Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

OAB homenageia mulheres

Edição nº 1459 - 03 Abril 2015

A 116ª Subseção da OAB/MG outorgou, em solenidade realizada no Paço Municipal na noite de 29 de março, o Troféu OAB Mulher 2015 a seis personalidades femininas, pelos relevantes serviços prestados em benefício da sociedade, de acordo com a Portaria nº 2, de 8 de março de 2003, criada pela então presidenta Ivone Regina Silva. De acordo com a portaria, a honraria é o mais importante reconhecimento de mérito público  que a subseção de Sacramento presta a uma mulher pelo seu trabalho em favor da comarca e da sociedade sacramentana. 

São elas, Dra. Anita Zonichen Matos, representando o Conselho Secciohal da OAB/MG; Sra. Florípedes Batista Silva, representando a comunidade sacramentana; Dra. Juliana Batista da Silva, representando o Poder Executivo;  Sra. Maria Beatriz Martins, representando o Poder Judiciário; Dra. Michelle Name dos Santos Brigagão, representando a 116ª subseção da OAB e Dra. Suely Maria Jacob, representando 

o Poder Legislativo.

 

O que é ser Mulher 

Afinal, o que é ser mulher? 

Ser mulher é fazer a escalada 

da montanha da vida, 

removendo pedras e plantando flores. 

É ter tentáculos para acariciar o filho,

amar o esposo, abraçar a carreira 

ou envolver com carinho, 

amigos e pessoas queridas. 


É desenvolver entre lágrimas e risos, 

dores e amores, 

a capacidade de se transformar. 

Ser a Maria da cozinha, a princesa da festa 

ou a bruxa dos contos de fada.

 

Mas, principalmente, buscar o prazer de ser única,

seguindo sempre os instintos. 

É olhar o mundo com olhares mais doces, 

generosos e tolerantes, 

mesmo que marcado pela intolerância. 

É se colocar no lugar do outro 

e entender o que se passa dentro de cada um. 

É não ter a vergonha de ser feminina, 

de ser dura e doce ao mesmo tempo. 

De aceitar que nem sempre temos soluções 

para os problemas ou a força 

que gostaríamos de ter. 

É saber que, às vezes, também queremos colo.  

Por tudo isso temos que ser guerreiras 

para sobreviver aos trancos e barrancos. (...) 


Portanto, hoje, nossos olhos se voltam 

para estas magníficas mulheres 

que homenageamos,

Anita, Nena, Juliana, Bia, Michelle e Suely 

por sua personalidade, seu trabalho, convivência, 

afeto, ternura e cultura, elos fortes

que constituem a alma feminina,

evidenciando o espírito participativo, 

a força de seu caráter e o desejo de construir 

e vencer. 


São mulheres que escreveram 

e escrevem a sua e nossa história. 

(Texto da advogada Ivone Regina, 

 

lido na homenagem)

 

Anita Zonichenn Matos, representante do Conselho Seccional da OAB/MG, representada na solenidade pela advogada Luzia Cecília da Costa Miranda, Conselheira Seccional da OAB MG.    Anita é  graduada em Comércio Exterior, especialista em Gestão Empresarial pela FGV e mestra em Relações Internacionais pela PUC/MINAS. Atualmente leciona no curso de Administração de Empresas da Faculdade Pitágoras em Belo Horizonte. É  casada com o advogado Antonio Fabrício Gonçalves, Conselheiro,  tesoureiro da OAB/MG e diretor da Abrat (Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas), pais de  duas filhas. A família é radicada em Belo Horizonte. 

 

Florípedes Batista Silva (Nena), mulher de fibra, corajosa, abnegada, que fez a sua história no trabalho e na família constituída  ao lado de Sebastião da Silva  (de saudosa memória) com quem se casou aos 16 anos e juntos criaram os oito  filhos, mais três do coração e ainda cria dois netos.  E nunca enjeitou serviço, foi de lavadeira, faxineira a merendeira na Escola Sinhana Borges, onde se aposentou. Cozinheira de mão cheia, fez história cozinhando em eventos diversos na cidade e festas particulares. A vida foi a sua grande escola e hoje, com os belos cabelos brancos que a vida e as lutas lhe deram pode dizer: eu venci.  E recebe o Troféu OAB Mulher.

 

Juliana Batista da Silva, representante do Poder Executivo, é advogada,  que iniciou na área, trabalhando na OAB/Sacramento ainda muito jovem (trabalhadora mirim), passando depois para assistente administrativa e auxiliar de serviços. Em 2007, ingressou por concurso na Prefeitura como agente administrativa e dois anos depois passou a Chefe de Seção de Processamento e, em 2013 a Diretora de Acompanhamento de Repasses Externos, merecendo sempre o respeito de todos. Em 2011, Juliana  concluiu o curso de Direito pela Faculdade de Direito de Franca (SP) e, a vida ainda lhe  reserva muitas conquistas, pois coragem e competência não lhe faltam. 

 

Maria Beatriz Martins (Bia), representante do Judiciário é natural de Conquista, mas logo veio para Sacramento, onde formou-se em Contabilidade e logo iniciou no trabalho. Em 2000 ingressou no curso de Direito na cidade de Franca, especializando-se em Direito Processual Civil e Direito Ambiental.  Como funcionária efetiva da Prefeitura foi prestar serviços no Fórum local e, em 2005, aprovada em concurso do TJMG permanecendo definitivamente na área jurídica. Bia, é mãe da advogada Maria Eduarda recém aprovada no exame da OAB e com o marido, o advogado Breno Lúcio Pereira constituem uma harmoniosa e exemplar família. 

 

Michelle Name dos Santos Brigagão, representante da 116ª Subseção da OAB vem de família de servidores da Justiça na cidade, o bisavô Jovino, o avô Eurípedes, a tia Zizi,  os pais Douglas Brigagão e Cleusa e a irmãs Alice e Aline, todos com serviços dedicados à Justiça e que legaram-lhe a retidão, seriedade e amor à prática da Justiça, daí o gosto pelo Direito. Michelle é formada pela Universidade Federal de Uberlândia e escolheu Sacramento para atuar na profissão,  que exerce com  competência,  integridade, desprendimento e tem como em sua vida servir ao próximo e semear a verdade e a justiça.

 

Suely Maria Jacob, representante do Legislativo, é advogada, formada pela Universidade de Franca (Unifran) desde 2004. Sua folha de serviço é pautada principalmente pelo trabalho na Câmara Municipal,  em 2005/2006, como secretária geral, retornando ao cargo entre 2011/2014, quando foi aprovada no concurso para o cargo de Controle Interno. Sempre com a disposição de bem servir, Suely é muito prestativa e atenciosa no atendimento ao público em geral, sempre simpática e sempre sorridente, cativando a todos e conquistando a estima dos vários vereadores que compõem a  história do Legislativo local.