Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1771 - 26 de Março de 2021

Escola Eurípedes Barsanulfo inicia comemorações dos 40 anos

Edição nº 1456 - 13 Março 2015

A Escola Eurípedes Barsanulfo esteve em festa, na sexta-feira, dia 6, para a abertura das comemorações dos 40 anos de sua fundação. A solenidade de abertura, com o Momento de Arte Especial, foi prestigiada por alunos, ex-diretores, professores, demais funcionários, voluntários, pais e amigos da escola que juntos agradeceram a todos que ajudaram a construir essa bela história de educação e amparo às crianças.

A diretora Francine França Amui agradeceu a todos os benfeitores, diretores, professores, alunos que por ali passaram e fez uma bela homenagem à Profa. Corina Novelino, fundadora da escola, abrindo oficialmente as comemorações. Em seguida, o Coral da escola fez sua apresentação num gesto de gratidão e amor. 

A presidenta do Lar de Eurípedes - entidade mantenedora da escola - Profa. Alzira Bessa França Amui, homenageou o médico, Dr. Tomás Novelino, o maior benfeitor da obra, e agradeceu a todos que ajudaram e tem ajudado a manter vivo esse trabalho, em especial aos ex-diretores Amália Rezende Cordeiro, Saulo Wilson e Rodolpho Amui, presentes nas comemorações. A vice-presidente do Lar de Eurípedes, Denise Rezende proferiu também uma mensagem ressaltando a importância da instituição. 

Nas apresentações, os alunos do 4º ano apresentaram uma edição comemorativa do Jornal Falado contando um pouco da história da escola; entrevistaram a professora Lorena Luiza de Jesus, ex-aluna da escola e atual professora de educação física, que contou como era a escola quando ela ali estudou fazendo um paralelo com a escola de hoje.

Os alunos do 5º ano, numa belíssima apresentação teatral, 'Mestres do Amor', retrataram a história da escola, prestando sua homenagem aos mestres do ontem Eurípedes Barsanulfo, Corina Novelino e Tomás Novelino e aos mestres de hoje.

Como toda boa festa de aniversário, não faltou o bolo e o 'Parabéns prá você' entoado por todos. A vela foi soprada pelos diretores presentes, um momento ímpar de alegria. De acordo com a diretora Francini, “foi uma manhã de muita emoção e gratidão que marcou o início das comemorações que durante todo o ano terão seu desenrolar em várias atividades”.

A Escola Eurípedes Barsanulfo foi idealizada em 1973 por Corina Novelino, que junto com Dr. Tómas Novelino iniciaram um movimento para a concretização de um sonho: construir uma escola que daria continuidade ao Colégio Allan Kardec , fundado por Eurípedes Barsanulfo, em 1907. Depois de dois anos de muito esforço, dedicação e luta, o primeiro bloco do prédio foi construído em área doada pelo ex-prefeito José Alberto Bernardes Borges e, no dia 5 de março de 1975, a nova Escola abriu suas portas no bairro João XXIII.