A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Sine de Sacramento, em parceria com a Escola Móvel SESI/SENAI promoveu durante o mês de junho mais um curso de capacitação na área de formação técnica, o curso de costureiro do vestuário assistente.
Cerca de 35 participantes estão aptos para o mercado de trabalho, comemorou a instrutora Eliza Dias da Silva, Designer de Moda e Pós-Graduada em Educação, Juventude e Cidadania pela FUNEDI/UEMG, destacando que tanto ensinou como aprendeu. “A maioria das alunas não tinha conhecimento de costura e da máquina industrial. No final do curso percebi o crescimento de todas, pois aprenderam a dominar e controlar a máquina”, afirmou.
Viviane Aparecida da Silveira, coordenadora do Sine na cidade, que desde 2013 traz cursos de capacitação da Escola SESI/SENAI, afirmou ao final do curso que a parceria só traz benefícios para a população.
“- Durante o curso, o objetivo trabalhado foi a valorização do oficio e o principal contribuir para a redução da carência de mão de obra qualificada, estimulando o desenvolvimento social”, ressaltou a coordenadora, que já promoveu outros dois cursos em parceria com o Sesi, mecânico de moto, em 2013 e o de eletricista, em 2014.
Para o prefeito Bruno Cordeiro, a iniciativa serve para estimular o jovem, a dona de casa a adquirirem conhecimentos que proporcionarão uma melhor qualidade de vida.
Programa visa a inclusão social
O Programa Escola Móvel Sesi/Fiemg, visa a inclusão social, levando às pessoas, principalmente, àquelas que não usufruem de unidades do SENAI e do SESI em sua cidade, o acesso a cursos de capacitação em diversas áreas.
Entre os principais cursos de formação, destacam-se os de iniciação profissional de costura, pedreiro de alvenaria, bombeiro hidráulico, mecânica de motos, panificação e eletricista predial. O programa também oferece cursos de educação continuada, como meio ambiente e sustentabilidade, atendimento ao cliente, auxiliar administrativo básico, secretariado e outros temas de interesse geral, dentre os quais, as oficinas de artesanato.
(PMS/Redação ET)