Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Retrospecto

Edição nº 1449 - 23 Janeiro 2015

Ano de Personalidades Religiosas

A Câmara de Vereadores aprovou por unanimidade o projeto de lei do prefeito Executivo que institui o ano de 2015 como o “Ano das Personalidades Religiosas”. São pessoas que levaram uma vida dedicada à caridade, fraternidade e essência do amor”, justificou o prefeito Bruno Scalon Cordeiro ao enviar o projeto, apontando as personalidades homenageadas: Corina Novelino, Cônego Hermógenes Cassimiro de Araújo Brunswick, Eurípedes Barsanulfo, Heigorina Cunha, Leonard Kitchener Nye, Mons. Antônio Afonso Cunha, Pe. Antônio Borges de Souza e Pe. Víctor Coelho de Almeida. 

Para o prefeito, “esta é a oportunidade de mostrar a todo o Brasil uma Sacramento que abrigou ilustres personalidades que espalharam amor a Deus, valor humano e da família e acima de tudo muito respeito. Em sua opinião, são pessoas que devem ser reverenciadas, pois se dedicaram de corpo e alma ao bem e ao desenvolvimento intelecto-moral da humanidade”..

 

A abertura do “Ano de Personalidades Religiosas” acontece no dia 29 de janeiro. 

 

Campeonato de Futebol Veteranos

Oito equipes, Clube Atlético Sacramento (CAS), Igarapava, Engenheiro Lisboa e Conquista, pela chave A e, Areão Esporte Clube, Aramina, União e Rifaina,    participarão do Campeonato de Futebol Veteranos, previsto para iniciar no dia 7 de fevereiro. Os jogos serão realizados todos os sábados, com duas partidas, às 15h e às 17h, no Estádio João Cordeiro ou no Juvêncio Bizinoto. 

 

Na estréia do Campeonato no dia 7, no Estádio Dr. João Cordeiro, às 15h, CAS x Igarapava e às 17h, Areião FC x Aramina. 

 

Enem: 500 mil tiram zero na redação

Para espanto geral, entre os participantes, 529.374 obtiveram nota zero na redação (8,5% dos candidatos).  248.471 redações foram anuladas (causas da anulação:  fuga do tema, cópia do texto motivador, texto insuficiente, fuga ao tipo textual, parte desconectada, fere os direitos humanos).  Apenas 250 candidatos tiveram a nota a máxima possível, 1.000 pontos na redação. Além disso, apenas 35.719 mil alunos obtiveram notas entre 901 e 999.

Segundo o Ministério da Educação (MEC), as médias em matemática e redação dos alunos concluintes do ensino médio caíram 7,3% e 9,7%, respectivamente, em relação ao Enem do ano anterior. Questionado sobre o desempenho dos candidatos em redação, o ministro da Educação, Cid Gomes, afirmou que o resultado "fala por si só". 

 

"- Justificativas para isso? Várias. O brasileiro está lendo pouco, o tema não é um tema tão popular. Mas não dá para a gente fugir, tentar camuflar e dizer que o ensino público brasileiro é bom.  Estamos aqui para tentar melhorar", admitiu Gomes. O ministro também disse que o diagnóstico “frio” que pode ser feito do resultado do Enem é de que o ensino público brasileiro “deixa muito a desejar”. “A gente tem muitos desafios”, afirmou o novo ministro.

 

Campanha Ano da Paz

A CNBB abriu no primeiro dia do ano a Campanha Ano da Paz, aprovada, por unanimidade, pelos bispos da  Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB),  durante a 52ª Assembleia Geral no ano passado. O Ano da Paz trata-se de um período de reflexões, orações e ações sociais, que se estenderá até o Natal de 2015.

No dia 1º de janeiro, lançamento do Ano da Paz, paróquias de várias arquidioceses  reuniram fiéis para proclamar a paz. Na arquidiocese do Rio de Janeiro, o  arcebispo, cardeal dom Orani João Tempesta, recordou que a “alegria nasce da paz que Cristo concede” e disse: “Que possamos viver este Ano da Paz com muitas bênçãos. Atitudes, gestos concretos e sempre pedindo ao Senhor que nos ilumine e que traga esta paz aos nossos corações, às famílias e a todo o mundo. Que a Paz reine em nossas fronteiras! Sejamos propagadores e testemunhas da paz, aquela paz que vem do Senhor”, conclamou.

 

 Com a proposta do Ano da Paz, a Igreja no Brasil quer ajudar na superação da violência e despertar para uma convivência mais respeitosa e fraterna entre as pessoas, explica o secretário geral da CNBB, dom Leonardo Steiner.  "A violência se manifesta na forma da morte de pessoas, na falta de ética na gestão da coisa pública, na impunidade. A violência, a falta de paz, provém do desprezo aos valores da família, da escola na formação do cidadão, do desprezo da vida simples", explicou. 

 

ET Correções

Lamentavelmente, por uma informação errada, o ET registrou, na matéria, ‘Eles fazem a história do esporte local’ da última edição que o homenageado, Jair Rodrigues Valdo havia falecido. E não era verdade. Nossas sinceras desculpas ao Jair pelo lapso.