Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Sacramento decreta estado de emergência

Edição nº 1452 - 13 Fevereiro 2015

O prefeito Bruno Scalon Cordeiro assinou decreto esta semana o decreto nº 83, de 06 de fevereiro de 2015, declarando estado de emergência no município de Sacramento, considerando o longo período de estiagem e o prejuízo e perdas das lavouras plantadas no município, de acordo com levantamento e laudos técnicos. 

O laudo foi feito pelos técnicos da Emater, Sindicato dos Produtores Rurais de Sacramento e da Prefeitura que percorreram fazendas do município e constataram os prejuízos já evidentes, devido à escassez de chuva nas produções agrícola e pecuária. 

De posse dos laudos da estimativa de perdas,  o secretário de Agricultura e Pecuária, Joaquim Rosa Pinheiro; o técnico da Emater, engenheiro Roberto Mendes e o presidente do Sindicato Rural, Hermógenes Vicente Ribeiro, estiveram com o prefeito Bruno Scalon  Cordeiro.

De acordo com o engenheiro Roberto, as perdas de grãos, bem como na produção de leite e carne, vão oscilar entre 15% e 35%. Já para o secretário Joaquim, os números devem subir. Ele acredita que as perdas cheguem a um patamar de 40%. 

Levantamento da Folha de São Paulo, publicados no dia 7/2,  mostra as perdas na safra agrícola. Em Minas, os maiores prejuízos até agora foram registrados na região do Triângulo Mineiro com 30% na produção do milho e 31% na soja. Em São Paulo, o café na Alta Mogiana será afetado em 40% e a laranja no interior em 20%. 

Falando sobre o documento, o prefeito esclarece que   “é preciso garantir um instrumento legal, para que os produtores, tenham como negociar suas dívidas com os governos, bem como com instituições financeiras”.