bem recebidos pelos investidores e com uma equipe muito bem qualificada. E não adianta falar da estrutura, se não tivermos uma boa e bem treinada equipe”. 

De acordo com Castro, a opção pela construção do Samba Viva! Sacramento tem a ver com o fluxo do segmento religioso na região, em especial do Espiritismo. ''São turistas que vêm à cidade no mínimo em duas datas especiais que marcam o nascimento e a morte de Eurípedes Barsanulfo, mas muito mais que isso, entendemos a cidade como um entreposto importantíssimo da região”, justifica. 

O presidente argumenta também a qualidade e o diferencial dado pela rede em seus hotéis. “Não hospedamos apenas, mostramos brasilidade, harmonia e alegria em nossos hotéis, com espaço propício para convenções e eventos sociais e corporativos, suprindo uma carência existente na região'', acrescenta, ressaltando a sua localização.

''- Sacramento está na divisa com o Estado de São Paulo e grande parte dos representantes comerciais de empresas que  negociam com o  meio rural, os laticínios e demais empresas passam por aqui e pela região, num raio de 100 km. justifica, agradecendo a boa acolhida na cidade. 

“- Agradeço por termos sido recebidos de braços abertos. A receptividade foi muito boa, a região é belíssima, com um grande potencial, oferece muitas opções de lazer, por isso  apostamos no investimento aqui.  Aliás,   me perguntaram por que continuamos firmes com o investimentos diante de uma possível crise econômica. Eu digo que são nestes momentos que as maiores oportunidades aparecem. Li, as palavras do presidente da General Growth Properties, J. Bruce Flatt,  que disse: 'Os pessimistas vão para Miami, eu vou ficar  aqui, porque aqui é o lugar das oportunidades' e, parafraseando-o, digo: “Apostamos  em Sacramento”. 

O presidente e diretor geral da rede, mais conhecido, internacionalmente como 'CEO - Chief Executive Officer  -Guilherme Castro, é Turismólogo e Historiador além de possuir MBA em Marketing de Serviços. Atuou como diretor por cerca de 15 anos no Brasil e exterior em vários hotéis e escritórios regionais de redes mundiais como Hilton Worldwide, onde acumulou diversas premiações. Entre elas,  o melhor Gerente de Vendas Brasil, Melhor Gerente de vendas América Latina, Prêmio Outstanding Achievement América Latina e destaque na execução de estratégias gerando grandes resultados nos maiores produtos da empresa na América Latina, levando a empresa à liderança de mercado em todos os locais os quais estavam inseridos. 

Ainda conta com ampla experiência em Revenue Management e estratégia hoteleira, expansão e negociação com investidores, formação de equipes e operação hoteleira com foco em resultados.

 

Hospedagem do jeito ‘Samba’...

O gerente geral do Samba Viva! Sacramento, Fábio Belletti, que acompanhou desde o início os trabalhos de edificação do hotel, se confessa feliz por estar à frente do investimento. 

“- Feliz, muito feliz. Saí de uma multinacional hoteleira para assumir a gerencia geral do Samba Viva!, não só a parte administrativa, mas toda a operação, e o resultado está sendo ótimo, com um hotel middle class, isto é, três estrelas, que na verdade são quase quatro (risos)”. 

À pergunta do repórter, 'por que hospedar-se no Samba Viva! Sacramento, Belletti, não teve dúvidas ao responder : “Desde o princípio, nossa ideia foi valorizar Sacramento em todos os setores, na escolha dos  colaboradores, a comida mineira, o queijo Canastra... A cidade não é movimentada apenas pelo turismo religioso, seja espírito, seja católico, visto nossa matriz elevada agora à basílica”, enumera. 

De acordo com Belletti, o turismo sacramentano é riquíssimo. “ Há mais de 150 cachoeiras na região, a serra da Canastra, Gruta dos Palhares...Ou seja, nossa divulgação será de todos os potenciais da cidade e isso será muito importante e poderá transformar Sacramento como uma referência no Brasil. Enfim, o turista vai se hospedar no Samba Viva! Sacramento, não apenas por isso, vamos oferecer uma hospedagem do jeito Samba com alegria, brasilidade e com um sorriso no rosto”.

 

Sobre a obra não estar 100% concluída, Belletti disse que esse recurso é muito comum em edificações desse ramo de hotelaria. “Abrir de forma lenta e gradativa um hotel, o que chamamos de soft, que nos permite iniciar a operação, faltando algumas finalizações, mas parte dos 80 apartamentos já está funcionando para bem receber os hóspedes, as refeições funcionando  normalmente e,  enquanto eles desfrutam do hotel, estaremos concluindo a academia e a parte de eventos...”.

 

Américo André já é quase sacramentano

Américo André Júnior é um dos dez investidores do Samba Viva! Sacramento. Muito simpático, ao lado da esposa Cléo, atendeu ao ET para uma entrevista, afirmando que ''o Samba Viva! vai ser um marco na inovação da ideia de conforto em hospedagem. Confessando seu amor pela cidade, relembra:

“- Eu venho a Sacramento há 22 anos e sempre muito bem recebido. Por gostar muito da cidade, percebo que  há carências, em especial nesse ramo do turismo, apesar do grande potencial turístico que ela pode representar”, analisa, afirmando que Sacramento pode oferecer muito mais.

“- Hoje, Sacramento oferece o turismo religioso, mas o seu potencial é muito maior, principalmente o turismo ecológico, muito pouco explorado. Além disso, Sacramento fica numa região riquíssima, central, apresentando todas as condições de se tornar um polo que centralize os interesses da região”, explica, informando que já existe nesse sentido um trabalho corporativo que está sendo feito desde novembro com empresas dos estados de Minas e São Paulo. Com todo esse interesse, só lhe falta o título de cidadania. 

 

Finalizando, Américo ressalta o otimismo com que a cidade deve encarar o empreendimento, mesmo diante da crise. “Minha mensagem aos sacramentanos e a todos os investidores e apoiadores, até pelo momento porque o país vem passando, é uma mensagem de otimismo, de crença. O povo de Sacramento tem que acreditar no seu potencial, na equipe que está trabalhando para que isso se torne viável. Acreditar é a palavra da hora”, afirma.

 

Para prefeito, hotel vem suprir carência

O prefeito Bruno Scalon  Cordeiro (foto), falando sobre a abertura do empreendimento, destaca a alegria que o hotel traz no nome, 'Samba Viva! Sacramento'; o local estratégico de sua localização, na avenida que leva o nome do construtor da Escola Eurípedes Barsanulfo, Tomás Novelino e na saída para o principal ponto turístico da cidade, a Gruta dos Palhares.

 “- O Samba Viva! Sacramento é um empreendimento que vem realmente oferecer  à cidade o  que precisamos muito no momento, a geração de empregos e acomodações para turistas”, reconhece, destacando a parceria de seu governo feita com o Senac, Senai  e Pronatec para a capacitação de profissionais.

 

Agradecendo aos investidores, o prefeito Bruno Cordeiro destaca a força religiosa do município, através de suas personalidades. “Sacramento é uma convergência da união espiritual entre católicos, espíritas, protestantes, evangélicos. E hoje, com certeza, a mão espírita se faz muito presente nesse empreendimento com Eurípedes, Corina, Heigorina... Essa obra, tenho certeza, é um divisor, porque nossa carência na rede hoteleira é grande. Ao abrir esse empreendimento, minha mensagem é de incentivo e de agradecimento por acreditar e apostar”, frisa, falando dos investimentos de seu governo na cidade. 

 

Alzira: “Investidores, vocês são a alma dessa obra”

Falando ao ET, a presidenta do Centro Espírita Esperança e Caridade, Alzira Bessa França Amui (foto), sente-se realizada com o empreendimento.

“- A abertura do hotel é para nós motivo de grande alegria, porque é a realização de um grande sonho, de dar oportunidade às pessoas que vêem a Sacramento de terem uma acolhida e serem recebidas com tudo aquilo de que precisam”,  afirma, explicando a parceria com a rede: “O Lar de Eurípedes cedeu o terreno para a construção, o que vai proporcionar uma valiosa contribuição para a manutenção da nossa obra, porque o Lar de Eurípedes tem alguns apartamentos e teremos com eles várias atividades; e nossa alegria é maior ainda, porque o projeto arquitetônico do hotel é de nossa filha, Francini”.

No seu discurso, emocionada, lembrou do sonho de Eurípedes, 'o de iluminar o bairro João XXIII'. “E Corina conseguiu realizar esse sonho, ela o iluminou com o trabalho da Vila Sinhazinha, mais tarde vieram as irmãs de São José de Cluny e, depois, na década de 1970, ela começa o grande movimento para a construção da  Escola Eurípedes Barsanulfo, altamente criticada por fazer a escola nesse bairro, mas o sonho dela era trazer luz a esse bairro e conseguiu com Dr. Tomás Novelino”, lembra.

Prossegue, afirmando a 'nova luz' que o bairro recebe, o Samba Viva! Sacramento. “E hoje  esse hotel está sendo inaugurado, mas  ele não será um hotel simplesmente, ele será uma casa que vai receber os nossos amigos, os amigos de Eurípedes, os amigos de Corina, os amigos de Sacramento”, disse, fazendo um agradecimento especial ao casal,  Américo André e Cleo, “os primeiro idealizadores do hotel em parceria com o Lar de Eurípedes”. Alzira agradece também a Terezília e Rodrigo,  dentre outros investidores. Nas suas pessoas, afirmou:  “Vocês são a alma disso aqui”. 

 

Francine França Amui, autora do projeto arquitetônico do Samba Viva! Sacramento era a mais pura felicidade ao ver quase concluído o seu projeto. “É uma felicidade muito grande, porque um projeto é como um filho que a gente planeja, espera e quando fica pronto é uma emoção. E é uma dupla felicidade, primeiro, pelo  projeto si e também  pelo beneficio que um hotel desse padrão  trará para Sacramento. É gratificante  saber que a gente participou disso desde a escolha do terreno, ou seja desde o primeiro momento”.