Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Pinheiros quer um Posto de Saúde

Edição nº 1462 - 24 Abril 2015

Comunidades rurais apresentam 27 propostas para elaboração do PMDRS

A Emater encerrou no último dia 9, as reuniões nas comunidades rurais de Olhos D´Água, Pinheiros, Jaguarinha, Divisa, Desemboque, Vitorinos, Quenta Sol, Santa Bárbara, Soberbo, Sete Voltas,  Gameleira, Bananal, Banco da Terra   e entorno do perímetro urbano com o objetivo de colher propostas para a elaboração do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (PMDRS). 

De acordo com Alisson Souza (foto), extensionista da Emater,  no primeiro passo do planejamento participativo, os moradores fazem um diagnóstico da comunidade, definindo suas metas e prioridades. A seguir, cada comunidade apresenta até cinco suas propostas que serão reunidas em um único documento para serem apresentadas ao Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), que tem poder normativo e deliberativo. Aprovadas pelo Conselho, presidido hoje por Hermógenes Vicente Ribeiro, as propostas serão encaminhadas à Câmara para discussão e votação. 

Tornando-se lei, as propostas vão receber recursos específicos da próxima Lei Orçamentária. “Aquela ideia que surgiu lá na comunidade passa a ser lei e isso é uma forma de implantação de fato da política pública”, esclarece Alisson, ressaltando que constam da Lei apenas as propostas que realmente dependem do poder público.

 Das cinco propostas que cada comunidade poderia apresentar, 27 foram aprovadas. Entre elas, a construção de um Posto de Saúde nos Pinheiros, comunidade distante 90 quilômetros da cidade; além de muitas propostas comuns: melhoria geral da assistência à saúde; do transporte escolar; das estradas; do fornecimento de calcário; da assistência técnica; aquisição de mata-burros, etc.