Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Retrospecto

Edição nº 1452 - 13 Fevereiro 2015

BASÍLICA FECHA PARA REFORMA

A Basílica do Santíssimo Sacramento Apresentado pelo Patrocínio de Maria fechou as portas para as reformas e adequações que serão feitas por exigência do Vaticano, após receber o título de basílica. Todas as celebrações, missas, novenas e batizados foram transferidas para a Igreja do Rosário. Quanto aos casamentos, cabe aos noivos escolherem a Igreja de sua preferência. 

A basílica só será reaberta para sua instalação oficial, no dia 31 de maio. Neste dia, o arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno Assis, presidente da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), representando a Santa Sé, coroa também a imagem da padroeira da cidade, Nossa Senhora do Patrocínio do Ssmo. Sacramento, reconhecendo oficialmente o seu inédito título.

 

Em entrevista ao ET, o pároco, Pe. Sérgio Márcio de Oliveira informou que a reforma consiste basicamente na troca do piso, limpeza e envernizamento do forroe pintura interna e externa, além da instalaçãode sistemas de som e segurança e, finalmente, as adequações necessárias dentro das normas do Vaticano, como a fixação do Brasão da Basílica, tornado público pelo pároco.

 

ESCOLAS DE SAMBA FARÃO EVENTO BENEFICENTE

Em mais de 40 anos, este é o primeiro ano que a cidade não tem carnaval, mas no que depender das escolas de samba da cidade, vai ter carnaval, sim, não com desfile, não na Visconde do Rio Branco, mas que tem, tem. 

A decisão  foi tirada em conjunto, com Adriana Rosa, Meire Idualte e Luiz Fernando, o Tucano (foto) e que foi parar no MGTV, no dia 26/01. Conforme explica Adriana Rosa, eles vão fazer um evento beneficente reunindo todas as escolas e Meire Idualte completa: “Não vamos deixar acabar, carnaval é uma festa do povo”.

 E assim ficou decidido: no sábado 14, a partir das 15h acontece o “Esquenta” com as baterias  no Perpétuo Socorro, na rua onde acontece a Festa Junina do bairro. No domingo 15, segunda-feira 16 e na terça-feira 17, a festa será no Clube XIII de Maio, conforme explicou Tucano em entrevista ao ET:

“- Vamos fazer o evento num lugar fechado, com ingressos e, da renda, o que sobrar  irá para as instituições. Vamos reunir todas as escolas lá para fazer a festa do povo, todos se divertem e ajudam as entidades”, afirma, garantindo que a animação será com músicas carnavalescas, marchinhas e tudo o mais e completa: “Se não for assim, não será carnaval”.  

 

 Parabéns pela iniciativa, até porque no início, bem antes de verba de prefeitura, os blocos e os bailes carnavalescos animavam as noites sacramentanas no reinado de Momo. 

 

SACRAMENTANOS VÃO A APARECIDA A PÉ

Dois romeiros sacramentanos, Antônio Venâncio, 77, e Douglas Rosalim, 65, chegam ao Santuário Nacional, em Aparecida (SP), na manhã deste domingo, depois de caminharem, durante 15 dias, 700 quilômetros a pé. Um terceiro Romeiro, Mosair, foi obrigado a desistir da viagem quando quebrou o braço em acidente, ao passar por Pedregulho (SP). 

Com o apoio do amigo, Joel Pedro Faria, que leva toda a tralha em uma caminhonete Strada, os romeiros caminham à noite, uma média de 50 Km por dia e passam o dia descansando. Segundo informações de Wanderson, genro de Rosalim, os romeiros não puderam caminhar durante dois dias devido a intensas chuvas na região, mas o restante da viagem ocorreu com tranquilidade e, nesta quinta-feira, já estavam a 150 Km de Aparecida. 

 

Rosalim cumpre promessa de chegar aos pés de Nossa Senhora Aparecida para agradecer graça alcançada feita na intenção de uma filha, que passava por problemas de saúde.