Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Linha bilionária de transmissão elétrica passa por Sacramento

Edição nº 1461 - 17 Abril 2015

A um custo inicial de R$ 4 bilhões, o governo federal vai construir uma linha de transmissão que vai interligar as hidrelétricas de Belo Monte, no Pará, e Estreito, no distrito de Pedregulho. Mas a subestação será construída no município de Ibiraci, em Minas Gerais, a um custo de R$ 2,1 bilhões. Dos 2.086 quilômetros de linha, 58 passarão por Sacramento, que limita com Ibiraci na região leste do município. 

De acordo com o prefeito de Ibiraci, José Fernando Hermógenes de Freitas, a obra está sendo considerada a maior subestação da América Latina, vai gerar mais de 500 empregos nos dois anos de construção e vai aumentar, substancialmente, a arrecadação do município. 

Em Minas Gerais, a linha passará por oito municípios, dentre eles Araxá e Sacramento, além de Ibiraci, sede da subestação. Quando pronta, a nova subestação de transmissão terá 14 transformadores, que serão responsáveis por transformar a energia de alta tensão vinda das usinas hidrelétricas da região Norte do país para fornecer energia elétrica para cidades das regiões Sul e Sudeste do país.

 Os impactos ambientais que a linha de transmissão trarão para os municípios estão sendo discutidos em audiências públicas, como a que foi realizada dia 9 último naquela cidade. De Sacramento estiveram presentes o secretário de Meio Ambiente, Maurício Marques Scalon,  Thiago Estevão, Lívia de Melo Pereirinha e o  presidente e vice da Associação do Quenta-Sol, Lúcio André Cardoso e José Carlos Queiroz, respectivamente.